Todo mundo sabe que a decoração é um fator certamente importantíssimo na hora de planejar um ambiente. Para que ele transmita as sensações desejadas, é preciso investir em cores, disposição de objetos e muitos outros fatores. E isso também vale para o local de trabalho, principalmente para quem faz de casa o seu escritório. A decoração de home office, nesses casos, ganha um destaque ainda maior.

O home office é uma atividade cada vez mais constante. Muitas pessoas têm optado por tocar o seu próprio negócio em casa. E, por esse motivo, o local de trabalho escolhido deve otimizar ao máximo as suas atividades.

Atenção para não sofrer com a posição

Apesar de a decoração ser importante para a mente, os móveis devem estar de acordo com o seu corpo. Assim, você evita dores musculares, de coluna e outras a curto e a longo prazo. O que você pode fazer:

  • Utilize luminárias eficientes. A iluminação do local de trabalho é importante, principalmente se houver um monitor envolvido;
  • Invista em cadeiras ergométricas e confortáveis, que se adequem ao seu corpo e ofereçam conforto. Já que você provavelmente deve passar algumas horas sentada, nada mais justo (e saudável) que em uma cadeira confortável. Escolha um modelo que ofereça descansos para os braços e almofadas para o pescoço e a base da coluna;
  • Evite trabalhar na cama, deitada com um notebook sobre o colo. A posição pode forçar a coluna e desenvolver fortes dores com o tempo;
  • Mesas também devem oferecer conforto e comodidade. Posicione o teclado do computador em uma posição que os deixe paralelos ao seu corpo, e apoiados em um descanso. Procure também erguer o monitor até a altura de seus olhos, para que seu pescoço não seja forçado a torcer para manter-se em uma posição confortável, gerando, assim, dores a mais.

Conheça 31 maneiras de incrementar a sua decoração de home office:

  • 1. Espaço pequeno? Não tem problema

    O espaço é o primeiro obstáculo geralmente encontrado por quem opta pelo home office. No entanto, ainda que sua casa não ofereça muitos espaços, é bom otimizar os que existem: embaixo da escada ou no cantinho do quarto, basta um pouco de criatividade para organizar.

    Tim Allen/iStock
  • 2. Use persianas

    Por isso, não hesite: aposte em cores que você gosta. Prefira cores vibrantes, que tragam energia e que sejam revigorantes. Se o seu escritório fica no quarto, é possível que esteja rodeado de tons pastel, que são desfavoráveis, já que induzem ao relaxamento. Você pode investir em objetos removíveis que podem ser facilmente retirados quando você não estiver trabalhando.

    KatarzynaBialasiewicz/iStock
  • 3. Ajuste a iluminação com luminárias decorativas

    Uma má iluminação pode trazer desconforto, ocasionar problemas de vista e atrapalhar consideravelmente o seu trabalho. Por isso, luminárias são itens essenciais para quem trabalha em um local precariamente iluminado. Se esse for o caso, busque por opções além da luminária clássica: escolha modelos de abajures ou instale uma luminária feita por você mesma no local.

    Raphael Lovaski/Unsplash
  • 4. Não subestime o poder das plantas

    As plantas são elementos que geralmente aparecem em qualquer casa, e também podem ser incluídas na decoração de home office.

    Se você tiver alguma planta pequena do seu gosto, como um cacto, por exemplo, faça com que ela complemente o visual da mesa! A visão de plantas no ambiente ajuda a relaxar, além de inspirar e aumentar a criatividade. Mas cuidado, algumas plantas, como a valeriana, podem ter efeito contrário, já que podem induzir ao sono! Prefira cores vivas e com aromas suaves.

    Scott Webb/Unsplash
  • 5. Busque por conforto com sofás

    Se o espaço permitir, traga um sofá para o seu home office! Além de criar um estilo único, pode oferecer um momento de conforto durante um intervalo. Escolha modelos que combinem com o restante da decoração e veja como muda.

    Mildly Useful/Unsplash
  • 6. Mas se o espaço for menor, opte por poltronas e pufes

    Também é possível customizar o espaço incluindo algumas poltronas ou pufes. Dessa forma você pode sair da posição da cadeira e se esparramar durante 15 minutos de descanso entre as tarefas, e ainda por cima incrementar a decoração de home office com alguns pufes como esses da foto acima.

    Petardj/iStock
  • 7. Relógios podem ajudar duplamente

    Muitas pessoas que trabalham com home office e utilizam computador podem facilmente saber que horas são apenas olhando para o canto da tela. Mas relógios de parede dão um toque a mais ao ambiente dependendo do modelo. Escolha um relógio de parede que combine com o estilo que você pretende dar ao seu cantinho de trabalho.

    Samantha Gades/Unsplash
  • 8. Arrume sua mesa criando seções

    Uma mesa desorganizada pode atrapalhar o seu fluxo de trabalho e prejudicar a sua criatividade! Ninguém aguenta precisar de uma caneta e não ter nenhuma à mão ou não saber onde está a última que usou. Por isso, demarque áreas de sua mesa destinadas a certos utensílios, como porta-trecos de sua escolha para unir o útil ao agradável.

    Mia Baker/Unsplash
  • 9. Invista em seu estilo próprio

    Todo mundo tem um estilo próprio. E a vantagem do home office sobre os escritórios também pode ser essa: é possível imprimir o seu estilo ao espaço sem grandes problemas. Por isso, a dica aqui é a seguinte: não meça esforços para incluir objetos e cores que tenham a sua cara. Mas cuidado: muita distração pode levar à falta de produtividade. O ideal é manter sobriedade na hora de decorar com um estilo próprio.

    Ella Jardim/Unsplash
  • 10. Dedique um espaço às prateleiras

    Prateleiras são itens necessários ao de home office: além de aumentar o espaço abrigando objetos úteis, podem também conferir um visual mais dinâmico e moderno ao local de trabalho. Tente incluir prateleiras de formas variadas, brincando com a disposição.

    wuttichaijangrab/iStock
  • 11. Mesas e móveis de vidro podem levantar o cenário

    O vidro é um material que pode oferecer possibilidades muito ricas, principalmente na decoração de home office. Se você trabalha em locais de casa em que uma mesa de vidro combine com o restante do ambiente, não tenha medo: inclua-a em sua lista.

    peshkov/iStock
  • 12. Paredes de tijolos conferem um visual diferente

    As famosas paredes de tijolinhos dão um toque mais jovem a um ambiente de home office. Se você pretende construir um local de trabalho só seu em casa, ou possui um cômodo que possibilite reformas, por que não apostar na ideia?

    BongkarnThanyakij/iStock
  • 13. Use os livros para incrementar o cenário

    Livros são objetos muito versáteis: ao mesmo tempo em que oferecem informação, também podem conferir ao ambiente uma aparência especial. Disponha alguns sobre a mesa ou em prateleiras ou em estantes.

    Robert Bye/Unsplash
  • 14. Entre em contato com o exterior com janelas

    Situar o seu espaço de trabalho próximo a uma janela ou varanda pode render uma mudança de ares benéfica, principalmente se a vista for a de um jardim. Ter contato com um ambiente mais amplo e externo, desde que não seja barulhento, certamente melhorará sua experiência de trabalho em casa.

    ismagilov/iStock
  • 15. Use pôsteres

    Pôsteres dos seus filmes favoritos ou de outros tipos podem dar uma cara nova ao ambiente e personalizar o seu local de trabalho. Você pode escolher se quer emoldurá-los ou não, apesar de pôsteres possuírem a vantagem de poderem ser colados diretamente à parede.

    H Wong/Unsplash
  • 16. Bichos de pelúcia e fotografias dão outra cara ao ambiente

    Olhar para a fotografia de alguém que se ama durante o trabalho é como recarregar as baterias de um telefone. Cole algumas fotos na parede ou compre porta-retratos para distribuir sobre a sua mesa. Além de criar um ambiente ainda mais pessoal, vai contribuir para que você trabalhe melhor.

    KatarzynaBialasiewicz/iStock
  • 17. Ou opte por uma decoração neutra

    Mas, se você deseja apenas focar no trabalho, uma decoração neutra, sem distrações, pode maximizar a sua produtividade. Mas, ainda nesse caso, é possível não deixar de lado a decoração: opte por um estilo minimalista, com cada objeto em seu devido lugar e cores mais brandas.

    KatarzynaBialasiewicz/iStock
  • 18. Cores marcantes também melhoram o visual

    A dica aqui é escolher um conjunto de cores que conversem entre si, mas que, ainda assim, confiram ao espaço uma variedade de tons marcantes.

    archideaphoto/iStock
  • 19. Pendure quadros nas paredes

    Quadros oferecem inúmeras possibilidades de decoração. Se você é fã de paisagens, escolha uma que seja mais bonita e pendure em um local visível. Há ainda pequenos quadros que podem ser organizados e preenchidos com frases que te motivem.

    vicnt/iStock
  • 20. Escolha bem a cadeira

    A cadeira é um item importantíssimo a ser levado em consideração. Afinal, é nela que você deverá passar grande parte do dia. Escolha modelos confortáveis, de preferência bem acolchoadas, com encostos para os braços e descansos para a lombar e pescoço, além de reguláveis. Mas não se esqueça da decoração: você pode encontrar cadeiras em modelos e formatos diferentes para compor o seu espaço de trabalho.

    Luca Bravo/Unsplash
  • 21. Traga as almofadas da sala (ou compre novas)

    Trazer almofadas para o espaço de trabalho pode aumentar o conforto e ainda dar uma cara nova para o cenário. Escolha almofadas coloridas ou temáticas, por exemplo.

    KatarzynaBialasiewicz/iStock
  • 22. Acerte na mesa ou na escrivaninha

    A mesa ou a escrivaninha utilizadas no home office devem servir aos seus propósitos sem prejudicar a decoração. Muitas pessoas que trabalham com computador preferem as famosas mesas que contém prateleiras para a impressora e bandeja para o teclado, mas algumas mesas planas também podem oferecer destaque e conforto.

    Alexandru Acea/Unsplash
  • 23. Se o espaço for curto, use apenas um tampo e mãos francesas

    Em alguns cômodos menores, colocar mais uma mesa pode comprometer o espaço e a decoração. Por isso, invista em tampos e mãos francesas, que são baratos e fáceis de ser aplicados, além de oferecer mais facilidade na hora de organizar os fios de qualquer eletrônico que houver.

    Aleksi Tappura/Unsplash
  • 24. Traga um frigobar para o home office…

    Essa é uma ideia ousada e talvez nem tão acessível para a maioria das pessoas, mas, se você puder, por que não? Um frigobar próximo ao local do trabalho pode encurtar espaço até a cozinha, e você pode colocar uma série de coisas — desde água para se hidratar até lanchinhos rápidos.

    rilueda/iStock
  • 25. … ou uma cafeteira

    O café é um dos principais aliados do home office, além de um de seus símbolos. Então, por que não colocá-lo em cena, próximo a sua mesa? Uma cafeteira portátil, se você tiver espaço, pode oferecer café fresco a qualquer momento sem que você se distraia de suas obrigações e ainda dar um toque a mais na decoração.

    andrew welch/iStock
  • 26. Não poupe gavetas

    As gavetas existem para ajudar você. Por isso, usufrua de suas capacidades utilitárias e decorativas: escolha móveis com modelos atrativos. Você também pode decorá-las com adesivos ou outros itens. Também é possível comprar gaveteiros portáteis que se encaixem no espaço disponível, com a vantagem de poder ser recolocados em outros locais.

    limpido/iStock
  • 27. Organize seus materiais de trabalho com porta-trecos ou escaninhos

    Porta-trecos são objetos simples e úteis que trazem mais vida à decoração do home office. Invista em alguns temáticos, além de escaninhos para facilitar a sua organização de papéis.

    picture/iStock
  • 28. Coloque espelhos próximos a você 

    Espelhos dão ao ambiente amplitude e podem ajudar você a se sentir em um espaço menos apertado se for o caso. Encontre ângulos que possibilitem a sua colocação.

    KatarzynaBialasiewicz/iStock
  • 29. Aproveite qualquer espaço

    A regra de ouro no home office é otimizar qualquer espaço existente para os seus propósitos. Por isso, tendo um cômodo específico para as suas atividades ou apenas uma pequena área em seu quarto, procure otimizar cada centímetro para incluir plantas, quadros, gaveteiros ou outros itens que podem — e vão — melhorar a sua experiência de trabalhar em casa.

    ismagilov/iStock
  • 30. Adote quadros de aviso (de cortiça, de giz ou de metal)

    Quadros de aviso são úteis para diminuir os papéis sobre a mesa e ainda dar outra cara ao cantinho de trabalho. É possível encontrá-los em algumas papelarias, e você pode escolher entre quadros de cortiça, giz ou metal com ímã para pendurar seus lembretes e fotografias.

    KatarzynaBialasiewicz/iStock
  • 31. O tom de madeira garante um visual diferenciado

    Quer levar um tom rústico e natural ao seu ambiente de trabalho? Invista em móveis de madeira sem pintura. Há vários tipos no mercado, basta escolher um modelo mais claro ou escuro de acordo com os seus gostos. Some a esta dica a inclusão de uma anterior: plantas sobre a mesa ou móveis de madeira sempre ganham um toque natural.

    JZhuk/iStock

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!