10 dicas para viajar tranquilamente e sem gastar demais

Quem planeja sair de casa para curtir um fim de semana ou um feriado deve estar atento a algumas dicas para viajar sem esquentar a cabeça.

Redação | 27 de Outubro de 2018 às 09:00

Vasyl Dolmatov/iStock -

Se você pretende viajar em breve, deve estar procurando as melhores formas de aproveitar os dias de descanso sem se preocupar demais. Afinal de contas, qualquer viagem serve para descansar, e o estresse tem que ficar de fora! Para isso, confira 10 dicas para viajar de cabeça tranquila e bolso cheio:

Conheça 10 dicas para viajar e esquecer do estresse:

Não se preocupe em guardar seus pertences no cofre do seu hotel (Foto: Studio-Annika/iStock)

1. Sinta-se seguro na hora de guardar seus pertences

Você tem receio de deixar seus pertences de valor no quarto do hotel quando está viajando? Muitos estabelecimentos disponibilizam cofres para seus hóspedes. Deixe lá: passagens aéreas e documentos importantes – como passaportes originais, cheques de viagem entre outros pertences e objetos de valor.

A responsabilidade pelos itens passa a ser do hotel, e você poderá passear mais tranquilo pela cidade e aproveitar melhor suas merecidas férias.

Negociar com os gerentes do hotel em que você está hospedada é possível (Foto: Pattanaphong Khuankaew/iStock)

2. Reduza os preços, negociando com o gerente

Aqui vai uma das dicas para viajar que as grandes redes hoteleiras nunca vão anunciar: é possível negociar. Há sempre alguém no hotel autorizado a fazer uma transação. Diga que adoraria ficar ali, mas os preços estão altos. Se houver quartos vagos no hotel, pode apostar que você vai fazer um bom negócio.

Leve sempre uma mala extra para o caso de acabar levando coisas demais para casa (Foto: anyaberkut/iStock)

3. Adicione uma mala extra à bagagem

Se quer aproveitar para fazer compras a preços em conta no lugar para onde vai viajar, pense em levar uma mala vazia dentro da mala maior. Mas cheque o limite da companhia aérea com relação à bagagem.

Veja também: veja como arrumar a mala perfeita sem nenhum estresse!

Quando a comida não está inclusa no hotel, comprar fora é a melhor opção (Foto: welcomia/iStock)

4. Resolva o item comida

É muito mais barato preparar algumas refeições do que pagar preços de hotel ou de restaurante se você quer comer fora o tempo todo. E mais, você pode fazer um lanche quando quiser, preparar guloseimas e se abastecer para suprir seus companheiros de viagem que não comem qualquer coisa e as crianças que ficam impacientes em restaurantes.

Viajar com um grupo de amigos pode ser bem mais prazeroso – e econômico! (Foto: YakobchukOlena/iStock)

5. Reúna um grupo

Se você pretende alugar uma casa ou um chalé para férias, pense em reunir amigos ou familiares. Um lugar onde dormem oito será mais caro do que um onde dormem quatro – mas não duas vezes mais. Esse truque também pode funcionar se você quiser fazer um cruzeiro grátis. Em quase todos os navios de cruzeiros, ao reservar oito cabines, a nona é grátis. Você nem precisa conhecer as outras pessoas. Busque por grupos específicos para viagens em redes sociais, e converse com as pessoas antes.

Veja também: faça compras em grupo e economize ainda mais

Não se esqueça de checar se a sua operadora oferece planos de roaming (Foto: Pinkypills/iStock)

6. Economize com o telefone celular no exterior

Você sabia que podem lhe cobrar pelo simples fato de receber uma chamada telefônica de celular enquanto estiver no exterior? Usar os dados 3g ou 4g também pode sair bem caro fora do seu país. Os preços variam significativamente entre os provedores. Então, procure a sua operadora e pergunte sobre o que já está incluso em seu pacote ou se há um pacote avulso para utilizar enquanto viaja.

Usar roupas leves durante o voo pode deixar a viagem mais confortável (Foto: grinvalds/iStock)

7. Uses roupas leves e simples no voo

Já lhe aconteceu de sair do avião depois de diversas horas e perceber que parece ter dormido de terno ou de vestido – porque, de fato, dormiu com essa roupa? A solução é colocar um traje simples, leve, que não amasse, na bagagem de mão.

Se passar por problemas durante o voo, não hesite em pedir para trocar de lugar (Foto: RyanKing999/iStock)

8. Encontre uma “falha” e mude de assento

Esta está entre as dicas de viajar para quem não tem medo de ir atrás dos seus direitos. Se o assento for perto de um lugar ruim no avião para você, reclame de alguma coisa. A equipe de bordo certamente fará alguma coisa para satisfazer. Mas não seja um mala que reclama de tudo, hem? Use esta dica apenas em casos extremos!

Negocie com o aeroporto caso seja necessário para eliminar as taxas (Foto: GlaserStudios/iStock)

9. Troque a passagem sem custos

É provável que os funcionários das companhias aéreas nunca admitam, mas, geralmente, as taxas cobradas no caso de troca de passagem aérea são negociáveis. No momento da troca, pergunte ao agente se é possível abrir mão das taxas. Em geral, claro, a primeira resposta é “não”. Peça para falar com o supervisor, e, ao conseguir, explique seu problema. Seja gentil e provavelmente você conseguirá que essas taxas sejam liberadas.

É possível pedir compensações à companhia caso haja problemas com o seu voo (Foto: RossHelen/iStock)

10. Peça à companhia aérea um almoço grátis

Se lhe negaram um assento no avião mesmo com a reserva do voo confirmada, ou o horário de partida está muito atrasado, você pode ter direito a uma refeição. Se não lhe derem vouchers para comida, peça ao agente de embarque que força alguns a você e ao seu grupo. Esses vouchers são aceitos em qualquer restaurante no aeroporto e estão entre as dicas de viajar mais úteis.