Faça uma busca
|
Publicado em: 29 de janeiro de 2021

Confira 6 dicas para montar sua marmita para a semana

Se você não tem tempo para cozinhar todos os dias, veja como preparar a marmita para a semana toda em um único dia.

Imagem: Prostock-Studio/ iStock

Preparar a marmita todos os dias pode ser uma tarefa cansativa. Quem não está em home office, chega em casa cansado, prepara a janta, descansa e aí se lembra: tenho que fazer a marmita de amanhã!

Pensando nisso, nós preparamos seis dicas que vão ajudá-lo a montar sua marmita para a semana inteira em um único dia.

Leia também: Aprenda a fazer um arroz de forno delicioso

6 dicas para montar a marmita para a semana

1. Tenha uma boa organização

O primeiro passo é fazer uma lista! Organize bem o que será feito para as suas refeições da semana. Antes de começar a preparar é crucial que você saiba bem o que vai fazer e como. Organize quais serão as suas combinações de prato, de forma que não se repita e nem se torne enjoativo. 

2. Escolha os potes corretos

Marmitas
(Imagem: 500 /iStock)

Tenha bons potes para montar sua marmita. Escolha potes que tenham uma boa resistência térmica e evite utilizar os potes mais velhinhos. Eles podem estar gastos e mais propensos a rachar ou quebrar com o congelamento ou aquecimento. 

3. Faça tudo de uma vez

Calma, não precisa fazer tudo ao mesmo tempo. Apenas defina um dia e horário para ser o dia de fazer marmita. Nesse dia, você deve cozinhar todos os pratos da semana e arrumar todas as marmitas. Defina também quais dias você se alimentará de quais marmitas e congele as que serão consumidas no mínimo 3 dias após o cozimento. 

4. Prepare pratos coringas

Essa é uma das principais dicas para montar sua marmita. Prepare pratos que possam ser intercalados e/ou misturados entre si. O ideal é ter três opções de cada parte da refeição. Você pode, por exemplo, ter um tipo de carne bovina, um de carne suína e um de frango. Três ou quatro tipos de legumes, ou saladas. Além do arroz, feijão ou macarrão.

Marmita
(Imagem: 500/iStock)

A partir daí, você pode preparar um peito de frango ensopado, que combina com arroz e batatas. Após a preparação dessa marmita, você pode acrescentar um molho vermelho ao frango e transformá-lo em um delicioso molho de macarrão. Veja aqui como fazer molho de tomate caseiro natural e saudável!

5. Fique atento ao congelamento e armazenamento

As refeições que serão consumidas três dias após o preparo precisam ser congeladas para evitar que estraguem. Por isso, é preciso muita atenção na escolha do alimento que será congelado. Macarrão e outras massas, por exemplo, precisam ser congeladas com os molhos. Enquanto batatas, ovos e alguns vegetais não caem muito bem quando congelados. 

O ideal é etiquetar as marmitas com a data de cozimento das refeições. Caso vá preparar marmitas para mais de uma semana, é bom saber quando foram preparadas, para evitar que fiquem velhas.

6. Prepare também as sobremesas e sucos

Marmitas
(Imagem: Foxys_forest_manufacture/iStock)

Aposte em sobremesas e sucos caseiros. Gelatinas, frutas, mousses ou danones são ótimas opções para levar junto com a marmita. Em caso de sobremesas que precisam ser preparadas, faça-as também no “dia da marmita”. 

Os sucos podem ser da fruta, mas esteja atento pois alguns podem estragar mais rápido. Aposte em polpas de frutas para que você possa preparar o suco no dia anterior. Veja agora como preparar 5 sobremesas geladas para aguentar o calorão!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados