Conserto de bicicleta: entenda como você mesmo pode fazer

Aprender a realizar o próprio conserto de bicicleta pode salvar você em muitas situações – e até render um bom dinheiro. Confira algumas dicas!

Thaís Garcez | 25 de Janeiro de 2020 às 16:00

- Imagem: demaerre / iStock

Bicicletas são ferramentas muito úteis no dia a dia, principalmente nas grandes cidades, locais em que o trânsito é intenso. Andar de bicicleta, além de ser uma alternativa sustentável, pode combater o sedentarismo, responsável por diversas doenças cardíacas. Por esse motivo, muitas pessoas estão optando por sair de casa sobre duas rodas. Entretanto, é preciso prestar atenção a um fator essencial: o conserto de bicicleta, que deve ser frequente. Mas temos boas notícias: você mesma pode fazer isso em casa.

As bicicletas não são mecanismos especialmente complexos. As peças que permitem que você troque marchas, dirija e freie são sistemas simples que podem ser facilmente consertados, mas se desgastam com o tempo. Seus componentes ficam expostos ao clima, o que os torna propensos ao desgaste e à corrosão. Assim, para realizar um conserto de bicicleta, basta apenas vontade e algumas ferramentas básicas para botar a mão na massa.

Rodas, pneus e freios 

Os freios são as peças mais complicadas para cuidar durante o conserto de bicicleta. Eles usam a fricção para diminuir a velocidade das rodas; portanto, desgastam e precisam ser repostos. As rodas e os pneus também devem estar bons para lhe oferecer um passeio confortável e seguro. 

Os freios perderam a potência de frenagem? 

Com o tempo, e se você costuma andar de bicicleta em condições de umidade, a borracha das pastilhas forma uma pasta arenosa nos aros das rodas. Essa substância gruda nas pastilhas quando estão freando, criando uma cobertura dura e brilhante que pode fazer os freios falharem. 

Retire a pastilha para desatarraxar a porca de fixação na parte posterior. Esfregue a superfície da pastilha com uma lixa até que fique levemente áspera. Limpe o aro da roda com desengordurante e depois enxágue com água. Reinstale as pastilhas e examine os freios. 

O pneu furou? 

Nunca é uma boa hora para o pneu furar, e você sempre deve carregar um pequeno kit para reparos e algumas alavancas de pneu na bolsa. Consertar um furo é simples, mas toma tempo. Veja como é possível realizar a troca de forma simples! 

Passo 1 

Tire a roda. Afrouxe as porcas ou use a alavanca no eixo da roda e, então, retire a roda do quadro. Levante a corrente dos dentes primeiro quando for retirar a roda de trás.

Passo 2 

Insira a alavanca de pneu (que você pode encontrar em qualquer loja especializada) entre o aro e o pneu. Levante a borda do pneu com ela e prenda a outra extremidade num raio para mantê-la no lugar. Introduza a segunda alavanca a 20 a 30 centímetros de distância ao longo do aro. Use a alavanca na borda do pneu e passe-a em volta de todo o aro até que o pneu esteja solto.

Desatarraxe a porca da válvula que segura a câmara no aro e, então, tire a câmara. Se você não tem alavancas de pneus, a extremidade plana de uma colher pode ser útil, mas há risco de danificar o aro ou a própria câmara. 

Passo 3 

Examine se há objetos cortantes no interior do pneu. Centralize outra vez a faixa de borracha dentro do aro: ela cobre as extremidades dos raios, protegendo a câmara. 

Passo 4 

Para reparar um furo, encha a câmara parcialmente e coloque-a num balde de água. Um jato de bolhas exibirá o local do furo. Seque a área ao redor do(s) furo(s), marque-o(s) à caneta e lixe, para tornar o local áspero. Aplique uma camada fina de cola reparadora em volta do furo, cobrindo uma área um pouco maior que o remendo. Deixe secar até ficar viscoso. Aplique o remendo, puxando do centro em direção ao lado externo para lacrar. 

Passo 5 

Bombeie ar para a câmara, consertada ou nova, apenas o suficiente para ficar parecido com uma rosquinha mole. Introduza a válvula através do buraco no aro e, então, empurre o resto da câmara para dentro do pneu. 

Passo 6 

Empurre o lado remanescente do pneu para dentro do aro com os polegares, começando do ponto oposto à válvula da câmara. Trabalhe em volta até alcançá-la, usando as alavancas de pneus para pressionar na parte final, se necessário. Reajuste a roda no quadro de sua bicicleta e encha a câmara de ar, consertada ou nova, na pressão correta. Pronto! Agora você já pode voltar a usar a sua bike

O pneu furou longe de casa e você não tem um kit de conserto de bicicleta? 

Enfie grama no pneu para um conserto de bicicleta emergencial. Levante um lado do pneu para fora do aro e encha-o com grama. Seu peso compactará a grama, portanto use mais grama do que você pensa que será necessário e preencha bem apertado. Vá com cuidado e, quando chegar em casa, inspecione com atenção o aro para averiguar se há rachaduras, amassados e oscilações. Conserte ou reponha a câmara antes do próximo passeio

Correntes e marchas 

As marchas da bicicleta consistem numa corrente que engata com as coroas na frente (ligadas às pedivelas) e diversos dentes de engrenagem na traseira. Os mecanismos chamados "câmbios desviadores" empurram ou puxam a corrente de um dente de engrenagem para outro para trocar a marcha. Este é o sistema mais complexo do conserto de bicicleta. 

 

A corrente está fazendo som de atrito? 

Um enroscamento – duas seções presas – pode causar fricção na corrente: uma coroa frouxa no braço da pedivela tem o mesmo efeito. 

A corrente vive caindo? 

Quando uma corrente cai, ou ela está muito frouxa ou os câmbios desviadores mal-ajustados e movem a corrente para fora dos dentes de engrenagem quando se troca a marcha. Para o conserto de bicicleta adequado às correntes, siga as dicas a seguir! 

Para apertar uma corrente frouxa em bicicletas com sistema de marchas no cubo de roda ou de marcha fixa, desaperte as porcas do eixo da roda traseira com uma chave-inglesa. Ao mesmo tempo, puxe a corrente para trás na roda com firmeza, conservando-a centralizada no quadro da bicicleta; em seguida, reaperte os parafusos. Se a roda tem ajuste de tensão, gire o parafuso para aumentar ou diminuir a tensão da corrente. 

Se a corrente salta dos dentes de engrenagem traseiros para dentro do sistema, dê alguns giros no sentido horário no parafuso "L" e tente de novo. Se pular para fora, gire o "H" (o outro parafuso) no sentido horário. Ajuste-os até que a corrente rode sem problemas e você não consiga forçá-la a saltar quando mudar de marcha. 

A corrente endureceu com a sujeira? 

Uma corrente que endureceu com a sujeira por um período provavelmente não ficará limpa apenas com desengordurante. Você pode devolvê-la à condição anterior com uma limpeza um pouco mais agressiva.

Passo 1 

Acomode a corrente em forma de espiral numa panela barata ou velha, já que ela não poderá ser reutilizada. Despeje sobre a corrente uma mistura forte de detergente e água. Em seguida, coloque a panela no fogo: é melhor fazer isso num fogareiro fora de casa do que na cozinha – é um processo malcheiroso. Ferva a mistura e deixe-a em fogo brando por alguns minutos a fim de dissolver toda a graxa solidificada. 

Passo 2 

Descarte o líquido e repita o processo, desta vez usando apenas água limpa. Jogue fora novamente e aqueça, desta vez sem nenhum líquido, para que a umidade evapore. Espere a corrente secar por completo antes de recolocá-la na bicicleta. 

Selins, direção e acessórios 

Você tem apenas três áreas de contato com a bicicleta: o selim, os pedais e o guidão. Antes de andar por aí, é essencial que o conserto de bicicleta envolva mantenha essas partes bem-conservadas; senão, podem gerar consequências desastrosas. Você também pode melhorar o conforto de seu passeio examinando se cada peça está posicionada de modo correto. 

As manoplas do guidão estão frouxas? 

Passe spray fixador de cabelos para mantê-las no lugar. Coloque-as de volta assim que passar o spray; à medida que ele seca, fixa as manoplas no lugar, a fim de não tirar suas mãos delas. Essa dica também funciona quando se realiza a troca para novas manoplas. 

O selim range? 

Se o selim está rangendo, provavelmente alguns parafusos estão frouxos. Procure também por rachaduras sob o selim; se encontrar, troque imediatamente. Se ele continuar rangendo, experimente também passar lubrificante nos parafusos. Espere secar e retire o excesso. 

Leia também

Bicicleta como promotora da saúde

8 dicas essenciais para consertar portas

9 motivos para você começar a andar de bicicleta hoje mesmo

Torneira de banheiro e cozinha: entenda como consertar

13 dicas para se proteger contra o roubo de carros e bicicletas

Saiba como fazer consertos rápidos na bicicleta