Os alimentos contribuem mais para a saúde da pele e combater o surgimento de rugas do que muitas pessoas imaginam. A alimentação saudável é refletida diretamente na aparência da pele – assim como a alimentação inadequada. Alguns nutrientes também beneficiam a pele quando aplicados externamente, aliás, fato conhecido pelas mulheres ao longo da história e em todo o mundo. A ciência moderna mostra fortes indícios dos benefícios de determinados nutrientes e do mecanismo exato de como eles melhoram a condição da pele. Frutas, hortaliças e peixes foram considerados vitais para a saúde da pele. E não se trata apenas do que você come. Ao longo de toda a história, as mulheres também aplicaram alimentos diretamente sobre a pele para melhorar sua aparência.

Leia também como retardar o aparecimento das rugas em outra de nossas matérias

Dieta antirrugas

Ao estudarem a alimentação de 453 australianos, gregos e suecos, dermatologistas verificaram que uma dieta saudável não apaga as marcas deixadas por anos de exposição solar ou pelo tabagismo, mas pode ajudar. Veja o que comer e o que evitar:


Coma mais
Azeite de oliva
Peixe Leite desnatado
Água e chá
Frutas e hortaliças
Ovos
Castanhas e nozes
Feijões e vagens

Coma menos
Manteiga
Carne vermelha
Leite integral
Refrigerantes
Bolos e doces
Margarina
Batatas


Alimentação saudável

Os nutrientes a seguir preservam e melhoram a saúde e a aparência da pele. Isto é, todos estão presentes em alimentos que você pode incluir com facilidade no dia a dia. Acima de tudo, para manter a pele bem hidratada, o que ajuda a evitar rugas e linhas de expressão, também é importante ingerir bastante líquido.

Veja nossas dicas sobre beber mais água

1 Antioxidantes

De fato, os antioxidantes contidos nos alimentos ricos em vitaminas A, C e E são essenciais para a produção de colágeno, um grupo de proteínas fibrosas presentes no corpo todo. Às vezes denominado cola do corpo, o colágeno tem papel essencial na manutenção da firmeza e da elasticidade cutânea. Os antioxidantes tonificam a pele e fortalecem os pequenos vasos sanguíneos superficiais, estimulando o processo de cicatrização. Para obter diversos antioxidantes, coma frutas e hortaliças bem coloridos, desde cenoura e abóbora até brócolis, abacate e pimentão. Acrescente frutas vermelhas, como o morango e o cassis, para resultados ainda melhores.

2 Licopeno

Fitonutriente das frutas vermelhas e hortaliças, como tomate e pimentão, o licopeno protege do envelhecimento prematuro da pele e dos efeitos prejudiciais dos raios do sol. Um estudo constatou que a ingestão diária de massa de tomate reduz em 40% as lesões cutâneas provocadas pela exposição ao sol.

3 Ômega-3

Esses ácidos graxos são encontrados em altas concentrações em peixes gordurosos. Salmão, cavalinha e sardinha são vitais para as células cutâneas. de fato, os dermatologistas recomendam a ingestão de peixes gordurosos no mínimo duas vezes por semana. Ainda que você não coma peixe, pode recorrer ao óleo de linhaça ou aos suplementos para obter o ômega-3.

36% é em quanto se reduz a chance de você desenvolver rugas profundas se comer diariamente várias porções de frutas e hortaliças ricas em vitamina C.

4 As vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B, principalmente a B12, são essenciais para o crescimento e a divisão das células. Na pele há substituição contínua das células velhas por células novas, o que torna necessária principalmente a boa nutrição. Toda proteína de origem animal é rica em vitaminas do complexo B, sobretudo ovos, peixes de carne branca, frutos do mar, carnes magras e laticínios. Além disso, as fontes vegetais são hortaliças verdes, grãos e frutas secas.

5 Zinco

É encontrado principalmente em frutos do mar, mas também em leguminosas, sementes de abóbora, pão integral e outros cereais integrais. Desse modo, ele estimula a capacidade de cicatrização rápida da pele e ajuda a evitar infecções cutâneas.

Líquidos

Sobretudo, beba líquidos não alcoólicos, inclusive chás de ervas e sucos. Portanto modere o consumo de café ou refrigerantes do tipo cola. O chá-verde, rico em antioxidantes, por certo, é muito bom para a pele.

E, acima de tudo, o fumo é um dos maiores vilão da história das rugas, e você pode optar por não fumar.

Saiba mais sobre isso na matéria sobre o cuidado com sua pele.