Faça uma busca
Saúde

Método BLW: saiba como aplicá-lo na introdução alimentar dos bebês

Saiba como aplicar o método BLW e descubra suas vantagens e desvantagens na introdução alimentar dos bebês

Escrito por:

Juliana Goes

Redator
Metodo blw na introducao alimentar
Martinan/iStock
Publicado em: Última atualização:

Você conhece o método BLW ou Baby Led Weaning? A técnica de introdução alimentar para bebês tem ganhado força nas famílias brasileiras. O processo consiste em deixar a papinha de lado e oferecer alimentos crus ou cozidos aos bebês, para que eles mesmos comam usando as mãos.

Mas quais as vantagens e desvantagens do método BLW? E quando começar a usá-lo? Para a Sociedade Brasileira de Pediatria, o baby led weaning pode ser aplicado a partir dos 6 meses de idade.

Assim como a introdução alimentar comum, o método BLW é complementar ao leite materno e não pode substituí-lo. Ao introduzir a técnica, os pais devem oferecer, de forma lenta e gradual, outros alimentos.

Bebê – O leite materno e os alimentos sólidos

Os alimentos mais comuns no BLW são:

  • brócolis ou cenoura cozidos;
  • batata ou mandioquinha cozidas;
  • banana, pera, mamão ou outras frutas cortadas. Evite frutas pequenas, como uvas, e mais duras, como maçãs cruas, devido ao risco de engasgo;
  • pedaços de carne ou frango;
  • fatias de pão.

Dentre os motivos pelos quais o BLW ganhou popularidade destaca-se a importância dada na individualidade de cada bebê e seu ritmo. Dessa forma, se destacam as habilidades dos pequenos e o empoderamento dos pais, que reconhecem em seus filhos seus próprios sinais.

10 estratégias para criar filhos responsáveis

Riscos do método BLW

Como qualquer método de introdução alimentar, o BLW pode oferecer riscos. A principal dúvidas dos pais sobre a técnica é justamente a possibilidade do engasgo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, assim como a introdução alimentar comum, que utiliza papinhas e colheres, o BLW oferece riscos.

Neste caso, a indicação é supervisionar o bebê enquanto ele come, bem como evitar alimentos preparados de uma forma que reduza o risco de engasgo e que tenham alto risco de aspiração.

Confira dicas de como aplicar o BLW