Faça uma busca
|
Publicado em: 29 de agosto de 2019

6 benefícios dos exercícios para os adolescentes

Pesquisas recentes mostraram que, ao contrário da crença popular, os adolescentes desejam se exercitar mais. Consciente de sua vida de sedentarismo diante da TV, a maioria deseja se tornar mais ativa e, curiosamente, quer fazer isso com os pais.

Imagem: Rawpixel/iStock

Os adolescentes, como as crianças, são beneficiados pela atividade física regular. Embora possa parecer que seu filho adolescente não dá atenção ao que você diz, você ainda é um modelo. Em geral as ações valem mais do que as palavras, portanto, dê o exemplo.

Embora gostem de assumir o controle, os adolescentes precisam de orientação. Reserve um tempo para estar presente caso seu filho pratique um esporte e parabenize-o pelas conquistas. Incentive-o a ter bom condicionamento físico e saúde, mas não se concentre no peso corporal. Se ele estiver acima do peso, aborde a questão com cuidado e sensibilidade.

O importante é que a prática regular de exercícios proporciona condicionamento físico e pode ter impacto real na autoimagem, aumentando a segurança e a autoestima. Confira abaixo 6 benefícios dos exercícios para os adolescentes!

1

Adolescentes passam grande parte do tempo ocupados com a escola e as provas. O exercício físico é uma das melhores formas de desacelerar e também estimula a capacidade de aprendizado.

2

Estudos mostram que adolescentes ativos tendem a ser menos solitários e tímidos, têm menos sentimentos de desamparo e maior autoestima.

3

Aderir a um programa de treinamento ou à prática regular de um esporte pode promover a adesão a outros programas, como aulas de reforço ou redação.

4

O exercício consome tempo e energia e, assim, reduz a chance de que o adolescente se sinta entediado e insatisfeito. Um jovem ávido por obter força e condicionamento físico pode se sentir menos tentado a experimentar drogas e álcool.

5

O exercício aeróbico parece ter efeito positivo sobre o comportamento, o estresse e a ansiedade. A atividade libera endorfinas, que contribuem para a sensação de bem-estar. Em uma fase de oscilações de humor associadas aos hormônios, quanto mais endorfinas, melhor.

6

O exercício é um excelente canal para liberar a pressão e melhora o comportamento agressivo.

Leia também: 21 alongamentos e exercícios de força para fazer em casa

fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close