Faça uma busca
|
Publicado em: 3 de fevereiro de 2021

7 dicas para amenizar e tratar poros dilatados no verão

Alguns cuidados simples são suficientes para deixar sua pele perfeita.

Imagem: dimid_86/iStock

Se você tem pele oleosa, sabe bem o que é ter poros dilatados no rosto. No verão, principalmente, eles ficam bem abertos, deixando a pele com um aspecto de casca de laranja. Mas para acabar com esse incômodo não tem mistério, basta seguir algumas dicas bem simples.

O que são poros dilatados

Todos nós temos poros no rosto, mas em alguns tipos de pele eles são mais abertos e visíveis. Na verdade, mesmo que você não tenha a pele oleosa, na famosa zona T (testa, nariz e queijo) eles podem aparecer.

poros abertos
Os poros dilatados deixam a pele com uma aparência de casca de laranja. (Imagem: dimid_86/iStock)

Com a chegada do verão, os poros ficam ainda mais visíveis, parecendo furinhos. Isso acontece pelo aumento das glândulas sebáceas e da produção de oleosidade na pele. Além disso, é pelos poros que suamos, por isso eles ficam mais abertos nas altas temperaturas da estação.

Mas com a ajuda de produtos que controlam a oleosidade, como gel de limpeza e hidratantes específicos, e outros cuidados é possível amenizar essa situação. Além deixá-los livres de cravos e espinhas. Confira abaixo algumas dicas:

1. Higienização do rosto

Uma forma eficaz de diminuir a oleosidade da pele e o tamanho dos poros é fazer uma boa higienização. Lavar o rosto duas vezes ao dia é o suficiente para que sua pele tenha a oleosidade controlada e para que diminua o tamanho dos poros.

pele oleosa
Lavar o rosto é parte fundamental para controlar a oleosidade. ( Imagem: Tomwang112/iStock)

É importante que os produtos utilizados, como gel de limpeza ou sabonetes líquidos, sejam não comedogênicos. Ou seja, com textura mais leve e ingredientes menos oleosos. Vale a pena buscar a melhor indicação para a sua pele com um dermatologista.

2. Esfoliação

Retirar as células mortas e desobstruir os poros por meio da esfoliação é uma ótima maneira de deixar a pele mais uniforme, livre dos furinhos. Além disso, é um jeito eficaz de tirar as impurezas mais difíceis de sair com o sabonete.

Entretanto, o recomendado é incluir a esfoliação uma única vez na semana na sua rotina de skincare. Assim a oleosidade da pele permanecerá equilibrada.

3. Limpeza de pele

A limpeza de pele traz vários benefícios para o rosto. Além de fazer uma limpeza bem profunda, retirando cravos e todas as impurezas, ela permite que a pele produza menos sebo e fique mais uniforme.

limpeza de pele
A limpeza de pele é fundamental para ter uma pele bonita. (Imagem: Alexandr Screaghin/iStock)

Passar por esse processo uma vez por mês é o ideal para que a sua pele fique limpa e bonita. Mesmo que na primeira vez o rosto fique bem irritado, com o tempo o resultado será cada vez melhor. Busque sempre um esteticista para realizar esse serviço.

4. Máscara facial

Caseiras ou compradas em farmácia, existem diversos tipos de máscaras faciais que podem te ajudar a fechar os poros. As máscaras, além de fazerem parte de um momento de skincare, podem trazer muitos benefícios ao controle da oleosidade.

Procure na internet a máscara mais adequada ao seu tipo de pele e faça o teste. Existem também algumas receitas caseiras que podem ajudar nesse objetivo.

5. Argila verde

Você já ouviu falar da máscara de argila verde? Pois saiba que esse é um ótimo produto para poros dilatados. Além disso, ela ajuda a regular a oleosidade da pele e diminuir a incidência de cravos e espinhas.

argila verde
A argila verde é um poderoso antioxidante e proporciona benefícios à pele. (Imagem: Voyagerix/iStock)

A argila verde é antioxidante, portanto retira o sebo dos poros e ainda dá um efeito matte à pele. Sua aplicação é bem simples e pode ser feita em casa. Basta aplicar com um pincel na pele limpa e esperar o tempo indicado na embalagem. Depois enxágue com água em temperatura ambiente.

6. Hidratação

Se você ainda não sabe, guarde essa informação para sempre: hidratação é para todo tipo de pele; inclusive as oleosas! Seu desafio será encontrar o produto que terá melhor resultado no controle de oleosidade do seu rosto.

Existem diversos tipos de hidratantes faciais no mercado, mas se estiver em dúvida busque orientação de um dermatologista. Aplique o hidratante depois de lavar o rosto.

7. Procedimentos estéticos

Para quem deseja complementar os cuidados diários e ter um resultado mais definitivo, vale a pena buscar um tratamento para poros dilatados nas clinicas dermatológicas. O microagulhamento e o laser fracionado são os mais indicados para esse fim.

microagulhamento
Os procedimentos estéticos podem auxiliar os cuidados diários. (Imagem: puhhha/iStock)

O microagulhamento é um procedimento que visa estimular a produção de colágeno. Mas ao fazer pequenos furos no rosto, a pele cria uma breve inflamação que pode também reduzir os poros e equilibrar a oleosidade.

Já o laser fracionado tem como finalidade diminuir o tamanho dos poros e revitalizar o rosto. Por ser muito potente, ele alcança camadas profundas da pele e promove uma regeneração celular, levando ao fechamento dos poros de forma mais rápida.

De qualquer modo, é importante consultar um dermatologista antes de iniciar qualquer tipo de procedimento estético. Além disso, um profissional especializado é a fonte certa para indicar os melhores produtos para o seu rosto.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados