Descubra como fazer home office em tempos de isolamento pelo coronavírus

Empresas privadas e órgãos públicos estão orientando seus colaboradores a trabalharem de casa para conter a propagação do novo coronavírus.

Samasse Leal | 17 de Março de 2020 às 17:00

Nadezhda Fedrunova/iStock -

Empresas privadas e órgãos públicos, como Tribunais de Justiça de alguns estados, estão orientando seus colaboradores a trabalharem de casa. Na sexta-feira, 13, o Governador do Rio de Janeiro decidiu antecipar as férias escolares em todo o estado. O Governo de São Paulo também decidiu adotar medidas semelhantes. Contudo, de forma gradativa, a partir da segunda-feira dia 16 de março. Outros governadores também podem decretar medidas de isolamento em seus estados. Essas decisões visam conter o avanço do vírus reduzindo o número de casos de contágio através do isolamento das pessoas. Reduzindo o contato entre as pessoas se espera reduzir o contágio e conter essa pandemia.

E agora? O que fazer com as crianças e como se organizar para trabalhar em casa? Calma, confira abaixo algumas dicas práticas que irão te ajudar nessas duas missões!

Como se organizar para o home office

Não está acostumado com essa rotina? Acha que não vai conseguir se concentrar ou produzir bem em casa? Essa pode realmente não ser uma tarefa tão simples, mas podemos ajudar. Aqui no site nós já demos algumas dicas de como se organizar para trabalhar em casa e como montar um home office sustentável. Nesses dois artigos compartilhamos dicas incríveis de organização do ambiente e inclusive de como economizar energia.

Saiba também que um local de trabalho bonito e agradável aumenta a produtividade. Aqui no site você encontra 7 sugestões de decoração para você preparar um espaço dedicado a essa nova realidade. Pode ser um cantinho na sala de estar, na varanda ou até mesmo no seu quarto. O ideal é que seja confortável, bem iluminado e onde você consiga se concentrar. Todas essas dicas vão ajudar você a se adaptar a essa nova rotina. Quem já está acostumado com esse ritmo pode incorporar essas ótimas soluções.

Você conhece a Técnica Pomodoro?

Com essa técnica você consegue garantir uma boa produtividade e organizar o tempo com as crianças. Ela pode ser uma aliada para conseguir conciliar as duas tarefas. Conheça a Técnica Pomodoro e descubra como um timer culinário pode te ajudar a cumprir todas as suas tarefas diárias e ainda ter intervalos para descansar!

Crianças e trabalho juntos. Essa mistura dá certo?

Essa situação pode ser inevitável. Nesse caso o jeito é conseguir conciliar o tempo de dedicação ao trabalho e às crianças. Use a Técnica Pomodoro para dividir o tempo incluindo momentos com os pequenos no planejamento da rotina e tarefas.

Para quem conta com ajuda de profissionais domésticos, o desafio pode ser mais fácil. Mas ter os pais em casa pode ser uma novidade que as crianças vão querer aproveitar. Quem não tem ajuda de uma babá ou diarista terá um desafio ainda maior. Mas é possível. Nesse momento evite a companhia dos avós. Os idosos devem ser preservados, já que são um grupo mais vulnerável a Covid-19.

Programe atividades em conjunto e outras que a criança possa fazer sozinha. Mesmo que esteja ao seu lado. Elas estão em casa, mas podem investir o tempo em atividades educativas. Ler um livro, fazer tarefas pendentes da escola, treinar caligrafia. Você pode inclusive organizar o cronograma de tarefas para os pequenos determinando horários. Se já tiverem idade suficiente, inclua ajudas com tarefas domésticas: arrumar o quarto, separar a roupa suja e lavar louças.

Inclua os pequenos no seu home office. Arrume um cantinho ao seu lado com uma mesinha de estudos ou aproveite bandejas de café da manhã. Aquelas bandejas com pés podem se transformar em mesinhas de apoio para livros, lápis de cor ou tinta. Enquanto as crianças brincam de reciclagem ou artesanato desenvolvendo a criatividade, você se concentra no trabalho.

Dicas de atividades em casa com as crianças

Aproveite uma sessão de cinema com pipoca. A empresa de TV a cabo NET/Claro decidiu liberar todos os canais de sua programação sem custo. Os pais agradecem e as ações de combate ao contágio da Covid-19 também.

Promova tardes de brincadeiras. Abuse dos jogos de tabuleiro, de adivinhação e de mímica. Eles são sucesso garantido. Contar histórias investindo nas dramatizações e fazendo vozes diferentes torna tudo mágico para os menores. Deixe os pequenos escolherem as brincadeiras e embarque na imaginação deles. Vale fazer cabaninha com lençol e almofadas, piquenique na varanda, pintura facial, obras de arte com material reciclado e até brinquedos caseiro.

Leia também: Aprenda 05 brincadeira divertidas para fazer em casa

Invista em brincadeiras até na hora do banho e das refeições! Crianças costumam adorar culinária. Nós temos receitas incríveisde biscoitos e bolos simples que ficam prontos em minutos para você fazer para a criançada.