Descubra como tratar artrite, artrose e gota com remédios caseiros

Previna-se de atrite, artrose e gota praticando alguns esportes, como a natação e a hidroginástica, que não forçam as articulações.

Elen Ribera | 2 de Novembro de 2019 às 09:00

Motortion/iStock -

Produtos caseiros eficazes, para prevenir e cuidar da artrite, da artrose e da gota não são uma invenção dos tempos atuais. Ao mesmo tempo ecologicamente corretos e com preços acessíveis, nossos avós cuidavam da saúde, da beleza e da casa tendo em vista os mesmos objetivos. Isto é, conheciam soluções naturais e alternativas para todos os tipos de problemas do dia a dia.

No baú da sabedoria popular, encontramos diversos remédios caseiros para doenças articulares. E adaptamos as dicas para os nossos dias, complementando-as com soluções mais modernas e testadas por especialistas. 

A artrite é uma doença inflamatória das articulações, enquanto a artrose é um desgaste das articulações, que ultrapassa os níveis normais; a gota, por sua vez, é um mal metabólico que prejudica as articulações.

Artrite

l. Deite um cataplasma frio (jamais quente!) de musgo ou lama terapêutica sobre a região afetada uma vez ao dia para aliviar as dores.

2. Passe óleo de erva-de-são-joão ou de arnica sobre as articulações doloridas.

3. Um banho à temperatura do corpo (37°C) com feno também é um bom recurso para aliviar as dores causadas pela artrite.

4. Beba três vezes por dia 1 xícara de chá de urtiga; esse chá alivia as dores e a inflamação. Ponha 1 colher (sopa) da erva seca em 1 xícara com água e deixe em infusão por 10 minutos.

5. Preparados com ingredientes naturais combatem processos inflamatórios: cápsulas com óleo de borragem e pomadas com arnica ou confrei contêm capsaicina, que age também como analgésico.

6. As raízes de garra-do-diabo contêm substâncias com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Como essa planta é rica em princípios amargos, costuma-se empregar extratos padronizados. 

Artrose

Essa é a fase da doença que vai definir se a aplicação será quente ou fria. No caso da chamada artrose ativa, que é quando a articulação está inflamada, quente e inchada, trate-a com cataplasmas gelados ou com gelo e musgo, lama terapêutica ou argila.

O calor alivia os sintomas na fase mais amena da doença e estimula a circulação sanguínea.

l. Para aplicar calor tópico, prepare compressas quentes com lama terapêutica, parafina, gramíneas ou cataplasmas. 

2. Além do chá de urtiga, os chás de amor-perfeito ou de rainha-dos-prados (1 a 2 colheres [chá] por xícara) também aliviam os sintomas.

3. Um produto eficaz e rápido de ser preparado é uma infusão de aipo. Corte 20 g de aipo em pedaços bem pequenos, adicione a 250 ml de água e ferva. Reserve por alguns minutos e coe. Adoce a infusão com mel e beba 2 xícaras por dia. Atenção: tome a infusão sempre fresca e não beba caso você tenha nefrite. 

4. Moa raízes de samambaia com um pilão e aplique como cataplasma em volta da articulação dolorida. Deixe agir durante a noite. 

Prevenção de artrite e artrose

l. Peixes marinhos, como sardinha, cavala, salmão e arenque, fornecem ácidos graxos ômega-3, que inibem a formação de agentes causadores de inchaços e dores articulares. Inclua-os pelo menos duas vezes no cardápio semanal.

2. A vitamina C tem uma influência positiva na evolução da doença. Ela está especialmente presente em frutas cítricas, no caju, na acerola, no kiwi e no pimentão.

3. A vitamina E (encontrada em óleos vegetais) se liga e elimina os radicais livres, que se multiplicam em inflamações agudas nas articulações.

4. Evite café, álcool e nicotina.

5. Perca peso para aliviar as articulações: inclua em sua alimentação muitas frutas, legumes, produtos integrais ou à base de leite magro. Mas evite gorduras em forma de carne, linguiça, queijos gordurosos, manteiga e creme de leite.

6. O tai chi chuan, série de exercícios chineses para meditação, se feito corretamente, promove o relaxamento de todas as articulações. 

Gota

A gota é uma doença do metabolismo. Se a ingestão de proteína for excessiva, sobem os valores do ácido úrico no organismo. Os cristais de ácido úrico se acumulam nas articulações, nos tendões e nos músculos, causando alterações dolorosas.

Acrescente à sua dieta peixes marinhos duas vezes por semana, reduza o consumo de carne e controle a ingestão de lentilha, ervilha e feijão-azuqui e branco. Abra mão de álcool e doces, pois eles freiam a excreção do ácido úrico.

l. Beba bastante água e chá de ervas.

2. O chá de folha de bétula ativa a eliminação do ácido úrico. Misture 2 colheres (chá) de folhas da planta com 250 ml de água fervente. Reserve por 10 minutos e coe. Beba 2 xícaras diariamente (não recomendado para pessoas com problemas cardíacos, renais ou vesicais).

3. O chá de cavalinha ajuda a aliviar as dores da gota (1 colher [chá] de cavalinha em 250 ml de água).

4. Esfregue as articulações dolorosas com álcool canforado.

Faça exames regulares e consulte seu médico.