É preciso bem mais que experiência para se destacar perante as empresas e conseguir o emprego que procura. A princípio, uma boa formação e domínio de diferentes habilidades chama a atenção, mas os métodos de avaliação estão cada vez mais complexos.

É provável que você nunca tenha ouvido falar da importância do aperto de mão ou do seu endereço de e-mail durante o processo de seleção. No entanto, esses pormenores são utilizados como critérios de eliminação, especialmente em épocas de recessão econômica, quando há poucas vagas abertas. Além disso, o seu comportamento nas redes sociais e até o excesso de vontade de conseguir a vaga podem ser grandes inimigos.

Com as oportunidades diminuindo e a concorrência aumentando, é preciso manter-se sempre atualizado e preparado para os processos seletivos. Antes de tudo, não deixe de conferir as nossas dicas de como fazer o seu currículo ser selecionado e como usar o LinkedIn para impulsionar a sua carreira. Em segundo lugar, faça a revisão gramatical do seu currículo, escolha roupas adequadas para o cargo que pretende e desenvolva uma postura profissional e otimista.

E para aumentar ainda mais as suas chances de conseguir a vaga dos seus sonhos, confira essas 10 dicas de recrutadores do que fazer e o que não fazer antes e durante a entrevista de emprego!

AndreyPopov/iStock

1. Faça o currículo perfeito para o algoritmo

A tecnologia está em toda parte, inclusive nos sites de recrutamento e seleção utilizados pelas empresas. Assim, é fundamental saber utilizar as palavras-chave adequadas para que o seu currículo seja selecionado.

“Hoje, o computador lê os currículos e classifica todos os dados a partir de palavras-chave. Quanto mais o candidato disponibilizar informações corretas a respeito de si e elas coincidirem com a descrição do emprego, mais chances terá de ser chamado.” Jorge Matos


fizkes/iStock

2. Tenha um endereço de e-mail adequado

Se você ainda usa o e-mail engraçadinho que fez para o saudoso MSN, isso pode ser um problema. Portanto, crie um endereço de e-mail novo e com um tom mais profissional.

“Tchutchucadofunk@xxx.com era o e-mail de uma candidata. Quando a gente recebe algo assim, nem entra em contato. O endereço de e-mail tem de ser sóbrio. Isso também vale para a mensagem na secretária eletrônica.” Ana Silvia Sanseverino


fizkes/iStock

3. Seja um bom ouvinte

Durante a entrevista é importante saber interagir com o recrutador e, principalmente, saber escutar. Já que ser sociável é imprescindível para o sucesso profissional, esse comportamento pode contar pontos a seu favor.

“Se você é um candidato e o entrevistador gosta de falar muito, entre na conversa, mostre estar em sintonia com ele. Você vai mostrar que é um ótimo ouvinte.” Daniela Ribeiro


Ridofranz/iStock

4. Pesquise sobre a empresa antes da entrevista

Você pesquisa sobre as empresas em que quer trabalhar? É provável que durante a entrevista seus conhecimentos sobre a vaga e a empresa sejam testados. Use e abuse do Google e conheça seu possível empregador para não ser eliminado.

É péssimo chegar a uma entrevista e mostrar desconhecimento sobre a empresa. Demonstra descaso. Eu já desconsiderei várias candidatos por conta disso.” Jorge Matos