5 causas surpreendentes de coceira na vagina que você precisa conhecer agora mesmo

A coceira vaginal é um desconforto apresentado por muitas mulheres. Veja algumas razões que podem causar o problema

Cadu Guarieiro | 28 de Abril de 2023 às 15:25

- Nitcharee Sukhontapirom/iStock

A coceira vaginal é um problema que pode afetar mulheres de todas as idades. Embora possa ser causada por condições médicas comuns, como infecções fúngicas, por exemplo, há algumas causas surpreendentes que podem ser a raiz do problema.

Apesar de incomodar bastante, a coceira vaginal, ou prurido vaginal, é um sintoma comum que pode ocorrer em diferentes locais da vagina e ser causado por diferentes razões. Sendo assim, é importante ter o acompanhamento de um ginecologista de confiança e estar sempre atenta a qualquer alteração na região íntima.

Leia também: Ginecologista explica benefícios de não usar calcinha durante o dia.

5 causas surpreendentes da coceira vaginal

Aprender sobre as causas da coceira vaginal pode ajudá-la a entender melhor seu corpo e tomar medidas preventivas para manter sua saúde íntima em dia. Pensando nisso, listamos algumas possíveis causas para a origem desse desconforto.

1. Alergia

Caso a coceira seja na vulva, é possível que a causa esteja relacionada à alergias e irritações na pele, podendo ser por substâncias, como sabonetes, lubrificantes, cloro, presente em piscinas, ou até mesmo pelo tecido da calcinha, principalmente se for sintético. Outras ações corriqueiras são capazes de ser prejudiciais para a região. Confira 10 hábitos comuns que podem pôr sua saúde vaginal em risco.

2. Candidíase

A candidíase é um infecção causada por um fungo chamado candida, e em alguns casos, além da coceira pode causar corrimento. A doença ocorre por diversos motivos como: roupas apertadas e úmidas, hábitos de higiene inadequados e até alimentação. Porém, ainda que comum, atenção nunca é demais! Aprenda a se previnir da candidíase recorrente.

3. Menopausa

A menopausa é o declínio natural nos hormônios produtivos femininos, e pode se manifestar de diversas formas, uma delas é a coceira vaginal. A queda de estrogênio, o hormônio sexual feminino, que ocorre durante o período acarreta em mudanças no tecido da vulva, podendo causar a coceira. Veja aqui como a alimentação pode aliviar os sintomas da menopausa.

4. Líquen

Líquen é uma doença de pele, que ainda não tem sua causa cientificamente definida, mas supeita-se que esteja relaciona à falta de estrogênio. Capaz de gerar uma coceira intensa, a condição requer exames de biópsia para ser diagnosticada.

5. Secura vaginal

A secura, ou ressecamento vaginal, acontece por razões físicas e também psicológicas, podendo causar desconforto durante o ato sexual e também coceira. Uma das razões para o ressecamento é o uso de anticoncepcionais por via oral. Se você suspeita que possa esat passando por esse problema, leia a nossa materia sobre ressecamento vaginal e possíveis tratamento.

 

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre a saúde vaginal? Veja algumas dicas para se proteger e praticar o sexo seguro.

Leia também

Menstruação durante a gravidez: é possível?

8 riscos à saúde surpreendentes na pós-menopausa

DSTs: saiba quais são as principais doenças sexualmente transmissíveis

Absorventes internos: 7 principais dúvidas respondidas

13 sintomas de menopausa precoce

6 coisas que você precisa saber sobre calcinha absorvente