Provavelmente, todos reconhecem o sabor, mas será que conhecem os benefícios da romã? Além de ser uma boa fonte de potássio, também contém vitamina C e fibra. A fruta e seu suco são ricos em antocianinas e ácido elágico, que possuem propriedades antioxidantes.

A romã possui uma casca vermelho-escura, quase roxa, e rígida. O interior é repleto de sementinhas comestíveis localizadas em compartimentos denominados arilos e separadas por uma membrana amarga de cor creme. Pois essas sementinhas podem trazer melhorias para a saúde. Saiba mais abaixo!

Benefícios da romã para a saúde

1. Auxilia no tratamento do câncer de próstata

Pesquisadores da Universidade da Califórnia mediram o nível do antígeno específico da próstata (PSA, na sigla em inglês) no sangue de alguns pacientes; exame que auxilia no diagnóstico de câncer.

beneficios da roma
Fonte: jarun011/iStock

Descobriram que o consumo de 237 ml de suco de romã todos os dias diminuiu de forma significativa os níveis de PSA em pacientes que já haviam sido tratados da doença.

2. Diminui os níveis de colesterol

Pesquisas mostram que o suco de romã contém duas a três vezes mais antioxidantes que a mesma quantidade de vinho tinto ou chá-verde; pois as antocianinas contribuem de forma decisiva para o poder antioxidante da romã.

Faça uma vitamina refrescante de romã, rico em antioxidantes e vitamina C. Descasque uma laranja. Em seguida, bata no liquidificador a laranja cortada (sem caroço), 1 copo (250 ml) de suco de romã e 1 xícara (250 g) de iogurte de frutas vermelhas até a mistura ficar homogênea. Sirva imediatamente.

Portanto, a ingestão diária de apenas 1⁄4 de xícara de suco de romã pode melhorar a saúde cardiovascular por reduzir, de modo significativo, a oxidação do LDL-colesterol.

3. Diminui a pressão arterial

Graças aos altos níveis de antioxidantes do suco de romã os pesquisadores também descobriram que ele pode ser importante no combate à hipertensão arterial.

pressão arterial
Fonte: AndreyPopov/iStock

4. Melhora a disfunção erétil

Segundo estudo publicado no International Journal of Impotence Research, a ingestão diária de cerca de 235 ml de suco de romã 100% puro pode ajudar no tratamento da disfunção erétil e da impotência.

Ao final do estudo, 47% dos participantes relataram melhora em suas ereções com o consumo de suco de romã.

5. Reduz as chances de ter Alzheimer

O risco de desenvolver Alzheimer é 76% menor em pessoas que tomam o suco pelo menos três vezes por semana, em comparação com aquelas que tomam menos de uma vez por semana. Provavelmente, por causa dos altos níveis dos antioxidantes chamados flavonoides presentes no suco.

tipos de demencia
Fonte: 3DSculptor/iStock

Esses antioxidantes neutralizam os radicais livres, pois destroem as moléculas que atacam células e contribuem para a formação de placas no cérebro. Já foi comprovado que o suco de romã ajuda a prevenir doença semelhante à de Alzheimer em camundongos.

Fique atento à interação com medicamentos

Embora os benefícios do suco de romã sejam óbvios, existem alguns relatos de complicações advindas de seu consumo por pessoas que fazem uso de medicação para o coração. Portanto, portadores de doenças cardíacas devem consultar um médico antes de consumir regularmente o suco.

O consumo simultâneo de romã e medicamentos para a pressão pode causar diminuição drástica da pressão.

A romã pode interferir também no processamento de medicação pelo fígado. Além disso, a ingestão da fruta ou do suco também pode potencializar os efeitos colaterais de alguns medicamentos. Entre esses medicamentos estão:

  • fluoxetina;
  • codeína;
  • ondansetrona;
  • inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) (captopril).

Prepare o suco de romã

Para usufruir dos benefícios da romã você pode consumi-la in natura ou preparar um suco para saborear quando quiser. Mas a melhor parte é que é super fácil de fazer.

beneficios da roma
Fonte: PicturePartners/iStock

Ingredientes

  • 1 romã
  • 1 copo de 300 ml de água
  • Açúcar ou adoçante

Modo de preparo

  1. Corte a romã ao meio e retire as sementes em água corrente. Depois descarte a casca e as membranas da fruta.
  2. Em seguida, leve as sementes para o liquidificador e bata até que elas se quebrem por completo.
  3. Peneire o líquido em um recipiente, pressionando as sementes na peneira para que saia todo o sumo. Ao final, despeje o sumo novamente no liquidificador.
  4. Agora, deixe misturar com 300 ml de água até ficar homogêneo.
  5. Acrescente gelo e adoce a gosto.

Atenção:
Nunca se automedique. Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.