Faça uma busca


|
Publicado em: 11 de dezembro de 2018

Veja como evitar as dívidas de fim de ano

É possível aproveitar as festas sem se enrolar.

Imagem: shironosov/iStock

O mês mais festivo do ano chegou! E com ele, a vontade de presentear as pessoas queridas e a si também. A lista de compras parece não ter fim: são presentes da família, amigo oculto, roupas para as festas… São muitas tentações e motivos para gastar dinheiro, mas, seja forte e lembre-se de todas as obrigações do início do próximo ano. Saiba como evitar as dívidas de fim de ano e começar o novo ano tranquilo.

Faça uma renda extra

O 13º salário é uma excelente ajuda, mas lembre-se de reservar uma parte dele para as obrigações do começo do ano, mesmo que sejam parceladas. Para quem tem uma verba guardada, vale a pena usar um pouco para se presentear e curtir as festas. Mas nem pense em torrar todas as suas reservas!

Fazer empréstimo ou entrar no cheque especial para comprar presentes não é uma boa opção. Por isso, para fugir das dívidas de fim de ano, invista em presentes simples. Um presente feito por você, como a sobremesa da família na ceia de Natal ou um bichinho de pelúcia de crochê, são presentes muito carinhosos! Saiba mais nos artigos O melhor destino para o 13º salário de 2018 e Ideias para ganhar dinheiro no Natal com artesanato e culinária.

Planeje os gastos

Um aliado nas compras pode ser o cartão de crédito, se for utilizado com consciência e planejamento. A compra parcelada sem juros pode ser a solução desde que você consiga pagar o total da fatura nos próximos vencimentos.

Antes de ir às compras, consulte o extrato do cartão de crédito e saiba quanto está previsto para o próximo vencimento. Com base neste valor defina quanto a mais você pode pagar e, portanto, gastar com compras de fim de ano. Consulte também a melhor data para as compras, que é quando a fatura já está fechada e a cobrança é incluída no vencimento do mês subsequente. Com isso, você ganha mais prazo para pagar.

Fique atento às promoções

A Black Friday passou, mas continuam as promoções de Natal. Além disso, lembre-se sempre de perguntar pelo desconto para pagamento à vista e de pedir um desconto ou maior parcelamento sem juros se você comprar um volume grande de produtos.

Muitas lojas concedem descontos para aniversariantes. Se você faz aniversário em dezembro, aproveite o momento para fazer seu cadastro nas lojas. Ou convide amigos aniversariantes do mês para fazerem compras juntos. Você faz as compras e também já ganha um presente. Compras coletivas também podem ser uma boa opção.

Mas fique atento. Vale a pena abrir mão de um produto anunciado com desconto, mas que o preço é o mesmo há 3 meses. Pesquise em diferentes lojas e produtos semelhantes. Ao perder vendas por fazer propagandas enganosas as lojas podem rever suas práticas abusivas. Todas as estratégias de vendas desleais podem ser denunciadas ao Procon de sua cidade ou estado.

Além disso, logo após o Natal começam as queimas de estoque de lojas. Se for fazer uma visita depois do dia 25, vale a pena esperar para fazer as compras. Não será uma boa hora para trocar presentes, já que as lojas costumam ficar bem cheias, mas fique atento ao prazo de troca concedido pela loja. Se precisar fazer uma troca na semana seguinte ao Natal, exija que seja considerado o valor do produto da data em que foi vendido.

Feliz Natal e boas compras!

Por Samasse Leal

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados