Você conhece a aparência de uma pele saudável. Ela brilha, não importa a idade. E, mesmo sem ter herdado uma pele impecável, você pode obter ótimos resultados sem recorrer a produtos de beleza caríssimos. Mas como isso é possível? Aqui vai um segredinho sobre alguns desses produtos: muitos deles contêm ingredientes cujos substitutos eficazes já ocupam as prateleiras do armário da sua cozinha. Portanto, não precisa gastar muito para estar com a pele em dia. Confira as receitas abaixo e comprove!

Receitas para tonificação

Após a limpeza, o uso do tônico facial ajuda a remover os resíduos do produto de limpeza e fechar os poros. Além disso, é indicado para todos os tipos de pele. Então, descubra como fazer o seu tônico caseiro com alguns ingredientes simples.

Tônico clareador à base de chá-verde

Esta mistura adstringente suave contém vinagre para restaurar o equilíbrio do pH da pele. O consumo de chá-verde é ótimo para melhorar o metabolismo. Mas, além disso, ele é rico em antioxidantes e, quando utilizado na pele, ajuda a conter os danos causados. Já as sementes de erva-doce são purificantes e hidratantes. A glicerina vegetal pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e na internet.

Ingredientes

1 colher (sopa) de folhas de chá-verde (use um saquinho ou dois do chá)
1 colher (chá) de sementes de erva-doce esmagadas
½ xícara de água fervente
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
1 colher (chá) de glicerina vegetal

1. Coloque as folhas do chá e as sementes de erva-doce numa tigela e cubra com a água fervente. Tampe a tigela e deixe as ervas em infusão até que a água esfrie. Em seguida, coe. Misture a água da erva-doce, o vinagre e a glicerina numa garrafa.

2. Agite bem antes de usar. Depois, umedeça um chumaço de algodão com o líquido e espalhe sobre a pele após a limpeza. Guarde o tônico na geladeira e use-o em até 10 dias.

Adstringente mentolado

A água da cevada é uma excelente fonte de zinco e enxofre, dois minerais que ajudam a equilibrar a produção de óleo. A hortelã, por sua vez, é refrescante e estimulante, e o alecrim acalma a inflamação.

Ingredientes

1 colher (sopa) de hortelã seca
1 colher (sopa) de alecrim seco
½ xícara de hamamélis
2 colheres (sopa) de vodca
1 colher (sopa) de cevadinha
½ xícara de água
5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta (opcional)

1. Triture a hortelã e o alecrim num liquidificador ou moedor de café limpo. Transfira a mistura para um vidro com tampa hermética.

2. Acrescente a hamamélis e a vodca. Em seguida, tampe bem o vidro e agite vigorosamente por alguns minutos. Coloque o vidro na despensa e deixe macerar por 10 dias. Passado esse tempo, coe o líquido num vidro esterilizado com tampa hermética.

3. Coloque a cevadinha numa caçarola com água. Deixe ferver, reduza o fogo e deixe cozinhar em fogo baixo, tampado, por 15 minutos. Deixe esfriar, coe e reserve o líquido.

4. Logo depois, misture a água da cevadinha e o líquido de ervas numa garrafa. Acrescente o óleo de hortelã, se desejar.

5. Agite bem antes de usar. Guarde na geladeira por até duas semanas. Aplique no rosto com um disco de algodão.

Borrifo aromaterapêutico para a pele

Use este líquido refrescante e instantâneo para remover os resíduos de produtos de limpeza e o excesso de transpiração e oleosidade, especialmente nas estações quentes. Os óleos essenciais de grapefruit (toranja) e de limão têm propriedades adstringentes e clareadoras, ao passo que o vinagre de maçã equilibra o pH da pele. Aproveite e conheça mais sobre os óleos essenciais e suas funções.

Ingredientes

½ xícara de água mineral com gás
½ xícara de hamamélis
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
5 gotas de óleo essencial de lavanda
5 gotas de óleo essencial de toranja (grapefruit)
3 gotas de óleo essencial de limão

1. Coloque a água, o hamamélis e o vinagre numa garrafa borrifadora que produza uma névoa fina. Em seguida, junte os óleos essenciais de lavanda, grapefruit e limão.

2. Para usar, agite o frasco e borrife levemente no rosto e no pescoço. Porém, evite os olhos. Guarde na geladeira por até um mês.

Agora você já pode cuidar da sua pele sem precisar gastar fortunas com produtos de beleza. Aproveite e conheça também alguns esfoliantes caseiros e complete a sua rotina de beleza.