Faça uma busca
|
Publicado em: 10 de agosto de 2020

Saiba como se preparar para a entrevista de emprego por vídeo

Thaís Garcez
Última atualização: 10 de agosto de 2020
Por: Thaís Garcez

Apesar de ser uma novidade, a entrevista de emprego por vídeo não precisa assustar. Veja como deixar a melhor impressão.

Saiba como se preparar para a entrevista de emprego por vídeo Imagem: Inside Creative House/iStock

A entrevista de emprego por vídeo é uma realidade nos processos seletivos atuais. Apesar do candidato estar na sua zona de conforto, em casa, existem cuidados que precisam ser tomados para que tudo dê certo.

De todas as etapas de uma concorrência por vaga, a entrevista de emprego talvez seja a que mais preocupa e causa ansiedade. Uma pergunta inesperada pode desestabilizar completamente o candidato.

Por vídeo isso também pode acontecer, mas é possível evitar esse transtorno. Para aliviar ao máximo a tensão do momento, além de estar preparado, é preciso estar certo de que fatores externos não irão atrapalhar.

Organize o ambiente

Se antes a preocupação de arranjar o espaço adequado para a entrevista era da empresa, hoje essa tarefa passou a ser do candidato. Antes de abrir a câmera, organize o local onde estará dando a entrevista.

historias engraçadas
Fonte: Jelena Danilovic/iStock

O ideal é encontrar um espaço arrumado e bem iluminado; nunca fique contra a luz. Além disso, dê preferência por sentar-se de costas para um fundo neutro, assim não haverá nada que distraia o recrutador.

Por fim, certifique-se de que todos na casa saibam que você tem um compromisso importante. Tranque a porta, se for preciso, mas não deixe que pets ou crianças interrompam a entrevista.

Teste os dispositivos do computador

Antes de começar a entrevista, certifique-se de que tudo está funcionando. Ou seja, teste o microfone e a câmera do seu computador ou celular, e verifique se a sua internet está funcionando e sem instabilidades.

entrevista de emprego por video
Fonte: Devenorr/iStock

Caso a empresa exija o uso de um aplicativo específico para a entrevista, faça o download e o cadastro o quanto antes. Em seguida, teste! O mais importante é estar seguro de que tudo estará de acordo com o solicitado.

Se algum imprevisto acontecer, pois eles podem acontecer, seja precavido e tenha um plano B. Caso a internet caia, por exemplo, tenha um pacote de dados reserva. Consiga também um segundo fone de ouvidos, vai que…

Arrume-se para a entrevista de emprego por vídeo

A aparência importa tanto presencialmente como por videoconferência. Portanto, escolha com cuidado a roupa que irá vestir para a entrevista; pesquisar sobre a cultura da empresa, se é mais formal ou informal, pode ajudar nessa tarefa.

entrevista de emprego
Fonte: djiledesign/iStock

Mesmo estando em casa por meses, não se apresente em frente à câmera com o cabelo desarrumado. Faça o possível para deixar uma boa impressão, afinal esse será o seu primeiro contato com seu futuro gestor.

Seja pontual

Organize cuidadosamente o seu dia para que no horário combinado você esteja pronto, sem nenhum contratempo. Entrar atrasado em uma entrevista por vídeo é imperdoável.

entrevista de emprego por vídeo
Fonte: Doucefleur/iStock

Além disso, não acesse o link da reunião somente na hora exata, entre alguns minutos antes. Assim terá tempo para corrigir algum incidente e não atrapalhará o cronograma do entrevistador.

Saiba como agir em frente à câmera

Difícil não ficar nervoso na hora da entrevista. Mas tente prestar atenção em alguns detalhes que podem te favorecer na hora da conversa, como:

  • Olhar diretamente para a câmera e não para a tela;
  • Evitar olhar para o seu redor, pode parecer desinteresse;
  • Manter um tom de voz regular, não muito alto;
  • Falar com clareza;
  • Deixar a câmera na altura dos olhos, enquadrando seu rosto e parte do tronco;
  • Não se movimentar exageradamente na cadeira.

Esteja sempre atento ao que pode ser melhorado para que a experiência da entrevista de emprego seja positiva. Com alguns cuidados você conseguirá deixar uma ótima impressão e conquistar a tão sonhada vaga.

Por Thaís Garcez