Pechinchar é uma arte. Para negociar, você precisa estar atento às condições da barganha. Às vezes, tudo depende de como você se apresenta e se comporta diante do outro! Confira 10 dicas para melhorar o seu poder de negociação e economizar na hora de comprar.

Faça o dever de casa

Todos os grandes negócios começam com pesquisas. Pesquise outros modelos e preços do produto que está sendo negociado no mercado. A partir dessas informações, você estará armado para rebater os argumentos do vendedor. Saber um pouco mais do vendedor durante a conversa também ajuda. Se a venda for comissionada, é capaz de fazer ele estar mais aberto a negociações.

Se quiser mais desconto, gaste mais

Para conseguir descontos, às vezes a melhor estratégia é gastar mais. Vendedores precisam vender, mas podem negociar um desconto se você comprar dois ou mais itens em sua loja. A longo prazo, se você continuar voltando ao local, pode até conseguir um preço especial por ser um cliente fiel.

Escolha a hora certa de pechinchar

As vendas têm hora e lugar para serem bem-sucedidas. Alguns aparelhos, por exemplo, são mais vendidos em certas estações do ano, como o ar-condicionado; o que interfere nos preços. Além disso, há momentos que são mais propícios a negociações: o fim do expediente, quando não há mais clientes, e o vendedor desejará fechar o dia com um lucro a mais. Use isso a seu favor! Na dúvida, veja essas estratégias para conseguir o melhor preço.

Encontre a pessoa certa para negociar

Algumas lojas não dão autoridade suficiente para que um vendedor ofereça descontos. Você terá que falar com o gerente, em muitos casos, para conseguir o melhor preço em sua negociação. Mas tenha postura: não minimize o vendedor ou adote um ar desafiador, pois você colocará tudo a perder.

Faça sua proposta primeiro

Não pergunte quanto o vendedor pode dar de desconto: faça sua proposta. A partir do primeiro item desta lista – a pesquisa – você consegue visualizar um cenário ideal para propor um desconto. Há perguntas que você deve responder antes de negociar: “O que quero? Quanto estou disposto a gastar? Que coisas não são negociáveis?”.

Seja realista

Não proponha descontos que vão além da realidade do produto. Se você fizer isso, a negociação estará encerrada. Procure saber mais sobre o vendedor e sobre o produto no mercado e trace uma estratégia a partir disso. Há um truque psicológico muito usado em vendas: usar números ímpares, que dão a impressão de que foram feitos cálculos precisos sobre aquele produto. Pedir 11% de desconto é diferente de propor 10%, por exemplo.

Use a gentileza para negociar

Ao comprar produtos usados, elogiar o que está sendo vendido pode melhorar a visão do vendedor sobre você. Isso pode lhe render pontos positivos que se transformarão em descontos. Imagine que você está tentando comprar um carro usado, elogie o estado do carro e o preço a que está sendo vendido, por exemplo.

O silêncio é de ouro

O silêncio pode ser uma grande estratégia para compradores. Quando o vendedor oferecer um preço, não diga nada. Olhe para o produto como se o estivesse avaliando, pensando se aquele preço vale a pena. A maioria dos vendedores oferecerá outro número após um período de silêncio, pois se sentirão desconfortáveis e tentarão fazer alguma coisa para reverter a situação.

Peça mais coisas

Na hora de comprar um carro ou contratar um serviço, pergunte por adicionais gratuitos. Pneus ou revisões grátis no caso de um carro, por exemplo, podem fazer a negociação ser bem-sucedida. A probabilidade de efetuar uma venda é maior quando se contratam serviços adicionais. Para ajudar ainda mais, confira algumas dicas de profissionais do mercado.

Pequenos defeitos, grandes descontos

É seu direito comprar mercadorias sem danos. Se eles não prejudicarem o produto, podem lhe render bons descontos. Use isso a seu favor. Se o hotel não oferecer alguma comodidade básica, ela pode valer outro serviço de graça. Se o seu produto não estiver em perfeitas condições ou não atenderem as suas expectativas, não hesite em pedir uma redução de preço – ou até mesmo o reembolso. Outras maneiras de montar um look bem em conta, você encontra aqui.

 

Não hesite em pedir um desconto, mas esteja preparado para essa abordagem. Os vendedores são treinados para convencer os consumidores de todas as maneiras. Entretanto, se a sua pesquisa for bem-feita e os argumentos inteligentes, você pode virar o jogo e sair no lucro. Comprove!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!