Muitas pessoas pensam que ter saúde mental é não apresentar doenças mentais. No entanto, o conceito implica muito mais que a ausência destas enfermidades, sendo determinada por fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais.

Uma pessoa não saudável pode apresentar diversos transtornos como depressão, ansiedade, esquizofrenia, bipolaridade, compulsão, entre outros. Por outro lado, é também possível se tornar dependente químico ou de substâncias psicoativas, como o álcool.

7 conselhos para melhorar a vida social e a saúde mental

Na era das redes sociais, os problemas tendem a ser mais frequentes. Isso porque o julgamento e a necessidade de aprovação, em redes como “Instagram”, podem gerar doenças como depressão e compulsão.

Quem pode ter problemas de saúde mental?

Segundo o Ministério da Saúde, todas as pessoas, de ambos os sexos e em qualquer faixa etária, podem ser afetadas em algum momento, com maior ou menor gravidade.

Recentemente, alguns famosos expuseram seus problemas. O youtuber e humorista Whindersson Nunes, por exemplo, surpreendeu seus fãs ao falar sobre o quadro de depressão que estava enfrentando.

Na mesma situação, artistas como Jim Carrey, Demi Lovato e até o padre Fábio de Melo relataram sofrer com a doença. Já o alcoolismo tem sido exposto pelo ator Fábio Assunção, que luta para vencer a dependência.

Mas como se manter saudável e não desenvolver doenças ou problemas mentais? Separamos um guia sobre saúde mental, com dicas, fatores de risco e falsos conceitos. Confira na galeria abaixo.

  • O que pode afetar sua saúde mental?

    Entrada na escola

    O início dos estudos pode afetar a  saúde mental de alguns estudantes. Isso porque este é um momento que algumas pessoas sentem a necessidade de aprovação e precisam aprender a se relacionar.

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  • Adolescência

    Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a adolescência, que compreende a fase entre os 10 e 19 anos, é um momento que molda os jovens para a vida adulta.

    Enquanto a maioria dos adolescentes tem uma boa saúde mental, múltiplas mudanças físicas, emocionais e sociais, incluindo a exposição à pobreza, abuso ou violência, podem desencadear problemas de saúde mental nos adolescentes. Por isso, esta é uma etapa que precisa de atenção redobrada dos pais e responsáveis.

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  • Separação dos pais e conflitos familiares

    A separação dos pais e os conflitos familiares podem levar a traumas psicológicos, principalmente por parte dos jovens. Situações como essas podem desencadear problemas de saúde mental, tanto nos pais quanto nos filhos.

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  • Dificuldades financeiras

    Outros fatores que podem gerar problemas de saúde mental são as dificuldades financeiras e o desemprego. Por isso, é preciso estar preparado para lidar com situações como essas.

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  • Perda de entes queridos

    A perda de entes queridos por si só já pode desestabilizar a saúde mental das pessoas. Por isso, é preciso estar atento ao período do luto e como esta fase irá afetar a vida do indivíduo.

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  • Falsos conceitos sobre saúde mental

    Segundo o Ministério da Saúde, é comum que as pessoas que sofram com transtornos mentais ou dependência química sejam, muitas vezes, incompreendidas, julgadas, excluídas e até mesmo marginalizadas, devido aos falsos conceitos.

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  • Por isso, é preciso quebrar alguns conceitos sobre a saúde mental. Neste caso, doenças mentais:

    • Não são fruto da imaginação;
    • não se escolhe ter;
    • em alguns casos têm cura e em outros tratamentos;
    • ter problemas mentais não diminui a inteligência das pessoas; e
    • ter doença mental não deixa ninguém preguiçoso;

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  • Saiba como manter a saúde mental

    Ter hábitos saudáveis e qualidade de vida são fatores que ajudam na saúde mental. Por isso, a primeira dica é não se isolar. Procure se relacionar com as pessoas e expressar os sentimentos.

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  • Consulte o médico regularmente

    Mantenha os exames em dia e vá ao médico regularmente. Só com a ajuda de um profissional é possível detectar uma doença mental e tratá-la adequadamente.

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  • Mantenha o físico e o intelectual ativos

    “Mente sã, corpo são”. O ditado nunca se fez tão necessário. Em tempos de saúde mental afetada, é preciso manter o corpo em movimento, com a prática de exercícios e o foco mental.

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  • Tenha uma alimentação saudável

    Estudos apontam que manter uma alimentação saudável, rica em nutrientes, pode ajudar a evitar problemas de saúde mental. Isso porque, com os alimentos corretos, os processos químicos que acontecem no cérebro ocorrem de forma mais adequada, protegendo o organismo e evitando doenças.

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  • Reforce os laços familiares e de amizades

    Laços de amizade e familiares são fundamentais para uma boa saúde mental. Isso porque a rede de apoio está neste elo, que ajuda a diminuir a solidão e fomenta o sentimento de acolhimento e proteção.

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  • Evite consumo de álcool, cigarro e medicamentos sem prescrição médica

    Pessoas que não apresentam uma boa saúde mental podem ter problemas maiores com o consumo frequente de álcool ou cigarro, assim como medicamentos sem prescrição médica. Ao perceber que a saúde não está em dia, o ideal é procurar ajuda profissional e evitar o consumo destas substâncias.

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  • Reserve tempo para o lazer

    Sair da rotina do trabalho e descansar a mente são essenciais para manter a saúde mental em dia. Por isso, reserve sempre um tempo para se divertir e esquecer dos problemas rotineiros.

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  • Durma bem

    Dormir faz bem ao corpo e a mente. Por isso, permita-se uma boa noite de sono. O sono em dia ajuda na cognição e melhora a sensação de bem-estar, tanto emocional quanto físico.

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  • Tenha uma relação saudável com as redes sociais

    Um dos indicativos de piora na saúde mental, nos últimos anos, é o uso excessivo das redes sociais. Uma das síndromes que podem ser causadas por este uso é a FoMO.

    O sentimento constante de que deveríamos estar vivendo, sentindo ou tendo algo que não temos é agravado pelo alto consumo de informações nas redes sociais. Por isso, uma boa saúde mental depende também do uso saudável das redes sociais.

     

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  • Seja realista

    Para qualquer coisa que se tenha vontade ou necessidade de fazer é preciso adequar as expectativas à realidade. Por isso, leve sempre em consideração as possibilidades que se tem para alcançar as metas e evite as frustrações. Nunca exija mais do que você realmente pode fazer!

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  • Seja sociável

    Uma vida saudável depende também do contato direto com pessoas. Por isso, além de manter os laços afetivos, é preciso ser sociável.

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  • Não tenha vergonha de buscar ajuda profissional

    Evitar a ajuda profissional ou não reconhecer o problema são determinantes para agravar os problemas de saúde mental. Por isso, é preciso deixar os julgamentos de lado e buscar o tratamento adequado.

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  • Saiba perdoar

    Guardar rancor pode ser um gatilho para um problema de saúde mental. Para se manter saudável, sentimentos ruins devem ser deixados de lado. Neste caso, saber perdoar ajuda a superar um momento ruim e seguir com a vida normalmente.

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  • Celebre as conquistas

    Não perca seu tempo apenas pensando nos problemas e no que poderia ter feito ou o que poderia ser melhor. Celebre suas conquistas, desde as pequenas às maiores!

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