Saúde mental: saiba o que é e descubra como manter a sua
Saiba o que é saúde mental e como manter a sua em dia para evitar problemas mais graves
Muitas pessoas pensam que ter saúde mental é não apresentar doenças mentais. No entanto, o conceito implica muito mais que a ausência destas enfermidades, sendo determinada por fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais.
Uma pessoa não saudável pode apresentar diversos transtornos como depressão, ansiedade, esquizofrenia, bipolaridade, compulsão, entre outros. Por outro lado, é também possível se tornar dependente químico ou de substâncias psicoativas, como o álcool.
Na era das redes sociais, os problemas tendem a ser mais frequentes. Isso porque o julgamento e a necessidade de aprovação, em redes como “Instagram”, podem gerar doenças como depressão e compulsão.
Quem pode ter problemas de saúde mental?
Segundo o Ministério da Saúde, todas as pessoas, de ambos os sexos e em qualquer faixa etária, podem ser afetadas em algum momento, com maior ou menor gravidade.
Recentemente, alguns famosos expuseram seus problemas. O youtuber e humorista Whindersson Nunes, por exemplo, surpreendeu seus fãs ao falar sobre o quadro de depressão que estava enfrentando.
Na mesma situação, artistas como Jim Carrey, Demi Lovato e até o padre Fábio de Melo relataram sofrer com a doença. Já o alcoolismo tem sido exposto pelo ator Fábio Assunção, que luta para vencer a dependência.
Mas como se manter saudável e não desenvolver doenças ou problemas mentais? Separamos um guia sobre saúde mental, com dicas, fatores de risco e falsos conceitos. Confira na galeria abaixo.
O que pode afetar sua saúde mental?
Entrada na escola
O início dos estudos pode afetar a saúde mental de alguns estudantes. Isso porque este é um momento que algumas pessoas sentem a necessidade de aprovação e precisam aprender a se relacionar.
Adolescência
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a adolescência, que compreende a fase entre os 10 e 19 anos, é um momento que molda os jovens para a vida adulta.
Enquanto a maioria dos adolescentes tem uma boa saúde mental, múltiplas mudanças físicas, emocionais e sociais, incluindo a exposição à pobreza, abuso ou violência, podem desencadear problemas de saúde mental nos adolescentes. Por isso, esta é uma etapa que precisa de atenção redobrada dos pais e responsáveis.
Separação dos pais e conflitos familiares
A separação dos pais e os conflitos familiares podem levar a traumas psicológicos, principalmente por parte dos jovens. Situações como essas podem desencadear problemas de saúde mental, tanto nos pais quanto nos filhos.
Dificuldades financeiras
Outros fatores que podem gerar problemas de saúde mental são as dificuldades financeiras e o desemprego. Por isso, é preciso estar preparado para lidar com situações como essas.