Entenda como exercícios de relaxamento podem melhorar sua vida

Se você tem uma rotina agitada e estressante, é preciso desacelerar um pouco. Veja como os exercícios de relaxamento podem te ajudar nessa tarefa.

Thaís Garcez | 31 de Março de 2020 às 14:15

fizkes/iStock -

Não importa o que o estressa: é preciso aliviar esta pressão, e uma das coisas mais eficazes que você pode fazer exercícios de relaxamento. No entanto, relaxar é mais do que pôr os pés para cima e assistir à TV. Na verdade, relaxar é um modo de se desligar conscientemente das preocupações da vida. É muito terapêutico e benéfico para a mente e o corpo.

Formas diferentes de relaxar

O relaxamento é tão subjetivo quanto o estresse. Assim como muitos estressores provocam reações diferentes, há também várias maneiras de relaxar. Dependendo da constituição e da personalidade de cada um de nós, eles podem ser mais ou menos eficazes. Vale dizer que algumas estratégicas fazem mais efeito.

Porém, tudo o que o ajude a se acalmar pode servir como método de relaxamento. Se você só precisa afastar a mente dos problemas, experimente atividades tranquilas como ouvir música. Experimente também dar um passeio, dedicar-se a um hobby ou, simplesmente, sentar-se em silêncio e esvaziar a mente.

Para um relaxamento mais profundo, tente um método mais direto, com efeito calmante quase imediato sobre a mente e o corpo. Podem ser exercícios simples de respiração, aromaterapia ou rotinas de relaxamento muscular. Massagens, meditação e abordagens mais avançadas como tai chi chuan e ioga, que exigem certo treinamento e prática, também podem ajudar.

Respire fundo

Ser capaz de desligar a resposta ao estresse é importante para manter a calma e a saúde; o segredo é aprender a relaxar completamente. A respiração profunda é uma estratégia que pode ajudar. Portanto, quando se sentir estressado no trabalho, durante o home office, experimente este exercício.

1. Conte mentalmente num ritmo constante: talvez 1-2-3 ao inspirar, 1-2-3 ao expirar.
2. Depois, prolongue um pouco a respiração (conte até quatro) ou experimente parar um segundo após cada expiração a fim de aprofundar o efeito relaxante.

Por que a respiração profunda relaxa o corpo?
Quando estamos sob estresse, a mente se acelera e tendemos a respirar superficialmente, sem usar a capacidade total dos pulmões. A respiração abdominal profunda enche e esvazia completamente os pulmões, levando mais oxigênio ao corpo e removendo os resíduos do metabolismo. Essa troca eficiente de oxigênio desacelera o coração e estabiliza a pressão arterial, além de acalmar e silenciar a mente.

Efeito físico dos exercícios de relaxamento

Quando você relaxa, o ritmo cardíaco e a pressão arterial diminuem, a tensão muscular melhora. Além disso, o fluxo sanguíneo na pele e nos órgãos aumenta. Esses efeitos aliviam as tensões físicas que se acumularam durante o dia, ajudam o corpo a se reparar e aumentam a resistência ao estresse.

A mente se beneficia porque a atividade elétrica do cérebro se desacelera, dando uma sensação de calma e autocontrole. Muita gente acha que a memória e a concentração melhoram quando a mente se sente menos exigida. Quando conseguimos nos distanciar dos problemas, é possível abordar as situações sob um ponto de vista novo e mais racional.