Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 17 de janeiro de 2020

Arbustos no jardim: confira dicas para mantê-los bonitos

Arbustos não são difíceis de plantar nem de cuidar.

Imagem: Yarygin/iStock

Os arbustos são a espinha dorsal do jardim. As melhores épocas para plantá-los são o outono ou o início da primavera, antes que comecem a brotar e crescer. À exceção daqueles que gostam de acidez, como azaleias e rododen­dros, todos os arbustos, incluindo as roseiras, beneficiam-se da adição de grâ­nulos que contêm micorrizos, fungos que estimulam o crescimento das raízes. Confira também a maneira ideal para manter as suas plantas saudáveis!

Invista na poda dos arbustos

Siga as instruções do fabricante, assegurando-se de que as raízes e os grânulos estejam em contato. A maioria dos cuidados necessários para manter arbustos com bom aspecto passa pela sua poda – uma tarefa que nem sempre é compreendida ou bem realizada. A poda é necessária para remover os ramos e as madeiras que se encontram doentes, danificadas ou que estão crescendo na direção errada. Se você precisar podar seus arbustos por quaisquer outros motivos que não estes, significa que ele não está na posição mais apropriada.

Antes de plantar seu arbusto, prepare uma mistura de plantio com 2,5 litros de ester­co bem curado, a mesma medida de composto para jardim e mais 100 g de farinha de ossos esterilizada.

Escave a área em que será feito o plantio na profundidade de uma pá, removendo todas as ervas daninhas perenes. Tenha à mão matéria vegetal em decomposição (cobertura morta) para cobrir o solo em torno do novo arbusto. A maioria dos arbustos é comprada em recipientes, mas eles
tam­bém podem ser adquiridos com raízes nuas. Antes de comprar arbustos cultivados em vasos, retire-os do pote e verifique se há várias raízes brancas em volta do torrão.

Jardinagem e paisagismo: 6 truques para facilitar a tarefa

  • Cave um buraco com a mesma profundi­dade que o torrão e um pouco mais largo do que ele. Ao depositar a planta, mantenha a base do caule nivelada com o solo ao redor.
  • Regue a planta e remova seu reci­piente, se apropriado. Se as raízes estiverem enroscadas na parte externa do torrão, puxe algumas delas para fora, de modo que pos­sam se estabelecer mais rapidamente no solo
  • Segurando a planta pelo caule e sustentando-a pelo torrão, deposite-a no buraco. Encha a cova até o topo com a mistu­ra de plantio e aperte, afundando-a com firmeza. Por fim, regue toda a área.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados