Cuidado com as novas escolhas de atividade física

Melhorar o condicionamento físico antes de escolher uma nova atividade física é fundamental; dessa forma é possível evitar lesões.

Redação | 7 de Julho de 2022 às 11:00

wabeno/iStock -

Misha é um grande amigo que tenho. Apesar de ter uma rotina pesada entre trabalho e estudos, ele procura cuidar da saúde praticando natação e pilates. Contudo, ele tem alguns problemas teciduais (articulações, tendões e ligamentos) e precisa sempre estar atento aos movimentos e à postura.

Misha passa muitas horas por dia diante do computador e constantemente leva um puxão de orelha meu por isso. Outro dia ele perguntou a minha opinião profissional sobre sua ideia de começar a andar de patins. Conhecendo o corpo dele e suas questões de coluna, tornozelo e algumas valências físicas, fiquei preocupado e fomos conversar.

É preciso tomar cuidado ao começar uma nova atividade física

Claro que é super válido ingressar num novo tipo de atividade física, afinal de contas todo esforço para estar distante do sedentarismo é válido. Além disso, todo tipo de atividade física proporciona benefícios fisiológicos e previne doenças como diabetes, depressão, hipertensão, doenças cardiovasculares e obesidade. Contudo sempre é preciso que a pessoa esteja dentro de suas limitações e respeite seu corpo.

Leia também: Cuidados ao mudar o programa de musculação

Andar de patins é uma atividade aeróbia e, assim como todas as outras, proporciona inúmeros benefícios à saúde. No entanto, trata-se de uma atividade que requer algumas questões corporais como equilíbrio, coordenação motora, lateralidade, ritmo, percepção espaço-temporal e coluna, tornozelo e joelhos em ótimas condições. Como não era o caso de Misha, sugeri que ele não começasse a andar de patins (pelo menos por enquanto).

No caso de Misha, seria interessante priorizar um trabalho de fortalecimento de seus tecidos e de sua região do tronco para que sua coluna e outras partes do corpo fossem preservadas. Obviamente o risco de tombos e fraturas também estariam presentes.

Misha concordou comigo e disse que iria tentar aumentar sua frequência na natação e no pilates. Como uma atividade é aeróbia e a outra é de força, elas iriam se complementar e ele teria muitos benefícios tais como aumento dos níveis de força e da aptidão aeróbia. Melhorando esses componentes, ele correria menos riscos andando de patins.

Melhorando o condicionamento físico

Como Misha tem mais de 40 anos, houve significativa perda de massa muscular e seria muito importante que ele procurasse minimizar essa perda com bons exercícios. Aumentando a massa muscular (e consequentemente a força muscular) os tecidos de Misha sofreriam menos sobrecarga não apenas no patins como também durante todo o dia.

Algumas semanas depois combinei de tomar um café com o meu amigo. Seu condicionamento físico (níveis de força e condicionamento aeróbio) estava bem melhor e alguns desconfortos haviam desaparecido. Fizemos alguns testes e conclui que dentro de algumas semanas, após outros ganhos, Misha poderia realizar seu desejo de andar de patins – claro que devidamente equipado.

Existem muitos tipos de atividade física e é válido experimentar um novo. Todavia é preciso cuidado e conversar com um profissional para que os benefícios compensem os riscos.