Estamos vivendo tempos difíceis.

Tempos em que precisamos nos munir de positividade, paciência e muita coragem. Vale lembrar que a vida é formada por ciclos, e embora alguns pareçam durar mais que outros, no final todos chegam ao fim. E desta vez não será diferente. 

Para resgatar um pouco a fé que trazemos no coração, trouxemos algumas histórias inspiradoras que aconteceram ao redor do mundo. Histórias de pessoas reais que transformaram a realidade em volta delas, e com pequenas atitudes conseguiram transformar o mundo em um lugar melhor.


Biblioteca móvel 

Educação

Como professor do ensino fundamental no interior da Itália, Antonio La Cava ficou preocupado com a crescente falta de interesse de seus jovens alunos pela leitura de livros. Sua resposta foi transformar uma caminhonete de três rodas numa biblioteca móvel.

Hoje com 73 anos, ele passou quase 20 anos dirigindo seu Bibliomotocarro para levar livros às crianças das aldeias e comunidades remotas da Basilicata, região no extremo sul da Itália.

“Eu temia envelhecer num país sem leitores”, diz ele. “Sem livros, é comum a criança ficar solitária.”

La Cava escolheu uma caminhonete Piaggio Ape por suas associações humildes e caseiras e lhe pôs um telhado:

“Basta vê-la para melhorar o humor”, diz ele. “Ela dá a ideia de um refúgio, de relaxamento, e é isso que todo livro oferece.”

Além da biblioteca, La Cava também oferece oficinas de escrita criativa e passa filmes curtos inspirados em livros, tudo isso com base em sua crença de que os livros e a cultura, como ele diz, são “feitos por e para todos, não só para alguns privilegiados”.

Políticos alemães amigos dos insetos

Ecologia

Uma ministra do governo alemão propôs a proteção legal dos insetos, pois os cientistas avisam que a queda acentuada do número desses importantes invertebrados ameaça provocar um “colapso da natureza”. A nova lei reduziria o uso de inseticidas e garantiria dinheiro para pesquisas.

“Nós, seres humanos, precisamos dos insetos. Eles merecem ser protegidos”, diz Svenja Schulze, ministra do Meio Ambiente.

Além de um “plano de ação” de 100 milhões de euros para proteger os insetos, a Alemanha também limitaria as emissões de luz à noite para não desorientá-los e, até 2050, criaria controles do uso de novas terras para estradas ou projetos habitacionais.

No mundo inteiro, ativistas destacaram o risco da queda do número de insetos com papel vital na polinização de plantas e cultivos.

“Não estaríamos protegendo apenas besouros e abelhas, mas, acima de tudo, nós mesmos”, diz Schulze.

As emissões de carbono caem na Europa

Meio ambiente

Na década anterior a 2015, as emissões de dióxido de carbono aumentaram 2,2% no mundo inteiro. Mas 17 países europeus do grupo de 18 economias desenvolvidas responsáveis por 28% das emissões globais tiveram redução no mesmo período. Essa queda foi maior em países com políticas mais firmes de energia renovável e eficiência energética.

“Essa é uma boa notícia, mas é só o começo,” disse Corinne Le Quéré. Ela é coautora do estudo publicado na revista Nature Climate Change.

Adolescente constrói braço robótico de Lego

Ciência

David Aguilar sempre adorou Lego. Nascido sem o antebraço direito devido a uma rara doença genética, com apenas 9 anos ele construiu para si um braço artificial rudimentar usando o popular brinquedo de montar. “Quando criança, eu temia ficar diante de outros garotos porque era diferente”, diz ele, “mas isso não me impediu de acreditar em meus sonhos.”

Confira mais histórias inspiradoras!

Ele cresceu aperfeiçoando seu projeto de prótese e hoje, com 19 anos e estudando bioengenharia na universidade em Barcelona, projetou um braço robótico com motor elétrico – mais uma vez, usando peças de Lego.

David diz que sua meta é mostrar que nada é impossível. Depois da universidade, quer criar próteses robóticas baratas para quem precisa de novos membros. “Gostaria de lhes dar uma prótese, mesmo que seja de graça, para que se sintam pessoas normais.”

Narciso aparece em Pompeia

História

Cerca de 250 anos depois que a antiga cidade romana de Pompeia foi encontrada sob cinzas vulcânicas, os arqueólogos estão descobrindo novos tesouros. Entre eles, está um afresco bem conservado de Narciso apaixonado pelo próprio reflexo.

A obra foi achada num quarto “elegante e sensual” de uma residência familiar. “As descobertas extraordinárias continuam nesse local”, disse Massimo Osanna, diretor do Parco Archeologico di Pompei.

Compilado por James Hadley.

O que achou dessas histórias inspiradoras? Confira algumas dicas para passar pela quarentena contra o coronavírus com saúde e serenidade: