Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 19 de maio de 2019

10 maneiras de diminuir a ingestão de gordura

Diminuir o consumo de gordura ajuda a manter as artérias limpas e o coração forte.

Imagem: Mizina/iStock

A gordura é um dos alimentos mais apreciados, por ser saborosa e versátil; ela pode ser cremosa, crocante e, às vezes, ambas as coisas ao mesmo tempo. Mas, embora ninguém precise renunciar aos prazeres que ela proporciona, uma grande quantidade de gordura pode estar escondida na sua dieta graças a hábitos de cozinhar e comer que podem ser modificados facilmente, sem sacrificar o sabor.

1 – Escolha carnes magra

O curioso é que devemos evitar as carnes consideradas “de primeira”, pois são ricas em gordura saturada. Prefira carnes mais magras, mesmo que tidas como “de segunda” ou “de terceira”. Elas incluem os cortes bovinos e
suínos dos flancos dos animais.

2 – Congele e refrigere

Retirar a gordura visível da carne já elimina um bocado de gordura saturada. Para facilitar, deixe a carne no freezer por 20 minutos, pois isso a torna mais firme e a gordura dispersa fica mais visível. Ao preparar sopas, ponha o caldo na geladeira por uma noite e então retire a gordura que se
acumular na superfície.

3 – Faça lanches saudáveis

Salgadinhos podem conter tanta gordura saturada quanto um bife. Prefira beliscar legumes picados com molho de salada.

4 – Mude para os desnatados

O leite integral contém quase a metade de suas calorias sob a forma de gordura; já o desnatado quase não tem gordura e, portanto, contém menos calorias. Se não gostar de leite desnatado, comece com o semidesnatado e inclua o desnatado aos poucos. Nas receitas, utilize o desnatado.

5 – Use recheios light no pão

Experimente versões com pouca gordura (light) de margarina, requeijão
e similares ou use alternativas com pouca gordura, como iogurte de frutas light, queijo cottage, mel e geleias diet.

6 – Retire a pele do frango

Cerca de metade da gordura do frango está na pele, que se pode conservar durante o cozimento para manter a carne úmida, mas deve-se retirar antes de comer – sobretudo a das coxas, que contêm mais do que o dobro da gordura do peito, mesmo sem pele.

7 – Tire vantagem do teflon

Por que usar margarina se as panelas antiaderentes eliminam a necessidade de gordura? Se ainda quiser untar a frigideira, use um spray de uso culinário.

8 – Esqueça as frituras

Mesmo com óleos mais saudáveis, as frituras acrescentam calorias de gordura das quais se pode abrir mão. Prefira assar e grelhar, que requerem menos gordura e dão sabor a bifes, frango, peixes e legumes macios (como pimentões e berinjelas).

9 – Misture as carnes

Quando as receitas pedirem carne moída, substitua a metade por carne de aves com menos gordura ou legumes picados.

10 – Modifique as receitas

Ao assar alimentos como pães, bolos, tortas etc., experimente usar apenas metade da quantidade de ingredientes gordurosos (como manteiga e óleo) e substituí-los pela mesma quantidade de molho de maçã ou purê de frutas, como o de ameixas.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados