Saiba como acabar com a bagunça de vez

Sua casa está sempre bagunçada? Veja como acabar de vez com a bagunça em seis passos simples para ter uma vida mais organizada e sem estresse.

Amanda Santos | 5 de Outubro de 2019 às 13:20

dorian2013/iStock -

Estar com a casa sempre desorganizada é um problema comum na vida de muitas pessoas. Na correria do dia a dia, acumulam-se papéis, objetos e roupas espalhadas e a bagunça domina o ambiente. Se você está nessa situação, é hora de agir.

Além de fisicamente perigosa, a bagunça pode afetar a sua saúde mental, provocando estresse e isolamento. Afinal de contas, quem nunca ficou com vergonha de receber uma visita por causa do estado da casa?

Para sair dessa situação e controlar a desordem, anote essas seis dicas:

1. Faça uma lista

Liste os espaços bagunçados que você quer arrumar. Comece por pequenas partes da casa, como armários, gavetas ou superfícies. Não liste um cômodo inteiro.

2. Determine um momento do dia para limpar

Estipule manhãs ou fins de tarde para arrumar a bagunça. Dessa forma, você terá tempo suficiente para completar um item da lista.

3. Separe a bagunça em partes

Use três sacolas plásticas ou caixas de papelão. Na primeira, coloque os itens para guardar, na segunda os itens para doar e na terceira, coisas que podem ser recicladas ou ir direto para a lixeira.

4. Desapegue

Para colocar ordem na bagunça, é importante desapegar de coisas que estão ocupando espaço, mas não servem mais. Por isso, pergunte-se: “Usei isso nos últimos seis meses?”, “Preciso disso nos próximos seis meses?” e “Isso tem algum valor sentimental?”.

Se a resposta for não a todas essas perguntas, coloque o item na caixa para doação ou na de reciclagem. Se a resposta for sim a qualquer uma dessas perguntas, pergunte-se mais uma vez: “Isso precisa estar nesse local ou há um lugar melhor?”. Então leve o item para um lugar mais apropriado., se for o caso.

5. Tire uma foto

Após terminar de arrumar a casa, tire uma foto. Você pode prender a foto com fita adesiva no fundo da gaveta arrumada, grudar na porta do seu armário arrumado ou colocar embaixo de um objeto na prateleira. Assim, terá uma fonte de inspiração para lembrar como deve manter o local.

6. Livre-se da bagunça

Por fim, distribua os donativos até uma semana após a arrumação. Talvez você precise pesquisar para saber quem vai aceitar o quê e se irão buscar. Da mesma forma, há lixo – latas de tinta ou cola – que demanda tratamento especial. Seja como for, não mude a bagunça de um lugar para outro. Afinal, o trabalho só estará realmente terminado quando o lixo e as doações forem embora.