Faça uma busca
|
Publicado em: 3 de dezembro de 2019

Os melhores tratamentos para a escoliose

Confira causas, sintomas e tratamentos para esse problema na coluna.

Imagem: Staras/iStock

A escoliose é uma curvatura lateral da coluna vertebral que pode ser observada ao examinar a coluna por trás. É uma condição incômoda que afeta principalmente as mulheres. A coluna torácica é acometida com maior frequência, mas as anormalidades também são observadas nas partes cervical e lombar.

Quais são as causas?

A escoliose pode ser causada por má postura. Além disso, também pode decorrer de um problema em outra parte do corpo, como uma perna mais curta do que a outra. Em geral, a causa da escoliose é desconhecida, e pode acometer várias pessoas de uma mesma família.

Quais são os sintomas?

A curvatura pode estar presente desde o nascimento ou surgir gradualmente na infância ou mais tarde. Não raro desenvolve-se durante a adolescência, na época do estirão de crescimento. É comum haver dor nas costas e até mesmo o andar pode ser afetado. Em alguns casos, há desvio das costelas e problemas pulmonares ou cardíacos. Com o tempo, pode ocorrer osteoartrite da coluna vertebral em razão da tensão das articulações pela posição anormal das vértebras.

Como é feito o diagnóstico?

O distúrbio geralmente é evidente ao exame da coluna vertebral, o que pode ser confirmado por radiografias.

Quais são as opções de tratamento?

Se a curvatura da escoliose for discreta, pode não ser necessário tratamento e o paciente é reavaliado com regularidade para verificar se há alteração do formato da coluna. Se a curvatura for mais acentuada, pode-ser usar uma órtese para tentar evitar o agravamento da situação. Na curvatura grave ou que se agrava rapidamente, a cirurgia pode ser cogitada para corrigir ou para evitar o avanço do problema. As vértebras podem ser mantidas no lugar com hastes metálicas ou fundidas na posição correta.

Qual é o prognóstico?

A escoliose pode ser leve e não avançar. Nos casos graves, porém, pode causar problemas posturais, pulmonares e cardíacos, e os indivíduos afetados são perturbados por sua aparência. Nesses casos, a cirurgia é uma opção, mas limita o movimento da coluna vertebral.

fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close