Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 27 de outubro de 2019

5 utensílios de cozinha indispensáveis para carnes

Imagem: Sergey Nazarov/iStock

Pensando em preparar um churrasco neste final de semana? Ou, quem sabe, um picadinho? Então, antes disso, confira se tem todos os utensílios de cozinha necessários para o preparo. Facas afiadas, tábuas estáveis e boas frigideiras são indispensáveis. Veja mais.

Utensílios de cozinha mais importantes:

1 Faca grande para carne

A faca usada para cortar pedaços de carne em bifes, cubos ou tiras ou até mesmo peças grandes de assados deve ser bem afiada e se ajustar confortavelmente na mão. Mas atenção: é preciso ter cuidado com o manuseio das facas para evitar acidentes.

2 Tábua de corte

Seja de madeira, bambu, mármore ou plástico, a base ideal para cortar a carne deve ser de material de qualidade, resistente a cortes e neutro ao paladar. Dessa forma, evita-se que a faca perca o fio ao cortar e que o suco da carne penetre no material.

3 Frigideiras

As frigideiras ideais para bifes e escalopes são as pesadas, resistentes a altas temperaturas e que acumulam calor e conseguem conduzi-lo bem. Elas podem ser de aço, ferro fundido ou aço inox robusto com fundo térmico. Frigideiras de silargan, um tipo de esmalte duro e sem níquel, também são apropriadas. Menos recomendadas são as frigideiras antiaderentes. E isso porque elas não suportam altas temperaturas.

As frigideiras tipo grelha permitem fritar sem ou com pouca quantidade de óleo e proporcionam um efeito e um sabor adicional de grelhado devido a seu fundo estriado. As frigideiras tipo wok de alumínio, alumínio fundido ou aço inox, com borda alta e inclinada e com cabo são recomendadas para fritar carnes cortadas em pedaços pequenos, de modo que possam ser mexidas sem escaparem para fora da frigideira. Elas são ideais para preparar pratos asiáticos.

4 Caçarolas

Devem ter um fundo espesso e bem absorvente que distribua e armazene o calor e vir com uma tampa adequada que feche bem. Esse tipo de panela deve ser refratária para poder ser levada ao forno e manter a comida aquecida.

5 Espátulas

Semelhante a uma pá, as espátulas servem para virar assados. Elas devem ter aberturas que permitam que a gordura escorra.

→ Outros apetrechos úteis:

  • Um garfo para carnes é importante para segurar peças grandes de carne ao serem fatiadas.
  • Espetos de metal são resistentes ao calor e mais robustos do que os de madeira. Além disso, podem ser lavados e reutilizados.
  • Barbante de cozinha firme e resistente ao calor para amarrar rolos, prender medalhões e costurar aberturas.
  • Um pincel de cozinha é bastante útil para espalhar marinadas em bifes e peças grandes de carne.
  • Palitos de madeira mantêm os bifes rolês firmes.

Veja mais: 7 utensílios de cozinha improvisados para salvar o dia

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados