Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 28 de fevereiro de 2020

12 dicas para te ajudar a economizar na cozinha

Pequenas mudanças na hora de preparar os alimentos pode resultar em uma grande economia.

Imagem: Deagreez/iStock

Muitas pessoas acham que a compra de aparelhos novos com maior eficiência energética é a única forma de reduzir o consumo. No entanto, pequenas mudanças nas técnicas culinárias já podem ser uma grande ajuda. Veja abaixo 12 dicas para te ajudar a economizar na cozinha!

1 . Espere o alimento congelado descongelar completamente

Na hora de preparar as refeições procure verificar se os alimentos estão completamente descongelados. O preparo de alimentos congelados demanda muito mais energia e tempo do que os descongelados.

Tanto da perspectiva da segurança alimentar quanto do consumo de energia, descongele os alimentos na geladeira, e não à temperatura ambiente. Basta tirá-los do freezer com antecedência.

Tire suas dúvidas sobre como congelar e descongelar alimentos corretamente e evite probelmas!

2 . Cubra a panela com uma tampa

Ao fechar a panela, o calor produzido permanece dentro dela. A água chegará ao ponto de ebulição mais rápido e os alimentos serão cozidos mais depressa, economizando gás e eletricidade.

3 . Cozinhe em pedaços menores

Pique legumes e verduras para que eles cozinhem mais rápido, em vez de colocá-los inteiros na panela.

4 . Cozinhe numa só panela

Você usará menos energia com apenas uma panela no fogão, em vez de três ou quatro. Tente cozinhar pratos que precisem de apenas uma panela para serem preparados, como cozidos e ensopados.

5 . Escolha a panela com cuidado

O tamanho da panela varia de acordo com a necessidade. Se for grande demais, muita energia será gasta numa superfície que não será usada.

6 . Coloque menos água

Ao cozinhar legumes e verduras, use apenas a quantidade suficiente para cobri-los. A água vai ferver mais rápido, e usando menos gás ou energia.

Veja também: Como cozinhar hortaliças perfeitas!

7 . Use o poder do vapor!

Compre uma panela própria para cozinhar legumes no vapor: ela demanda pouca energia para aquecer um volume pequeno de água necessário para cozinhar vários legumes de uma vez.

8 . Ligue a chaleira

Você gasta menos energia para ferver água na chaleira elétrica do que na panela. Use a água fervida na chaleira para cozinhar.

9 . Mantenha a porta do forno fechada

Todas as vezes que você abre a porta do forno o calor escapa, baixando a temperatura e forçando o gasto de mais energia. Resista à tentação de abrir a porta ou acender a luz do forno toda hora para ver como está.

10 . Tire tudo do forno antes de usá-lo

Antes de usar o forno, retire bandejas ou prateleiras que não serão utilizadas. Desse modo, o forno não gastará energia aquecendo partes de metal que nem estão envolvidas no processo.

11 . Utilize o aquecimento do forno

O forno leva algum tempo para aquecer e, depois, para esfriar. Para alimentos de cozimento lento, como assados e ensopados, desligue o forno dez minutos antes do tempo. O aquecimento concluirá o processo. Mas não aplique essa técnica com alimentos que exigem condições precisas para assar, como bolos, por exemplo.

12 . Faça refeição em família

Todo mundo fala sobre os benefícios sociais de uma refeição em família – e considere os benefícios energéticos também. Você usa muito menos energia para preparar o jantar da família inteira do que um prato para cada pessoa em momentos distintos.

Gostou das dicas? Descubra também 11 dicas para cozinhar depressa e poupar tempo!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados