As baratas vivem em lugares sujos, como esgotos, e podem atuar como vetores de vírus, bactérias, protozoários e vermes. Além disso, podem provocar reações alérgicas, inutilizar alimentos e roer roupas e livros. Das cerca de quatro mil espécies de baratas, menos de 1% são consideradas como pragas urbanas. Por isso é necessário entender como acabar com baratas para maximizar a higiene da sua casa e proteger sua família.

Não deixe de conferir: Como acabar com as traças em casa

Nos meios urbanos, a espécie mais comum é a Periplaneta americana, que sobrevive principalmente nos esgotos e se alimenta de fezes. Por esse motivo os encanamentos e bueiros estão cheios desses insetos, que podem ser inteiramente inconvenientes.

E é nos dias quentes, como os dias de verão, que este as baratas colocam as asinhas de fora e amedrontam famílias inteiras. Felizmente, a barata, considerada uma das piores pragas urbanas do Brasil, pode ser evitada. Basta você não ser um bom anfitrião e experimentar as dicas abaixo sobre como acabar com baratas de vez de todos os ambientes de sua casa.

Clique no link e aprenda também a se livrar das formigas sem chamar a dedetização

A maior parte das medidas contra as baratas está na prevenção. Esses insetos são atraídos por ambientes propícios para a sua proliferação e alimentação. Por isso, quanto mais você fizer para evitar que elas transpassem o limite de sua casa, como limpar lixeiras, evitar deixar gordura sobre a pia e fogão e outras medidas de higiene, menos elas aparecerão para atrapalhar a sua vida.

Conheça abaixo 17 dicas sobre como acabar com baratas em casa:

  • Poravute/iStock

    1. Instale telas de qualidade nas janelas

    Daqui a algumas dicas, você verá que é possível evitar que as baratas apareçam dentro de casa com algumas soluções e misturas simples. Mas, para começar, investir em uma tela para insetos é uma vantagem adicional. Afinal, com ela, além das baratas, você evita que outros insetos invadam o espaço da sua casa. A maioria das telas pode ser encontrada em lojas de construção. Tire as medidas das suas janelas e compre o tamanho correto!

  • AndreyPopov/iStock

    2. Conserte vazamentos do encanamento

    As baratas adoram lugares úmidos, escuros e quentes. Esse ambiente é propício para a sua reprodução, e é por isso que elas buscam se alojar nesses locais. Por isso, cuide de vazamentos que ocasionalmente ocorrem em sua casa. Preste atenção especial aos cantos debaixo da pia, ou atrás de canos.

  • Foxys_forest_manufacture/iStock

    3. Certifique-se de que não há alimentos expostos

    Ao esquecer alimentos expostos ou potes abertos, você convida as baratas a morar na sua casa. Nunca, sob hipótese alguma, deixe restos de comida na pia também. O mesmo vale para as lixeiras. Se tiver de jogar fora restos de comida, prefira colocá-la dentro de sacolas plásticas fechadas.

  • burakkarademir/iStock

    4. Limpe e reorganize itens embaixo da pia

    Assim como os locais úmidos, ambientes escuros também são ótimos esconderijos para as baratas. E muitas, infelizmente, acham os armários de utensílios e panelas muito confortáveis. Por isso, faça um checkup ocasionalmente para se certificar de que não há nenhuma barata escondida por lá, e lave os utensílios antes de utilizá-los.

  • Volga2012/iStock

    5. Prepare iscas próximas a locais como bueiros e ralos

    As iscas de baratas descartáveis são úteis e práticas para enfrentar essas pragas urbanas. Isso porque basta instalá-las em um local propício para a saída dos insetos, como bueiros e ralos, e esperar. Após alguns dias, apenas retire a isca anterior e reponha.

  • AndreyPopov/iStock

    6. Aposte em controladores de pragas ecológicos

    Há muitas empresas que podem realizar o controle de praga ecológico em meios urbanos. Alguns fungos, por exemplo, podem ser empregados nesse sentido, evitando o uso de produtos tóxicos que podem trazer desconforto e prejuízos à saúde humana. Outros utilizam uma pistola de calor para desalojar as baratas da parte inferior dos armários e detrás das geladeiras, o que queima suas asas, fazendo com que morram depois. Procure saber se em sua cidade há alguma dedetizadora que faça uso desses recursos.

  • Balefire9/iStock

    7. Use pepinos para afastá-las

    Guarde as pontas dos pepinos e coloque-as nos armários. Outros repelentes de baratas são grãos de baunilha, flores de crisântemo secas e pó de píretro – este último deve ser usado com cautela e rigorosamente de acordo com as instruções da embalagem.

  • semenovp/iStock

    8. Faça uma armadilha caseira com cerveja

    Unte o interior de um pote de vidro com óleo, depois encha-o até a metade com cerveja. Elas entrarão, mas não conseguirão sair.

  • DedMorozz/iStock

    9. Limpe a gordura

    As baratas são comumente atraídas pela gordura deixada sobre fogões e pias, além do acúmulo de louça suja. Ferva água e despeje sobre a extensão da pia ou use um pano para passar sobre o fogão para evitar resquícios de gordura sobre as superfícies.

  • joannatkaczuk/iStock

    10. Use folha de louro

    O cheiro das folhas de louro tendem a afastar as baratas. Deixe algumas folhas em locais em que você costuma encontrá-las, e reponha frequentemente.

  • lolostock/iStock

    11. Limpe o chão com uma mistura de água com amoníaco

    O amoníaco é um veneno para as baratas. Faça uma solução com água para afastá-las. Use duas xícaras de amoníaco e dilua em um balde. Despeje também em ralos para eliminar as que estiverem por lá.

  • MahirAtes/iStock

    12. Faça um repelente natural com óleo de lavanda

    O óleo de lavanda é um repelente natural contra baratas e alguns outros insetos. Dilua 20 gotas dele em 1 litro de água e borrife nas portas e janelas da sua casa, bem como em saídas como ralos para evitar que as baratas ultrapassem o perímetro.

  • Andrey Elkin/iStock

    13. Faça uma pasta com cebola e ácido bórico

    Esse composto também serve como veneno, mas preste atenção: ele é altamente tóxico para animais de estimação, então não considere essa opção caso você os tenha em casa. Pique uma cebola e misture-a a meio copo de farinha, água, uma pitada de açúcar e 3 colheres (sopa) de ácido bórico. Ponha a pasta em cantos da casa onde as baratas frequentemente aparecem.

  • ikuyan/iStock

    14. Afaste-as com o cheiro de nepenta

    A nepenta, mais conhecida como erva-dos-gatos, ou erva-gateira, também possui um cheiro que afasta as baratas. Faça como a folha de louro: espalhe sobre locais como sob a pia da cozinha ou onde os insetos costumam aparecer, e troque frequentemente.

  • Dmitrii Ivanov/iStock

    15. Faça uma mistura de água com óleo essencial de alecrim

    Outro óleo que pode ajudar a afastar as baratas é o de alecrim, fácil de encontrar em qualquer loja de produtos naturais. Dilua 20 gotas em um pouco de água e borrife no pontos da casa em que elas aparecem mais.

  • BrilliantEye/iStock

    16. Mantenha os ralos fechados

    É uma dica simples, mas que talvez seja negligenciada por muitas pessoas: os ralos abertos dos banheiros e varandas são passagens livres para as baratas. Sempre que não estiver utilizando os ralos, feche-os ou, se eles forem vazados, coloque uma tela sob a grade.

  • Tommaso Barbanti/iStock

    17. Tape todos os buracos e fendas na sua casa

    Buracos e fendas são entradas para esconderijos em locais que as baratas podem encontrar dentro das paredes da sua casa para se proliferar. Por isso, tape todos os que encontrar com cimento branco, que é de rápida secagem.