Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 26 de abril de 2020

Dicas para preparar saladas e economizar tempo na cozinha

Leves, gostosas e saudáveis. As saladas são ótimas opções para quem quer manter a dieta e a saúde!

Imagem: Prostock-Studio/iStock

Preparar saladas gostosas e saudáveis não precisa ser uma tarefa trabalhosa nem ocupar muito do seu tempo. Quer ver? Então confira essas dicas que vão facilitar sua vida!

Limpar

Retire as folhas mais externas, murchas e secas, de hortaliças folhosas e legumes; corte as nervuras e os talos mais grossos. Escolha e limpe bem as folhas.

Para poupar tempo: compre somente o que aparenta ser fresco e já
pré-selecionado.

→ Lavar

Lave hortaliças folhosas em água fria e abundante. Em seguida, deixe de molho em vinagre e água por alguns minutos. Lave ervas (como salsa, cebolinha e endro) em maço.

Frutas cítricas têm de ser lavadas com água quente. Legumes com casca devem ser enxaguados com água morna.

Para poupar tempo: lave todos os ingredientes da salada de uma vez. Dessa forma, você poupa tempo e ainda economiza água!

→ Escorrer, secar, centrifugar

Para folhas soltas (como alface, espinafre e rúcula) use uma centrífuga para saladas. Seque as ervas que foram lavadas com papel-toalha, apertando-as delicadamente. Legumes e frutas devem ser bem escorridos ou secos com um pano de prato limpo.

Seque carnes, aves, peixes e frutos do mar com papel-toalha, apertando com cuidado.

Para poupar tempo: desocupe a área do escorredor na pia antes de lavar, para ter espaço disponível. Lave e centrifugue hortaliças folhosas com antecedência e guarde por até dois dias na geladeira.

Cortar

Rasgue folhas de alface com as mãos. Utilize uma tábua de corte e uma faca de cozinha grandes para preparar tudo o que for cortado em tiras ou picado.

Para poupar tempo: empregue utensílios adequados, como:

• Um processador de alimentos com várias opções de discos para ralar, picar, fatiar, cortar é útil no preparo de grandes quantidades de legumes ou de queijo.

• Um ralador de legumes ou um ralador multiuso de boa qualidade e funcionamento confiável. Dica: vale a pena adquirir um microrralador. Há alguns capazes de ralar ou cortar determinados alimentos fácil e rapidamente em fatias finas. Esses raladores são indicados, por exemplo, para ralar casca de frutas cítricas ou parmesão.

• Em um simples copo medidor com tampa todos os ingredientes de um molho de salada podem ser misturados por agitação. O molho de salada que sobrar pode ser guardado no próprio copo ou em um pote de vidro, na geladeira.

• Um espumador de leite movido a pilha não é útil apenas para fãs de café. Ele transforma um vinagrete em uma emulsão cremosa num instante. Ingredientes maiores (cebolas, ervas) devem ser misturados posteriormente, à mão.

• Um fouet de tamanho médio é indispensável para molhos preparados diretamente na saladeira. Com um fouet de 15 cm de comprimento é possível bater rapidinho um molho para salada em uma xícara ou uma vasilha pequena.

Preparar molhos para saladas

Prepare e guarde em um pote de vidro com tampa hermética. Guarde os que contêm maionese ou produtos lácteos na geladeira até o consumo. Assim eles podem ser mantidos por alguns dias. Confira 4 molhos incríveis para dar um toque em sua salada aqui!

Atenção à compra de saladas já cortadas!

Legumes e frutas são oferecidos no supermercado com um aspecto fresco e apetitoso. Mas não se deixe levar pelas aparências principalmente quando se tratar de saladas prontas para o consumo. Verifique bem o estado do produto, pois os ingredientes picados podem estragar rapidamente.

Pegue somente produtos que são mantidos refrigerados e veja se estão frescos e em bom estado. Hortaliças folhosas embaladas, cortadas ou não, devem ser guardadas na geladeira até o consumo e ser lavadas sempre com água fria antes do preparo.

Confira 10 saladas incríveis para animar sua dieta!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados