7 mitos sobre comida congelada desvendados

Quanto tempo a comida congelada dura? Pode degelar na pia? Tem menos nutrientes? Resolva essas e outras dúvidas no artigo!

Iana Faini | 22 de Fevereiro de 2020 às 12:00

- BravissimoS/iStock

Só porque é comida congelada não quer dizer que não seja saudável – ou gostosa. E, além disso, congelar alimentos pode ser muito útil para manter uma alimentação saudável na correria do dia a dia. Confira as dicas a seguir e bom apetite!

7 mitos sobre comida congelada

Antigamente existia um grande preconceito com as comidas congeladas, porém, com o passar do tempo as pessoas foram entendendo que era totalmente possível manter uma dieta saudável enquanto se consumia comida congelada. 

Leia também: 10 dicas para fazer refeições saudáveis no dia a dia 

Além disso, o hábito de congelar alimentos ajuda na economia doméstica. Porque o congelamento de alimentos ajuda na redução de contas e ainda possibilita que você tenha alimentos fresquinhos e saudáveis por mais tempo em sua casa.

Portanto, reunimos aqui uma lista com 7 mitos super comuns na nossa sociedade e que precisam ser desmistificados! Sendo assim, sem mais delongas, confira os mitos.

1. Não se pode congelar tudo

Imagem: Qwart/istock

 

Em termos de segurança, não há nada que não se possa congelar; a questão é apenas a qualidade. A textura de alguns alimentos, como leite e queijo, podem mudar depois do congelamento, mas seu consumo ainda será perfeitamente seguro.

2. A comida deve ir na mesma hora para o congelador

Só porque aqueles peitos de frango foram embalados no supermercado não quer dizer que estejam prontos para o congelador.  As embalagens comuns de carne permitem a entrada de ar e, com ele, de bactérias que baixam a qualidade da carne, diz Caroline. Reembale o alimento em papel próprio para o congelador e tire o máximo possível de ar antes de congelar. Quanto aos legumes frescos, escalde-os antes de congelá-los.

3. Recongelar não é seguro

Se descongelou dentro da geladeira, você pode pôr o alimento de volta no congelador, diz Caroline. Mas atenção: a qualidade pode se degradar depois do segundo congelamento.

4. Jogar água quente sobre a comida é seguro para degelar

Não, isso pode fazer mal à saúde. "Partes de seu item podem ficar congeladas enquanto outras estão quentes e até começaram a cozinhar", diz Jenna. Além de ficar malcozido, parte do alimento pode entrar na zona de temperatura perigosa. Se não puder esperar o degelo na geladeira, o Departamento de Agricultura dos EUA recomenda pôr o alimento congelado numa vasilha com água fria e trocar a água de meia em meia hora.

5. Toda comida congelada é rica em sódio

Muitos fabricantes estão atentos à preocupação dos consumidores com a saúde e vêm reduzindo o teor de sal. Examine o rótulo com atenção.

6. É seguro degelar na bancada da pia

Esse provavelmente é o maior responsável pelo degelo inseguro, diz a nutricionista Caroline Passerrello, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética dos EUA. Degele os alimentos dentro da geladeira, onde estará a salvo da "zona perigosa" - entre 5 ºC e 60°C - temperatura em que as bactérias prosperam. É claro que degelar dentro da geladeira leva mais tempo; portanto, planeje-se.

7. Frutas e legumes congelados não são saudáveis

As frutas e legumes costumam ser colhidos bem maduros e depois, em seis a dez horas, rapidamente congelados, diz a nutricionista Jenna Braddock, especializada em esportes. "O congelamento conserva o valor nutritivo", diz ela.

E agora que você descobriu a verdade relacionada a alguns mitos sobre comida congelada, descubra como congelar e descongelar alimentos corretamente. Assim, evitará desperdício de alimentos e ainda otimiza seu tempo durante a semana.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de nos seguir no Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de mais curiosidades e novidades!

Por Marissa Laliberte