Todo mundo sabe que a decoração é um fator certamente importantíssimo na hora de planejar um ambiente. Para que ele transmita as sensações desejadas, é preciso investir em cores, disposição de objetos e muitos outros fatores. E isso também vale para o local de trabalho, principalmente para quem tem feito da casa o seu escritório durante a quarentena. A decoração de home office, nesses casos, ganha um destaque ainda maior.

Atenção para não sofrer com a posição

Apesar de a decoração ser importante para a mente, os móveis devem estar de acordo com o seu corpo. Assim, você evita dores musculares, de coluna e outras a curto e a longo prazo. O que você pode fazer:

  • Utilize luminárias eficientes. A iluminação do local de trabalho é importante, principalmente se houver um monitor envolvido;
  • Invista em cadeiras ergométricas e confortáveis, que se adequem ao seu corpo e ofereçam conforto. Já que você provavelmente deve passar algumas horas sentada, nada mais justo (e saudável) que em uma cadeira confortável. Escolha um modelo que ofereça descansos para os braços e almofadas para o pescoço e a base da coluna;
  • Evite trabalhar na cama, deitada com um notebook sobre o colo. A posição pode forçar a coluna e desenvolver fortes dores com o tempo;
  • Mesas também devem oferecer conforto e comodidade. Posicione o teclado do computador em uma posição que os deixe paralelos ao seu corpo, e apoiados em um descanso. Procure também erguer o monitor até a altura de seus olhos, para que seu pescoço não seja forçado a torcer para manter-se em uma posição confortável, gerando, assim, dores a mais.

Conheça 31 maneiras de incrementar a sua decoração de home office:

Tim Allen/iStock

1. Espaço pequeno? Não tem problema

O espaço é o primeiro obstáculo geralmente encontrado por quem opta pelo home office. No entanto, ainda que sua casa não ofereça muitos espaços, é bom otimizar os que existem: embaixo da escada ou no cantinho do quarto, basta um pouco de criatividade para organizar.

Veja mais: 5 canais do YouTube para ter ideias de decoração


KatarzynaBialasiewicz/iStock

2. Escolha as cores

Não hesite: aposte em cores que você gosta. Prefira cores vibrantes, que tragam energia e que sejam revigorantes. Se o seu escritório fica no quarto, é possível que esteja rodeado de tons pastel, que são desfavoráveis, já que induzem ao relaxamento.

Veja mais: Psicologia das cores — como aplicar no ambiente?


Raphael Lovaski/Unsplash

3. Ajuste a iluminação com luminárias decorativas

Uma má iluminação pode trazer desconforto, ocasionar problemas de vista e atrapalhar consideravelmente o seu trabalho. Por isso, luminárias são itens essenciais para quem trabalha em um local precariamente iluminado. Se esse for o caso, busque por opções além da luminária clássica: escolha modelos de abajures ou instale uma luminária feita por você mesma no local.

Veja mais: 3 dicas criativas para usar luminárias antigas na decoração


Scott Webb/Unsplash

4. Não subestime o poder das plantas

As plantas são elementos que geralmente aparecem em qualquer casa, e também podem ser incluídas na decoração de home office.

Se você tiver alguma planta pequena do seu gosto, como um cacto, por exemplo, faça com que ela complemente o visual da mesa! A visão de plantas no ambiente ajuda a relaxar, além de inspirar e aumentar a criatividade. Mas cuidado, algumas plantas, como a valeriana, podem ter efeito contrário, já que podem induzir ao sono! Prefira cores vivas e com aromas suaves.