Faça uma busca
|
Publicado em: 13 de outubro de 2020

Como usar o ar-condicionado sem gastar muita energia

Usar o ar-condicionado pode aumentar de 50% a 70% o preço da sua conta de luz. Mas especialistas dizem que há formas de usar o aparelho sem aumentar tanto o consumo de energia.

Imagem: simpson33/iStock

Usar o ar-condicionado nos dias mais quentes pode resultar num aumento enorme no preço da conta de energia. O ar-condicionado pode chegar a ser responsável por 70% ou mais do consumo total da energia doméstica em um mês muito quente.

Contudo, é possível usar o ar-condicionado sem impactar tanto as suas finanças. Confira abaixo as dicas de como usar o ar-condicionado sem gastar muita energia e não passe sufoco nos dias quentes!

Leia também: Como escolher o tipo de ar-condicionado ideal para o seu ambiente

Reduza as contas mais altas em dois passos

O primeiro é simplesmente reduzir o uso de energia. Depois, certifique-se de que os sistemas de climatização e iluminação estão funcionando de modo eficiente. Assim será possível reduzir as contas pela metade!

Dormir num quarto fresco no meio de um calor escaldante é sempre um alívio. Mas não é possível manter essa temperatura o dia inteiro – principalmente pelos custos de refrigeração. Em vez disso, priorize e minimize a refrigeração para você tirar proveito dela em momentos essenciais. Você pode se surpreender quando se sentir mais confortável alguns graus a mais do que seu ideal.

Use o ar-condicionado de modo eficiente

1.  Ajuste a temperatura no termostato do ar-condicionado

A maioria das pessoas ajusta o ar-condicionado para uma temperatura interna constante de 21ºC e 22ºC ou menos. No entanto, várias pesquisas sugerem que você também se sentirá confortável até 26ºC. Se ajustar o termostato em torno de 25ºC, ainda desfrutará de uma temperatura confortável e constante, mas a um custo bastante reduzido.

Cada vez que você diminui a temperatura em até 1ºC, aumenta 10% a 15% o custo de funcionamento total.

2. Desligue o ar-condicionado no quarto

Se a temperatura é alta o suficiente para impedi-lo de dormir numa noite quente, é tentador ligar o ar-condicionado – e deixá-lo ligado. No entanto, uma vez que tenha pegado no sono, não perceberá um pequeno aumento da temperatura. Ajuste o timer para que o ar-condicionado desligue uma hora depois de você ter ido para a cama. Assim, refrigere o quarto por cerca de uma hora por noite, em vez de oito. Cortar o tempo de climatização representa uma economia de energia de 65% a 80%.

Agora que você já aprendeu como usar o ar-condicionado sem aumentar a sua conta de luz, coloque as dicas em prática e fuja do calor!

Leia também: Como refrescar o ambiente sem ar-condicionado? 9 dicas para espantar o calor

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close