Chá: conheça 23 utilidades surpreendentes

Além de ser agradável ao paladar, você sabia que o chá pode ser usado em atividades comuns do dia a dia? Pois é! Saiba mais sobre isso!

Rayane Santos | 17 de Dezembro de 2021 às 11:00

AlexRaths/iStock -

Diz a lenda que o chá teve origem há 5 mil anos, com o imperador chinês Shen Nung. Sábio governante e cientista, o imperador exigia que toda água de beber fosse fervida como medida de saúde. Num dia de verão, durante uma parada numa região distante, os servos começaram a ferver água para a realeza quando algumas folhas secas de uma árvore próxima caíram na vasilha. Enquanto a água fervia, ela ficava marrom. A curiosidade científica do imperador foi despertada, e ele quis provar o líquido. Acabou adorando seu primeiro chazinho!

Leia também: Conheça os benefícios dos chás para sua saúde 

Independentemente de como surgiu o chá, é impossível negar que essa bebida se tornou um grande sucesso no mundo todo. Além de ser agradável ao paladar, ele possui inúmeros benefícios à saúde. E tem mais: você sabia que o chá pode ser usado em atividades comuns do dia a dia? Pois é! Conheça a seguir 23 utilidades surpreendentes do chá.

Chá para saúde e beleza

Alivie a pele queimada de sol 

O que fazer quando você se esquece de passar protetor solar e tem de pagar o preço com aquela dolorosa queimadura? Alguns saquinhos de chá molhados aplicados na pele eliminarão a ardência. Isso também funciona para outros tipos de queimadura leve (por exemplo, de bule ou ferro a vapor). Se a queimadura estiver espalhada demais para ser tratada desse modo, ponha alguns saquinhos na água da banheira e fique de molho.

Alivie olhos cansados 

Revitalize olhos cansados, doloridos ou inchados. Embeba dois saquinhos chá em água morna e deixe-os agir sobre os olhos fechados durante 20 minutos. Os taninos da bebida reduzem o inchaço e aliviam o cansaço dos olhos.

Diminua a ardência da lâmina de barbear 

Ai! Por que você não se lembrou de trocar a lâmina de barbear antes de fazer a barba? Para atenuar a ardência provocada por lâminas cegas e pequenos cortes, aplique um saquinho de chá molhado na área afetada. E não se esqueça de trocar a lâmina na próxima vez.

Tire o grisalho 

Escureça o cabelo grisalho sem gastar uma fortuna no salão e sem tinturas químicas. Faça sua própria tinta natural usando ervas e chá: ponha 3 saquinhos em 1 xícara com água fervente. Acrescente 1 colher de sopa de salva e 1 colher de sopa de alecrim (frescos ou desidratados) e deixe em infusão de um dia para o ouro, antes de coar. Na hora da aplicação, passe xampu como de hábito, depois despeje ou borrife a solução no cabelo, molhando-o bem. Tenha cuidado para não manchar a roupa. Seque com toalha e não enxágue. Podem ser necessárias várias aplicações para obter o resultado desejado.

Trate cabelos secos 

Para dar um brilho natural ao cabelo seco, use 1 litro de chá morno sem açúcar (recém-preparado ou instantâneo) como lavagem final depois do xampu. 

Bronzeie a pele 

Dê à pele branca um bronzeado saudável, sem exposição aos perigosos raios ultravioleta. Prepare 2 xícaras de chá preto forte, deixe-o esfriar e coloque-o num borrifador plástico. Certifique-se de que sua pele esteja limpa e seca. Borrife a bebida direto na pele e deixe-a secar naturalmente. Repita conforme sua vontade, para obter um belo bronzeado. Isso também funciona para dar ao rosto do homem um aspecto mais natural depois de fazer a barba. 

Seque o furúnculo 

Seque o furúnculo com um saquinho usado de chá. Cubra o furúnculo com um saquinho molhado e deixe de um dia para o outro. Quando você acordar, o carnegão deverá sair sem dor. 

Alivie os mamilos durante a amamentação 

Quando a amamentação deixar seus mamilos doloridos, trate-os com um saquinho gelado de chá. Prepare 1 xícara de chá, retire o saquinho e deixe-o num copo com gelo por mais ou menos 1 minuto. Em seguida, coloque o saquinho molhado no mamilo dolorido e cubra-o com um absorvente para seios por baixo do sutiã, mantendo-o por alguns minutos, enquanto você aproveita sua bebida. O ácido tânico das folhas vai aliviar e ajudar a cicatrizar o mamilo dolorido.

Trate gengivas sensíveis 

A criança será toda sorrisos após a visita da fada dos dentes, mas agora aquelas gengivas sangrando não são nada divertidas. Para deter o sangramento e atenuar a dor do dente perdido ou recém-arrancado, molhe um saquinho de chá com água fria e aplique-o diretamente no local. 

Amenize a dor da vacina 

O bebê ainda está chorando por causa daquela vacina? Experimente molhar um saquinho de chá e colocá-lo no local da vacina. Segure-o suavemente até o choro parar. O ácido tânico da bebida aliviará a dor. Você também pode experimentar isso na próxima vez que uma injeção deixar seu braço dolorido. 

Seque as erupções causadas por plantas venenosas 

Use chá para secar esse tipo de erupção. Basta molhar uma bola de algodão no líquido, aplicar na área atingida e deixar secar naturalmente. Repita conforme a necessidade. 

Dê fim ao chulé 

Acabe com o mau cheiro dos pés lavando-os diariamente com chá. Basta deixá-los de molho na bebida forte por 20 minutos diários e dizer adeus ao fedor! 

Faça anti-séptico bucal anestésico 

Para aliviar a dor de dente e outros males da boca, lave-a com 1 xícara de chá quente de hortelã-pimenta misturada a 1 ou 2 pitadas de sal. A hortelã-pimenta é antiséptica e contém mentol, que alivia a dor ao contato com a pele. Para prepará-la, ferva 1 colher de sopa de folhas frescas de hortelã-pimenta em 1 xícara de água e deixe em infusão por alguns minutos.

Aproveite seus saquinhos de chá! (Imagem: Mukhina1/iStock)

Chá dentro de casa

Amacie a carne dura 

Até as carnes mais duras derreterão na boca depois de marinadas com chá preto. Eis a receita: ponha 4 colheres de sopa de folhas de chá preto numa vasilha com água morna (não fervente) e deixe descansar por 5 minutos. Coe e acrescente 1 ⁄2 xícara de açúcar mascavo, mexendo até dissolver. Reserve. Tempere até 1 1 ⁄2 kg de carne com sal, pimenta-do-reino, cebola e alho desidratado em pó e ponha numa assadeira. Regue com o líquido a carne temperada e cozinhe em forno preaquecido a 165ºC, até que a carne esteja macia (por volta de 90 minutos). 

Limpe pisos e móveis de madeira 

O chá recém-preparado é excelente para a limpeza de pisos e móveis de madeira. Ferva 2 saquinhos em 1 litro de água e deixe esfriar. Embeba nele um pano macio, torça o excesso e use-o para remover a sujeira. Seque com um pano macio limpo. 

Crie trajes “antigos”

Molhe roupas ou rendas brancas no chá para criar um aspecto sépia de bege, cru ou marfim. Use 3 saquinhos para cada 2 xícaras de água fervente e deixe em infusão por 20 minutos. Resfrie um pouco, antes de pôr as vestes de molho por 10 minutos ou mais. Quanto mais tempo você deixar as peças de molho, mais escura ficará a tonalidade.

Tinja suas roupas

O uso de chá para pintar tecido existe há muito tempo e foi primeiro empregado para ocultar manchas em linho. Mas você também pode usar uma mistura de ervas para tingir tecidos em cores diferentes e tons sutis. Experimente usar hibisco para obter tonalidades vermelhas, e chás herbáceos mais escuros, como o alcaçuz, para matizes de marrom. Sempre experimente antes em retalhos do tecido, até obter o resultado almejado.

Lustre espelhos

Leia também: 11 dicas sensacionais de como limpar espelho

Para deixar os espelhos brilhando, faça um bule de chá forte, deixe-o esfriar e use-o para a limpeza. Molhe um pano macio no líquido e passe-o nos espelhos. Depois, seque-os com outro pano macio a fim de obter aquele imaculado brilho lustroso. 

Controle as cinzas da lareira

Não levante o pó quando for limpar as cinzas da lareira. Antes de pôr mãos à obra, jogue no local algumas folhas molhadas de chá. Elas impedirão que as cinzas se espalhem ao serem removidas. 

Aromatize o sachê 

Na próxima vez que fizer um sachê, experimente perfumá-lo com a fragrância do seu chá de ervas preferido. Basta abrir alguns saquinhos usados e espalhar as folhas molhadas sobre jornal velho para secar. Use o chá seco como recheio do sachê.

Chá na jardinagem

Faça vicejar as rosas 

Salpique folhas de chá novas ou usadas (soltas ou em saquinhos) em torno das roseiras e cubra-as com palha protetora para garantir aquela bem-vinda florada de verão. Quando você regar as plantas, os nutrientes da bebida serão liberados na terra, estimulando o desenvolvimento. As rosas adoram o ácido tânico existente no chá. 

Alimente as samambaias 

Prepare chás ocasionais para samambaias e outras plantas que necessitam de pH baixo para terem bom crescimento. Substitua a água pelo chá na hora de regá-las. Ou enterre folhas molhadas de chá ao redor das plantas, para dar a elas um ar viçoso. 

Prepare o vaso de plantar 

Para obter plantas mais saudáveis, disponha alguns saquinhos de chá usados no fundo do vaso antes de plantar. Eles reterão água e liberarão nutrientes na terra. 

Melhore o adubo 

Para acelerar o processo de decomposição e enriquecer o adubo, acrescente algumas xícaras de chá forte. O líquido precipitará a decomposição e atrairá bactérias acidíferas, criando, assim, um adubo convenientemente rico em ácido.