Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 24 de outubro de 2019

Como conscientizar seus filhos acerca da importância de economizar água

Os hábitos adquiridos na infância são os que mais se preservam. Aprenda a falar com seu filho sobre economia de água!

Imagem: manode/iStock

Com as mudanças que o aquecimento global está causando no clima da Terra, atualmente podemos observar uma frequência maior de eventos climáticos extremos. Tais como tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca, nevascas, furacões etc.

Confira também como economizar gás de cozinha!

No Brasil, a falta de chuvas tem causado sérios problemas no fornecimento de água para a população. Em alguns casos, os reservatórios hídricos têm funcionado com menos de 10% de sua capacidade. O desabastecimento de água ocorrido este ano em São Paulo, a mais importante capital do país, é o melhor exemplo do tamanho do problema.

Campanhas de esclarecimento para economizar água têm sido veiculadas pelos diversos meios de comunicação e muitas escolas incluíram o tema em seu currículo. Porém, a verdade é que a população ainda não tem o hábito de poupar. E isso se deve a falta de noção do real tamanho do problema. Por isso, é importante que a questão seja discutida com seus filhos desde cedo.

Ensinando a economizar água desde cedo

Aliás, não custa lembrar que os hábitos adquiridos na infância são os que mais se preservam. Os pais, portanto, precisam ajudar os filhos a desenvolver bons hábitos, formando assim cidadãos mais responsáveis.

Em relação à água, as crianças precisam saber que, embora a quantidade de água que vemos à nossa volta (rios, lagos, mar), a cada dia ela se torna mais escassa, e que o desperdício é responsável por boa parte do problema. Ensine a seus filhos procedimentos simples como não deixar a torneira aberta sem motivos (enquanto escova os dentes, por exemplo), usar uma caneca para escovar os dentes, não brincar com a água ao lavar as mãos nem se demorar no banho.

Lembre-se de que, enquanto se ensaboa as mãos ou o corpo ou se passa o shampoo no cabelo, é preciso manter a torneira ou o chuveiro fechados e só abri-los para se enxaguar.

E muito importante: não se esqueça de que uma criança aprende mais pelo exemplo do que pelas palavras. Portanto, faça a sua parte, pois você é o melhor exemplo para seus filhos.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados