Faça uma busca
|
Publicado em: 24 de janeiro de 2019

Dia do aposentado: aproveite a sua melhor idade

Aprenda a tirar o melhor proveito dessa etapa da vida com algumas dicas e tenha uma aposentadoria mais feliz

Imagem: Halfpoint/iStock

Hoje, dia 24 de janeiro, é comemorado o Dia do Aposentado. A data é uma homenagem à primeira lei de previdência social brasileira, promulgada em 24 de janeiro de 1923.

Mas o que é ser aposentado?

A data tem um significado ainda maior se for pensada do ponto de vista humano. Ser aposentado significa, após um período intenso de trabalho, continuar aproveitando a vida da melhor maneira possível depois de tanta dedicação. Mas, agora que você chegou aqui, o que pode fazer? Afinal, para muitas pessoas, pode ser difícil reorganizar a rotina.

Aproveite e descubra novos passatempos

Para alguns, investir em um hobby ou uma atividade física é uma opção favorável. Imagine só: você sempre admirou a fotografia, por exemplo, mas nunca teve tempo de fazer um curso ou andar por aí capturando o mundo. Por que não agora? Mas se você curte atividades indoor, também tem boas saídas, como cozinhar. Que tal fazer uma lista de receitas e testar diversas combinações? Pense nos seus gostos. Invista neles.

Algo muito importante e que muitas pessoas se esquecem é de viver o tempo agora. Sabe aquela frase muito comum: “no meu tempo…”? Retire ela da sua mente neste instante. Você está aqui, seu tempo é agora. Pode ser delicioso relembrar de tempos passados, pois as lembranças de outros locais e pessoas não se vão. Mas nem por isso você deve se render a elas, não é? Saia, faça novas lembranças com seus familiares e amigos.

Conheça 9 situações que pode sabotar a sua aposentadoria.

O que nos leva a outro aspecto importante para quem acabou de se aposentar: ria. Ria bastante. Não se deixe levar pela rotina, e mantenha seu humor lá no alto. Conte e ouça piadas! Até as mais sem graça são válidas (e dizem, aliás, que essas são as melhores!).

Fazer exercícios é uma atividade não apenas divertida para aposentados, como também é necessária. Não se envergonhe: vista sua melhor roupa para malhar, e vá! Caminhadas também podem ajudar a manter o seu corpo saudável. Chame os seus amigos para dar uma volta no parque!

E por falar em sair… Que tal aceitar os convites para dar uma volta? Visite familiares, amigos ou simplesmente vá ao cinema ou museus. Procure opções de seu interesse pela cidade e vá olhar o mundo! Experimente falar mais a palavra “sim”, e nem pense em limitações.

A internet está aí: descubra mais do mundo digital

Aproveite a era digital e usufrua do que a internet tem a oferecer. Crie uma conta em alguma rede social e mantenha-se atualizado com o que anda acontecendo no mundo! E não deixe de comentar e opinar no que você achar interessante, mesmo que seja apenas a foto de um gatinho. Use as redes da forma como achar melhor, sem ligar para comentários negativos. Mas fique ligado nas fake news e saiba identificá-las!

Se a tristeza bater, tudo bem. Mas é importante lembrar que há ainda razões para sorrir, para viver. Olhe para si mesmo, veja o quanto você conquistou. Olhe para os seus netos e descubra neles uma fonte de alegria. Mesmo que ela venha, não a deixe ficar: a tristeza não pode ter lugar na sua vida!

Em resumo: aproveite a vida. Descubra e redescubra novas rotinas, faça a refaça novos momentos. Toda hora é hora de viver e ser feliz. Você merece!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados