Faça uma busca
|
Publicado em: 19 de março de 2020

Como escolher o alimento ideal para cada situação

Comer determinados alimentos antes de algumas atividades pode melhorar o seu desempenho. Eis como se abastecer para um dia de sucesso.

Imagem: marilyna/iStock

Pessoas não são automóveis, como você já deve ter notado. Usamos uma variedade enorme de combustíveis, e alguns são melhores do que outros para determinadas tarefas. Abasteça com o alimento certo e poderá turbinar a criatividade, a memória, a energia e muito mais. Apresentamos uma variedade de situações a especialistas em nutrição e perguntamos o que comeriam para se preparar melhor para cada desafio.

______________

Uma reunião importante

O que ingerir: Chá com um pouco de leite.

Por quê: “Chá-verde, chá-preto e oolong contêm o aminoácido L-teanina, que atravessa a barreira hematoencefálica, provoca calma mental e alivia a ansiedade, deixando a pessoa alerta. É o tônico perfeito antes de uma reunião importante”, dizem Tammy Lakatos Shames e Lyssie Lakatos, nutricionistas e autoras do livro Acelere seu metabolismo. “Além disso, o pequeno estímulo da cafeína do chá, insuficiente para provocar ansiedade, será uma vantagem mental. O cálcio do leite também ajudará a relaxar os músculos.”

Leia também: Conheça os benefícios dos chás para sua saúde

______________

Recuperar-se de poucas horas de sono

O que ingerir: No café da manhã, 1/2 litro de água mais café ou chá-verde, um ovo cozido ou mexido, uma fruta e 1/2 xícara de aveia. No almoço, peito de frango, brócolis no vapor e salada de quinoa e feijão-preto. No jantar, salmão, legumes no vapor e arroz integral.

Por quê: “A desidratação piora ainda mais a fadiga, e começar o dia com água neutraliza isso”, dizem Shames e Lakatos. “É bom se abastecer com uma mistura de carboidratos complexos, proteínas e fibras; ovo, fruta e aveia são uma combinação perfeita.” A aveia rica em fibras ajuda a manter a atenção durante o dia, dizem elas, citando um estudo que mostra que quem comeu cereais ricos em fibras pela manhã se sentiu 10% menos cansado, talvez porque as fibras mantêm equilibrados por mais tempo a glicemia e o nível de energia.

______________

Limpar o quintal

O que ingerir: Pão de grãos germinados com óleo de coco e abacate.

Por quê: Os carboidratos do pão lhe darão energia, explica a nutricionista Keri Glassman, fundadora do site nutritiouslife.com. O abacate e o óleo contêm muita gordura, que ajuda a manter a saciedade por mais tempo. (Portanto, nada daquelas desculpas “preciso parar para um lanchinho”!)

______________

Um dia resolvendo coisas na rua

O que ingerir: Aveia laminada, clara de ovo, frutas e nozes ou amêndoas.

Por quê: Começar um dia longo com um bom café da manhã é fundamental. “Experimente a aveia laminada como carboidrato de baixo índice glicêmico e ação prolongada e a clara de ovo ou um shake proteico como proteína”, sugere o Dr. David Greuner, cirurgião cardiovascular e diretor da NYC Surgical Associates. “Comer fruta pela manhã também dá energia prolongada durante o dia.” O Dr. Christopher Hollingsworth, cirurgião endovascular da NYC Surgical Associates, acrescenta que fazer várias refeições pequenas em vez de três grandes também é uma boa estratégia. “A refeição grande pode realmente nos desacelerar e nos deixar cansados. Leve consigo um saquinho de amêndoas e coma-as frequentemente para ter doses rápidas de energia.”

Você pode se interessar por:

______________

Reunião anual da família

O que ingerir: Pistache.

Por quê: Algumas pessoas esperam o ano inteiro por uma desculpa para comer demais. Mas, se quiser refrear a ânsia de exagerar nas grandes refeições familiares, faça antes um lanchinho de pistaches, que contêm fibras e proteínas, uma excelente combinação para aplacar a fome. “Quando chegar a hora da refeição, o excesso de fome terá sumido e você não sentirá necessidade de devorar todos os pratos que aparecerem”, dizem Shames e Lakatos. E o crocante agradável dos pistaches pode aliviar o estresse quando vovó perguntar pela milésima vez por que você ainda não se casou.

Não é preciso ter medo de exagerar com os pistaches. As cascas serão um lembrete visível de quanto você comeu. De acordo com as pesquisas, isso ajuda a reduzir a ingestão – ideia conhecida nos círculos da nutrição como Princípio do Pistache.

______________

Uma prova importante

O que ingerir: Sementes de linhaça.

Por quê: As sementes de linhaça são ótimas para aumentar a memória e a concentração. O Dr. Greuner sugere acrescentá-las à aveia, às vitaminas e aos shakes proteicos. “As sementes de linhaça são ricas em fibra e ômega-3, que ajudam a aumentar a concentração por manterem a glicemia estável. Moa as sementes no liquidificador, no moedor de café ou no processador de alimentos para facilitar a digestão da fibra e aumentar sua eficácia na redução da glicemia”, diz ele. Como bônus, talvez as sementes de linhaça também ajudem a prevenir o câncer, mas são necessárias mais pesquisas em seres humanos. Clique no link e conheça o poder da linhaça e seus benefícios!

______________

A festa de fim de ano do escritório

O que ingerir: Legumes com homus, pastinha mexicana de feijão, pastinha de ervilha ou de lentilha.

Por quê: “Os carboidratos das leguminosas – grão-de-bico, ervilha, feijão e lentilha – aumentam rapidamente o nível de serotonina, um neurotransmissor que causa a sensação de bem-estar, combate a dor, reduz o apetite e produz calma – perfeito antes da festa!”, dizem Shames e Lakatos. “A fibra e as proteínas das leguminosas promovem uma digestão gradual, oferecendo energia duradoura e melhora prolongada do humor.”

______________

POR SHARON FEIEREISEN

Continue se informando e saiba quais são os melhores alimentos para o cérebro!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close