Faça uma busca
|
Publicado em: 16 de março de 2021

Como escolher esponjas de maquiagem?

Conheça os tipos de esponjas de maquiagem disponíveis e descubra qual é a mais adequada pra você.

Imagem: Massonstock/iStock

A principal escolha dos maquiadores profissionais para a aplicação de bases e corretivos, as esponjas de maquiagem têm muitas vantagens. Além de serem anatômicas, ou seja, fáceis de segurar e manusear, dão um acabamento perfeito à pele. Mas cada uma delas tem suas particularidades.

Leia também: Como limpar pincel de maquiagem? Veja 3 truques infalíveis

Atualmente no mercado é possível encontrar diversos modelos de espojas. Depois da precursora beauty blender, que tem o formato de gota, muitas outras surgiram. Porém, essa variedade de estilos e tamanhos pode confundir na hora de comprar.

Por isso, selecionamos as esponjas de maquiagem mais comuns e explicamos como usar cada uma delas. Com essas informações, você conseguirá escolher a esponja correta para suas necessidades e garantir uma make perfeita.

Como usar as esponjas

esponjas beauty blender
As esponjas podem te ajudar a ter uma maquiagem mais uniforme. (Imagem: Mariia Kokorina/iStock)

As esponjas de maquiagem têm como função oferecer um acabamento perfeito no uso de cosméticos cremosos. Portanto, ao usar base líquida ou corretivos, por exemplo, dê preferência ao uso da esponja ao pincel. E para usá-las é bastante simples.

Antes de aplicar a maquiagem na esponja, umedeça-a para que ela não absorva tanto o produto. Você perceberá que ela aumentará de volume, e isso é normal e um ponto positivo, pois facilitará a aplicação. Em seguida, aplique dando leves batidinhas na pele para o acabamento ficar melhor.

Tipos de esponjas de maquiagem

1. Gota

esponjas gota
A esponja gota é a mais fácil de encontrar e de usar. (Imagem: Flopaganifoto/iStock)

Esse talvez seja o modelo mais comum e fácil de usar. A base mais larga é ideal para espalhar a base no rosto. Já a ponta, por ser mais fina, é perfeita para alcançar os cantinhos, como canto dos olhos e contorno do nariz. Há também uma versão mini gota, que vale muito a pena para maquiar a área dos olhos.

Existe ainda uma outro tipo de esponja gota, que tem um desenho um pouco diferenciado. Esse tipo tem um recorte no meio dando uma ideia de cintura à esponja. A parte mais gordinha é perfeita para esfumaçar o contorno, principalmente na região da mandíbula.

2. Esponja triangular

esponja queijinho
Geralmente, esse tipo de esponja é descartável. Fique atento! (Imagem: Serg Garkus/iStock)

Também conhecida como queijinho, esse tipo de esponja, geralmente, é mais firme do que as outras. Além disso, não precisa umedecer, pois é feita de látex. Ela é ideal para você fazer o contorno do rosto e passar nas áreas mais difíceis e sensíveis, como em volta do nariz e dos olhos.

3. Esponja cilíndrica

esponja cilíndrica
Apesar de ser mais difícil de usar, garante um acabamento incrível na pele. (Imagem: RomanKyryliuk/iStock)

Essa talvez seja a esponja que seja mais complicada de usar, pois possui um corte reto nas duas pontas. Mas apesar dessa característica, com uma certa prática você descobrirá suas qualidades.

Ela é ótima para espalhar a base na testa e pescoço, para aplicar corretivo e também fazer contornos perfeitos.

4. Esponja retangular

esponjas para base
Se você é iniciante, comece por esse tipo de esponja. Mas não deixe de testar as outras. (Imagem: DmitriyKazitsyn/iStock)

Se você está começando nesse mundo da automaquiagem, a esponja retangular é a escolha ideal. De fácil uso, ela é mais indicada para espalhar o produto por grandes áreas do rosto.

Portanto, não é muito adequada para o contorno dos olhos. Sendo assim, tenha outros tipos de esponja para completar o acabamento.

5. Esponja de silicone

esponja de silicone
Por não absorver o produto, ela passar tudo para sua pele. Portanto, aplique só o necessário. (Imagem: melimey/iStock)

Menos comum, mas muito eficiente, a esponja de silicone tem seus atributos. Se você quiser espalhar a base de forma uniforme e sem dificuldade, ela é uma ótima escolha. Transparente e flexível, ela também é fácil de limpar e não vai absorver seus produtos caros.

Como limpá-las

As esponjas de maquiagem normalmente são muito fáceis de limpar. Você deve fazer a higiene sempre que perceber que ela está com excesso de produto. Nesse caso, coloque-a em água fria com um pouco de sabão neutro. Em seguida, esfregue delicadamente até formar espuma. Depois, lave para tirar o produto e repita o processo até não sair mais nada na água.

Cuide sempre das esponjas para que elas durem por bastante tempo. Sendo assim, não deixe elas sujas e lave sempre que necessário. Mas se elas começarem a esfarelar ou surgir alguns buracos, é hora de trocar!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados