Faça uma busca
|
Publicado em: 3 de abril de 2020

7 hábitos que você deve abandonar segundo esses especialistas

Alguns "hábitos saudáveis" na verdade não são tão saudáveis assim... Veja quais são eles!

Imagem: Bumblee_Dee/ Istock

Já parou para pensar que alguns hábitos supostamente saudáveis talvez não sejam tão úteis, afinal de contas? Eis 7 deles que você pode abandonar agora mesmo!

1 . Colchão duro

Dizem que dormir em colchão duro impede ou reduz dores nas costas, mas, na verdade, se for duro demais, o colchão aumentará a pressão sobre pontos pesados como os quadris e os ombros. Por outro lado, um colchão mole demais não dá suporte necessário para permitir movimentos apropriados. Em ambos os casos, a pessoa acorda com dor e enrijecida. 

Os estudos mostram que um colchão de firmeza média dá o apoio ideal para prevenir mais lesões. 

DR. NEEL ANAND, professor clínico

2 . Sucos orgânicos

Os sucos têm a fama imerecida de saudáveis. Claro, você obtém vitaminas e sais minerais ao consumi–los, mas também ingere muito açúcar. No entanto, o pior aspecto dos sucos é que tiram das frutas, legumes e verduras as fibras que atenuam a reação glicêmica, contribuem para a saciedade e promovem a regularidade intestinal. Por isso, não hesite: é melhor comer as frutas e legumes.

DRa. EMILY BRAATEN, nutricionista

3 . Antiácidos em quase todas as refeições

Ter refluxo nem sempre significa ter excesso de ácido no estômago. Bem mais comum do que se pensa é ter ácido de menos no estômago, o que pode enfraquecer o esfíncter esofágico inferior e agravar o problema. 

Alguns medicamentos antiácidos, como os inibidores da bomba de prótons (IBPs) – o omeprazol e o lansoprazol, por exemplo – aliviam os sintomas, mas não resolvem o problema. E mais: se usados por um período superior a um ano, podem aumentar o risco de problemas sérios como infarto, doença renal crônica, infecções, demência e absorção reduzida de vitaminas e sais minerais. 

Mas atenção: se você toma um IBP, só abandone a medicação com a orientação do médico. 

DRa. KAREN BRENNAN, nutricionista

4 . Lavar o rosto duas vezes por dia

Este é um conselho de rotina no tratamento de pele, mas não serve para todos. Para quem tem a pele muito oleosa, provavelmente é bom lavar o rosto duas vezes por dia. Mas, para quem tem pele seca, isso pode ressecar ainda mais. 

É preciso lembrar que é possível lavar demais o rosto, e duas vezes não é o número mágico para todas as pessoas.

DR. ALAN PARKS, dermatologista

5 . Índice de massa corporal (IMC)

O IMC é um modo de medir a saúde de alguém que, além de antiquado, cria confusão e até uma representação errada da composição do organismo. Para determinar o IMC, os únicos fatores levados em conta são peso e altura, o que exclui completamente a densidade óssea e a massa muscular. Ou seja, um halterofilista musculoso pode terminar facilmente na categoria gordo/obeso de acordo com a tabela do IMC. 

Essa visão pode provocar tentativas desnecessárias e equivocadas de emagrecer e criar expectativas não realistas.

JESSICA CIFELLI, personal trainer

6 . Sabonete antibacteriano

O uso contínuo de sabonete antibacteriano pode aumentar o risco de resistência das bactérias a determinados ingredientes desse tipo de produto. A melhor maneira de lavar às mãos é com água e sabonete comum, tomando o cuidado de limpar entre os dedos.

DR. ROB DANOFF, osteopata

7 . Alongamentos estáticos

Já se acreditou que os alongamentos estáticos antes dos exercícios preveniam lesões e melhoravam o desempenho. No entanto, novas pesquisas não confirma que reduzam lesões. Eles podem até diminuir a força muscular. Já os alongamentos dinâmicos, em que se alongam os músculos com movimentos controlados, são uma boa alternativa antes dos exercícios.

DR. NARESH RAO, osteopata 

Confira mais hábitos saudáveis em nossa seção de saúde!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close