Primer facial: entenda para que serve e como usar antes da make

O primer facial é utilizado em maquiagens com o objetivo de aumentar a duração da make e suavizar poros e linhas de expressão. Saiba mais!

Julia Monsores | 19 de Agosto de 2021 às 15:50

nemchinowa/iStock -

Aplicar a ordem correta dos produtos de beleza é fundamental para garantir resultados satisfatórios na maquiagem, aumentando seu tempo de duração – principalmente nos meses mais quentes, em que a make costuma sair mais rapidamente. Para evitar essa situação, o primer facial é um produto popular e muito utilizado como a primeira etapa da maquiagem.

Além de ajudar a fixar a maquiagem, ele também suaviza a aparência da pele, dando um aspecto mais “aveludado” ao rosto. Existem três tipos de primer, para diferentes áreas do rosto: pele, boca e olhos.

Confira um guia com as principais questões sobre esse produto. E aproveite para conferir também uma seleção com 11 itens que não podem faltar na sua maleta de maquiagens!

Qual é a função do primer facial?

Como comentamos, saber qual é o momento certo de aplicação de cada um dos produtinhos é fundamental para garantir os resultados desejados e evitar situações chatas, como a baixa fixação e o craquelamento da sua make.

Por isso, é importante conhecer não apenas o momento certo de aplicar seus produtos de skincare, mas também de suas maquiagens.

De forma geral, o primer funciona como uma primeira camada que sela a pele e diminui a aparência dos poros. Como o nome indica (primer = primeiro), ele deve ser utilizado antes da maquiagem; após as etapas de limpeza, hidratação e aplicação do filtro solar adequado ao seu tipo de pele.

São funções do primer facial:

Como usar o primer?

Mantenha o cuidado com sua pele em dia. (Imagem: Ridofranz/iStock)

Assim como outras maquiagens, como bases e corretivos, o primer facial pode ser aplicado utilizando a ponta dos dedos, pincéis ou esponjas próprias para make. A escolha fica a seu critério!

No entanto, é importante se atentar para não usar demais o produto; o correto é aplicar uma fina camada, suficiente para ser espalhada por todo o rosto. Além disso, outra dica é aplicar nos locais de maior oleosidade do rosto. Então, se você tiver a pele mais oleosa, pode aplicar por toda a extensão do rosto. Se tiver a pele mais seca, evite os locais mais secos.

Caso queira aumentar a duração daquele batom que você ama, mas que sai com muita facilidade, use o primer labial, aplicando-o com pequenas batidinhas. Faça o mesmo na região dos olhos, aplicando o primer específico para esta área, com movimentos suaves, antes de passar o seu corretivo.

Após a aplicação do primer facial, espere alguns instantes até que o produto seque e, em seguida, aplique os demais produtos da sua rotina de maquiagem: base, corretivo, pó e outros.

Vale destacar que alguns primers possuem aromas em sua composição. Então, caso o cheiro seja incômodo para você, opte por versões sem aromas.

Pode usar o primer facial todos os dias?

Use produtos de acordo com o tipo da sua pele. (Imagem: Ridofranz/iStock)

Você pode aplicar o primer facial todos os dias. No entanto, vale a pena consultar sua dermatologista e pedir indicações das marcas mais confiáveis, que utilizam produtos mais naturais e menos agressivos à pele.

Isso porque há muitas opções que têm em suas composições produtos como o silicone, que agridem a pele e prejudicam a renovação celular.

Além disso, consulte com sua dermatologista sobre qual é a melhor opção para o seu tipo de pele (oleosa, seca, mista ou sensível).

E lembre-se também de retirar o produto antes de dormir, utilizando um removedor de maquiagem, de preferência natural. A retirada da make é fundamental para evitar problemas como espinha e envelhecimento celular precoce.