Faça uma busca
|
Publicado em: 5 de novembro de 2019

Como fazer colchas e almofadas de patchwork

Aprenda tudo o que você precisa saber sobre como fazer belíssimos patchworks.

Imagem: MaxCab/iStock

A palavra patchwork designa uma técnica de trabalhos manuais em que muito utilizado em colchas e almofadas e a característica mais interessante de qualquer patchwork é o desenho formado pelos retalhos de tecido que se ligaram.

Se você é principiante, será melhor começar por um projeto pequeno com um desenho simples que não tenha um grande número de peças. Você pode também achar mais fácil copiar um desenho já existente do que criar um novo.

Tecidos e equipamentos

Todos os tecidos que entram num patchwork devem ser de textura e peso bastante semelhantes e requerer os mesmos cuidados. Os tecidos de peso médio são os que dão melhor resultado.

Antes de comprar os tecidos, faça um esquema de todo o patchwork. Um esquema, além de lhe dar uma prévia do desenho concluído, permite-lhe experimentar combinações de cores e motivos antes de tomar uma decisão. Isso também ajuda a determinar o tamanho exato de cada retalho de tecido para depois fazer escantilhões (moldes–bitola) para recortá-los. Com os escantilhões, pode-se também calcular a quantidade de tecido necessária.

patchwork
MaxCab/istock

Além do tecido, são necessários certos acessórios de desenho e de costura. Para fazer o esquema do seu patchwork você vai precisar de lápis, papel quadriculado, borracha, régua e lápis de cor ou canetas hidrocor, um compasso para traçar curvas e círculos e um transferidor. Faça os escantilhões em papel bastante grosso ou papel de tela. Você precisará também de tesoura, alfinetes, agulhas e linhas para costurar à mão ou à máquina.

Confira também 9 ideias criativas de artesanato com caixa de leite!

Como costurar os retalhos e montar o patchwork

Antes de começar a costurar, você deve estabelecer a sequência pela qual vai reunir as diferentes peças que irão formar o desenho. As peças são ligadas por simples costuras retas.

Para executar uma costura reta, coloque as duas peças direito contra direito, segure-as com alfinetes e costure sobre a linha de costura, retirando os alfinetes à medida que vai avançando. Costure à mão com pequenos pontos adiante ou á máquina que vai avançando. Costure à mão com pequenos pontos adiante ou à máquina, regulando o ponto conforme a natureza do tecido.

Assente a ferro as margens da costura para um dos lados (exceto as margens dos cantos, que são abertas a ferro).

Veja também: Ideias para ganhar dinheiro no Natal com artesanato e culinária

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close