O que é metabolismo? Saiba tudo sobre esse mecanismo do corpo

Metabolismo lento? Entenda o que é metabolismo e como ele pode influenciar no que você come e no seu bem-estar. Saiba mais!

Redação | 9 de Dezembro de 2019 às 12:01

udra/iStock -

Tão importante quanto o que você come e a quantidade do que come é como você gasta a energia que o alimento fornece. Isto envolve seu metabolismo. Mas o que é metabolismo? É a série de processos contínuos pelos quais o combustível que ingerimos é decomposto e liberado como energia para o corpo. A energia é usada para executar várias funções, como batimentos cardíacos, crescimento e reparação do corpo e fornecimento de combustível para atividades físicas.

A quantidade de energia (em calorias) que seu corpo queima em determinado momento é influenciada por seu metabolismo. Mas se você ingere mais do que precisa, o excesso é armazenado como gordura.

Taxa de metabolismo basal (TMB)

Esta é a quantidade de energia que você gasta apenas para manter funções corporais essenciais como respiração, batimentos cardíacos e manutenção da temperatura do corpo quando ele está em repouso, sem exercer nenhuma atividade. Em outras palavras, é a quantidade de energia necessária para mantê-lo funcionando.

Sua TMB é responsável por 60% a 80% da energia que você consome todo dia. Alguns dos fatores que determinam sua TMB estão além de seu controle:

Exercícios e Metabolismo

A atividade física, por outro lado, que tem influência importante sobre a TMB, é algo que você pode controlar. Qualquer atividade – descascar ervilhas, separar documentos ou ler – terá um pequeno efeito, mas são os exercícios intensos que fazem notável mudança em seu metabolismo.

Os exercícios regulares criam tecido muscular, e os músculos queimam calorias, mesmo quando seu corpo está em repouso. Isto significa que quanto mais ativo você for, mais rápido será seu metabolismo. Com exercícios regulares, é possível acelerar sua taxa metabólica de modo que seu corpo use mais energia para cada função.

Comece desde cedo!

Os pais precisam assumir a responsabilidade pela comida servida a seus filhos e pelos níveis de atividades deles. Idealmente, hábitos saudáveis deveriam existir por volta dos três anos de idade. Então, para ajudar nessa tarefa, confira essas dicas: