Já se deparou com uma pilha de roupas depois de arrumar o armário? Pois é, essa cena costuma ser comum após um dia de faxina no guarda-roupa – mas isso não significa desperdício. Pelo contrário! Conheça 7 maneiras de como reaproveitar roupas antigas e dar asas à imaginação com elas.

Veja como reaproveitar roupas antigas com soluções criativas:

1. Reutilize o tecido para preencher almofadas

Se você tirou muitas roupas do armário, pode ter nas mãos uma boa oportunidade para fabricar almofadas. Se você já tem uma capa com zíper própria para isso, basta preenchê-la com as roupas antigas. Mas você também pode criar uma almofada do zero: pegue um tecido, corte no tamanho que você deseja, costure as bordas e preencha com outras roupas, da mesma forma. Ah! E se quiser, veja também como fazer belas capas para almofadas de patch-work.

2. Faça uma colcha de retalhos

Você certamente já ouviu falar em colchas de retalhos, não é? Produzi-las é uma ótima ideia de como reaproveitar roupas antigas, porque os padrões coloridos e vivos dão um up na decoração da casa. Faça uma colcha com pedaços de roupas para cobrir o sofá ou a cama, costurando os retalhos.

3. Fabrique capas para celular

É verdade: você pode fazer também capas para smartphone decoradas com roupas antigas! Basta medir as dimensões do seu aparelho e cortar o tecido para colar em uma capa de borracha mais resistente. Você pode também costurar um elástico nas bordas do tecido já cortado para que ele se fixe nas bordas do telefone e não saia; mas prefira fazer isso com lã, que é um tecido mais grosso e pode minimizar o impacto de quedas.

4. Encape seus livros

Se você é amante de livros e procura um meio de como reaproveitar roupas antigas, pode unir as duas coisas em uma só. Como alguns exemplares antigos começam a se desmanchar com o tempo, produza capas novas para evitar que a situação deles piore. Pegue um pedaço de papelão do tamanho do miolo do livro, corte, dobre e encape com um pedaço de roupa. Cole um elástico por dentro da capa de papelão e passe o livro dentro dele. Pronto! Seus livros estão protegidos e mais bonitos.

5. Abra um brechó online

Até os objetos velhos podem certamente oferecer um dinheirinho extra! Tudo que você precisa fazer é abrir um brechó online a fim de organizar tudo que você tem a oferecer. Descubra 7 dicas de como abrir um brechó online clicando aqui!

6. Produza quadros para decorar sua casa

Se você não quer gastar dinheiro com apetrechos ou quadros para a sua casa, fabrique você mesma os seus! Pegue pedaços das roupas antigas, junte com uma moldura (pode ser reaproveitada de um porta-retratos também velho, por exemplo) e dê asas à imaginação juntando os trapos sobre ela. Pendure o seu trabalho pela casa e espere pelos elogios!

7. Faça novas roupas

Além de produzir objetos novos, as roupas antigas também podem continuar vestindo você. Para isso, você precisará apenas de uma tesoura e um pouco de criatividade. Por exemplo, uma ideia é usar um cachecol antigo para criar um top, ou cortar as costas de uma blusa para fazer detalhes desfiados. Pesquise novas ideias e faça sem medo!