O fim de semana chegou e é sempre bom planejar o que vai comer para não perder muito tempo na cozinha. Para ajudar você separamos algumas receitas fáceis, rápidas e deliciosas para você arrasar no cardápio.

Dicas para você usar o micro-ondas e poupar seu tempo.

ChiccoDodiFC/iStock

Para o café da manhã ou lanche da tarde

Pão de frigideira recheado

Uma boa opção para o café da manhã é o pão de frigideira recheado. Também conhecido como Piadinas e originários da região italiana da Romagna, o pão de frigideira pode ser recheado com tudo aquilo que serviria para uma pizza. O importante é deixar o queijo derreter bem na hora de gratinar. Quem dispõe de uma panquequeira pode assar os pães nela. É uma receita um pouco mais trabalhosa que a anterior, mas igualmente deliciosa e prática.

Rende 8 unidades

Ingredientes

350 g de farinha de trigo e mais para trabalhar

1 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de fermento químico

70 g de banha de porco e mais para fritar

150 ml de água morna

6 fatias de presunto

125 g de muçarela de búfala

1 punhado de rúcula

 


GreenArtPhotography/iStock

Modo de preparo

1. Para a massa, misture a farinha com sal e fermento em uma vasilha. Corte a banha em pedacinhos e junte à farinha de trigo com 150 ml de água morna. Amasse tudo, formando uma massa macia, que não gruda nas mãos.

2. Preaqueça o forno a 180ºC. Para o recheio, rasgue o presunto em pedaços. Corte a mozarela em fatias. Lave e limpe a rúcula e sacuda-a para secar.

3. Divida a massa em oito porções de tamanho igual. Abra cada porção, formando círculos achatados, finos, e frite uma após a outra em uma frigideira de ferro grande, com um pouco de banha e em fogo alto, por 2 minutos de cada lado.

4. Cubra os pães até a metade com os ingredientes preparados, deixando uma borda de 1 cm livre. Feche o lado sem recheio sobre os ingredientes e aperte as bordas.

5. Coloque os pães sobre a forma e leve ao forno quente por 3 a 5 minutos, até que o queijo derreta.

Leia também:

Sucos cítricos para se refrescar no verão.

Descubra como preparar um refrigerante caseiro delicioso.


nito100/iStock

Para o almoço ou jantar

Rigatoni com molho de erva-doce e carne moída

Macarrão já é um clássico do final de semana, não é mesmo? Mas que tal dessa vez surpreender a família com uma receita nova? O segredo desse prato está no sabor do molho e no cozimento correto da massa. Para deixar o seu macarrão perfeito primeiro é importante acertar na quantidade de água; o ideal para que o macarrão não grude é 1 litro para cada 100 g de massa. Coloque-o para cozinhar somente quando a água estiver fervendo e mexa de vez em quando para deixá-lo bem soltinho (deixando sempre o fogo alto). Não use óleo nem lave o macarrão com água fria, pois eles dificultam/impedem a aderência do molho.

Rende 4 porções

Ingredientes

2 bulbos pequenos de erva-doce (frescos)

150 g de cenoura

1 cebola

1 dente de alho

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

400 g de carne moída mista

2 colheres (chá) de sementes de erva-doce

250 ml de caldo de legumes

400 ml de molho pronto de tomate para massas

Sal

Pimenta-do-reino moída na hora

400 g de rigatoni


Sabinoparente/iStock

Modo de preparo

1. Lave os bulbos de erva-doce, corte-os no comprimento, reserve as folhas e retire o talo do meio fazendo um corte cuneiforme. Corte os pedaços de erva-doce na transversal em tiras de ½ cm de largura.

2. Limpe e descasque as cenouras; pique-as em pequenos cubos. Descasque e pique a cebola e o alho.

3. Aqueça o azeite em uma frigideira grande e coloque as cebolas para refogar. Acrescente o alho e a carne moída e deixe fritar por 3 minutos, mexendo sempre.

4. Esmague as sementes de erva-doce com o lado de uma faca ou em um pilão. Coloque-as na frigideira junto com a erva-doce e a cenoura e deixe fritar por pouco tempo.

5. Despeje o caldo de legumes e o molho de tomate; deixe ferver. Tempere o molho com sal e pimenta a gosto. Deixe cozinhar em fogo médio com a panela tampada por 10 minutos.

6. Enquanto isso, cozinhe o macarrão em água e sal até ficar al dente, seguindo a indicação do pacote.

7. Se necessário, tempere o molho com sal e pimenta a gosto. Escorra o macarrão, pique as folhas de erva-doce e misture no molho. Sirva o macarrão com o molho.