Faça uma busca
|
Publicado em: 19 de setembro de 2021

Preenchimento labial: quem pode fazer, como é feito e preço

O procedimento, que é o queridinho das celebridades, pode custar até 5 mil reais.

Imagem: Aleksandr Rybalko/iStock

É oficial: o preenchimento labial está em alta! O procedimento estético, que é o queridinho das celebridades, se tornou comum em consultórios dermatológicos. Mas não só ele!

Outros procedimentos bastante pedidos são a bichectomia (diminuição da gordura da bochecha), a dimpleplastia (cirurgia para fazer covinhas) e até a lipoaspiração nas axilas!

Muitos famosos como Anitta, Gusttavo Lima, Luísa Sonza e Diego Hypolito já aderiram ao preenchimento labial. Mas engana-se quem pensa que só as celebridades buscam esse tipo de procedimento estético.

O que é e quem pode fazer?

O preenchimento labial é considerado um procedimento minimamente invasivo, e não uma cirurgia. Com uma agulha ou cânula, é feita a introdução de uma substância nos lábios, geralmente ácido hialurônico. Não há necessidade de anestesia geral, sendo realizado no consultório do médico.

Mas não são só dermatologistas que aplicam a injeção nos lábios. O preenchimento é bastante requisitado também em consultórios dentários. A estética se juntou com a odontologia para realizar esse tipo de procedimento orofacial – assim como o botox – como parte integradora do visagismo na odontologia.

Por que fazer o preenchimento labial?

O procedimento pode ser indicado para pessoas insatisfeitas com o volume ou a projeção labial e sinais de envelhecimento. Quem se incomoda com a assimetria labial ou quem passou por procedimento dentário também procura a intervenção.

A exposição excessiva ao Sol e o tabagismo são agravantes para a saúde dos lábios e podem deixá-los com aspecto mais enrugado e flácido, o que pode levar à indicação do preenchimento labial.

Apesar de ser um procedimento minimamente invasivo, deve ser tratado com seriedade. Se você tem interesse, procure um profissional de confiança e cheque as referências dele antes de tomar qualquer decisão.

Quanto tempo dura o preenchimento labial?

preenchimento labial
O preenchimento labial pode ser a solução para quem busca um visual mais harmônico e simétrico. (Foto: Vagengeym_Elena/iStock)

Temporário

O tipo de preenchimento mais recomendado pelos especialistas é o de ácido hialurônico, que dura cerca de 12 meses. O ácido hialurônico serve ainda para hidratar os lábios.

Semipermanente

A gordura autógena (do próprio corpo) é retirada normalmente das regiões com culote ou da face interna dos joelhos. Porém, também pode ser obtida através da lipoaspiração. Uma das vantagens desta técnica é que não há rejeição da substância, por ela ser extraído do corpo do próprio paciente.

O método é considerado semipermanente porque o corpo absorve de 30% a 40% do enxerto. No entanto, caso o paciente tenha um ganho de peso, as células de gordura, que são vivas, podem aumentar, resultando em lábios desproporcionais.

Outros métodos de preenchimento semipermanente são os realizados com hidroxiapatita de cálcio e polilactona. Ambas substâncias não são indicadas pelos médicos pois podem causar problemas como a formação de granulomas e nódulos.

Permanente

O preenchimento labial permanente é feito com silicone ou polimetilmetacrilato (PMMA). Ambas são substâncias sintéticas que não são produzidas pelo organismo, e isso torna o procedimento um pouco mais delicado. Nesse sentido, o preenchimento permanente pode causar reações adversas, como inflamações e infecções difíceis de tratar.

Além disso, a noção estética pode mudar com o tempo e o tamanho dos lábios pode não fazer mais sentido.

Antes e depois do preenchimento

antes e depois preenchimento labial
Antes e depois do preenchimento labial. (Foto: privetik/iStock)

Os efeitos colaterais podem variar de pessoa para pessoa. Mas, é importante tomar alguns cuidados, como:

  • Não tocar, massagear ou apertar a área.
  • Evitar o uso de maquiagem no dia do procedimento.
  • Não fazer esforço físico por 24 horas.
  • Não aplicar cremes ou pomadas na região por cerca de 48 horas.
  • Evitar exposição ao sol e usar protetor solar.
  • Evitar fazer outros procedimentos como limpeza de pele, peeling e microagulhamento por cerca de 30 dias.

Quanto custa o preenchimento labial?

É importante ressaltar que o preço do procedimento pode variar de médico para médico e pode depender também dos produtos utilizados, da técnica e da região.

Mas é fundamental pesquisar um profissional qualificado para aplicar o preenchimento e evitar problemas futuros.

Assim, o procedimento pode variar de 1.000 a 5.000 reais. Desconfie de qualquer valor muito abaixo da referência e confirme a qualidade dos materiais utilizados no procedimento.

Preenchimento labial masculino

preenchimento labial homem
Homens procuram cada vez mais o preenchimento labial. Alguns famosos como Gusttavo Lima e Wesley Safadão são adeptos do procedimento. (Foto: Prostock-Studio/iStock)

Engana-se quem pensa que só mulheres procuram o preenchimento labial. Homens também procuram melhorar a autoestima e deixar o rosto mais harmônico com alguma correções. O ginasta Diego Hypolito fez o procedimento em 2019 e ficou satisfeito com o resultado.

Além do preenchimento labial, alguns homens procuram a harmonização facial como forma de melhorar a aparência e, com isso, de se sentirem mais confiantes. Entretanto, procedimentos para reverter a harmonização também têm se tornado cada vez mais comuns, principalmente em casos que a aparência foge muito do aspecto natural. Por isso, pense muito bem antes de realizar qualquer procedimento estético.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close