Faça uma busca
Saúde

Degeneração macular: saiba como proteger sua visão

A mudança de hábitos pode prevenir o aparecimento e a evolução da doença

Escrito por:

Iana Faini

Redator
Degeneração macular: saiba como proteger sua visão
KatarzynaBialasiewicz/iStock
Publicado em: Última atualização:

Chamada pelos especialistas de “degeneração macular relacionada à idade ” (DMRI), porque geralmente surge depois dos 60 anos, essa doença destrói a mácula (o centro da retina) e é uma das principais causas de cegueira no mundo.

A visão diminui de forma tão gradativa que de início você pode não perceber nada.  A maioria das pessoas tem essa forma “seca” de DMRI. Mas 1 em cada 10 desenvolve DMRI “úmida”, na qual há um “vazamento” dos vasos sanguíneos na mácula e a consequente deterioração rápida da visão.

Causas

Os especialistas ainda não sabem o que desencadeia a lesão. Mas ser fumante e ter mais de 60 anos de idade aumentam o risco.

Sintomas

O principal sintoma da degeneração macular é a visão distorcida em um ou ambos os olhos; linhas retas podem parecer ondas. Com o tempo, a visão central piora e se torna difícil ver objetos a grande distância, ler ou fazer trabalhos a pequena distância, ou até distinguir rostos e cores.

Como prevenir

Consultar um oftalmologista ao perceber alguma alteração na visão é fundamental.  Além disso, siga estas 7 recomendações para reduzir o risco da degeneração macular: