Faça uma busca
|
Publicado em: 31 de maio de 2021

9 erros que você deve evitar na decoração de sua sala

Fique atento para não cair nas armadilhas na hora de decorar a sua sala.

Imagem: gorodenkoff / iStock

Quando o assunto é decorar a casa, é preciso ter cuidado para conseguir manter o equilíbrio entre a harmonia do ambiente e um design bacana.  É necessário pensar e planejar bem, além de prestar bastante atenção nos detalhes. Para te ajudar, fizemos uma lista com nove erros que você deve evitar na decoração de sua sala.

Leia também: Jardim de inverno na sala: confira modelos e dicas para fazer o seu

A sala geralmente é o maior espaço da casa e é também onde nós recebemos visitas e fazemos reuniões com os amigos, vemos filmes, relaxamos… ou seja, a sala é a área de convívio da casa. Por isso, ela merece uma atenção especial na hora do planejamento da decoração da casa.

A sala de sua casa deve ser receptiva e transmitir certa alegria e conforto. Confira a seguir os piores erros que se pode cometer na decoração da sua sala e como evitá-los!

1. Errar as proporções

Sala grande com sofá pequeno para ilustrar um dos 9 erros que você deve evitar na decoração de sua sala
Saber aproveitar o tamanho do cômodo é fundamental para criar uma boa decoração. (Imagem: gorodenkoff/iStock)

Errar as proporções é um erro clássico para aqueles que fazem as coisas com muita pressa. Antes de comprar qualquer móvel, é sempre melhor planejar bem e medir o espaço direitinho para não ter esses problemas.

Muitas pessoas, na hora de decorar a sala, acabam se animando e comprando móveis sem medir o espaço. E isso quase sempre resulta em dois problemas: móveis grandes demais que não cabem no ambiente ou móveis pequenos demais que não aproveitam bem o espaço. Por isso, antes de comprar aquele tão sonhado sofá de três lugares com encosto reclinável, meça a sua sala.

É preciso também atentar-se para a proporção entre os móveis. Comprar uma mesa de centro muito pequena para o tamanho do sofá ou comprar um rack enorme para uma televisão pequena, são erros que deixam a sala com um aspecto errado. Portanto, é preciso coerência na hora de escolher o tamanho dos móveis que irão compor o espaço.

Se você for realizar uma compra pela internet, tenha mais cuidado ainda! Sempre olhe as medidas e certifique-se de que o móvel irá caber na sua sala. Uma boa dica é usar fitas crepe para realizar a marcação no chão e ver o espaço que será ocupado.

2. Não cuidar da disposição dos móveis

Sala amarela para ilustrar 9 erros que você deve evitar na decoração de sua sala
Sempre pense na disposição dos móveis e observe alguns pontos como a iluminação natural. (Imagem: Stockernumber2/iStock)

É sempre bom pensar onde você irá encaixar cada móvel antes de realizar a compra. No entanto, se você já tem uma sala decorada ou quer mudar a sua sem gastar muito, faça experimentos e mude os móveis de lugar para observar a melhor posição para cada um. Assim, você pode se certificar qual o melhor local para cada um dos móveis.

Sempre verifique também de que lado da casa a luz do sol bate. Aparelhos de som, televisão e quadros podem estragar mais depressa se expostos por muito tempo à raios solares. Além disso, é importante você observar onde irá posicionar a televisão para que a luz do sol não atrapalhe na hora de assistir alguma coisa.

Se você pretende usar espelhos na decoração, é importante ficar atento para usá-los da melhor forma. Para saber mais, veja o nosso post com 6 dicas simples de como usar espelho na decoração.

3. Não se preocupar com a circulação

ambientes pequenos
Em um ambiente pequeno é necessária ainda mais organização e planejamento para que tudo fique bonito. (Imagem: Richman21/iStock)

Como foi dito, para decorar, é preciso planejamento e não se pode esquecer que a disposição dos móveis devem seguir uma lógica de modo a não atrapalhar a circulação de pessoas. Uma mesa de centro muito grande em uma sala estreita, por exemplo, pode atrapalhar as pessoas a circularem pelo ambiente. Por isso sempre pense na circulação na hora de compor um ambiente.

4. Não explorar iluminações alternativas

pintura setorizada na sala de estar
Não tenha medo de usar abajures e luminárias diferentes na sala. (Imagem: Reprodução/Pinterest)

Muitas pessoas ficam presas à iluminação padrão, usando apenas lâmpadas nos bocais no teto, geralmente de cor branca, no centro do ambiente. Não tenha medo de explorar diferentes iluminações e tipos de luminárias. Lugares mais amplos como a sala, são um ótimo local para você investir em um lustre diferente e dar um ar totalmente diferente para o local. Experimente e brinque com as possibilidade: luzes de led, abajures, luminárias de chão, lustres… Ficou curioso para experimentar? Então veja algumas dicas para escolher um lustre para a sala e transforme a sua decoração!

5. Encher o ambiente de objetos de decoração aleatórios

Sala decorada até demais para ilustrar 9 erros que você deve evitar na decoração de sua sala
É preciso tomar cuidado para que um ambiente divertido não fique com muita informação. (Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock)

Por mais que você goste de arte e de decoração, pense bem antes de comprar artigos para decorar a sua sala. Esses artigos, além de mostrar um pouco da sua personalidade, devem também combinar entre si e com a decoração da casa.

Tome muito cuidado para que você não exagere na quantidade de objetos de decoração, por mais que combinem com o ambiente, o exagero pode causar poluição visual. Isso serve para quadros nas paredes também. Para saber como usar quadros decorativos na sala, veja o nosso post com algumas dicas de como usar quadros decorativos para sala!

6. Muitas plantas ou flores artificiais

Sala decorada com plantas para ilustrar um dos 9 erros que você deve evitar na decoração de sua sala
Mesmo se as plantas forem naturais, dependendo do tamanho e de como você dispõe as plantas. pode ser demais. (Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock)

Usar plantas na decoração é sempre uma boa ideia, porém é preciso ter cuidado para não errar na dose. Afinal, quanto mais plantas você tiver, mais atenção terá que dar a elas e terá que abrir mão de outros elementos.

Procure investir em espécies de plantas para decoração de casa; mais vale você ter uma única planta de verdade na sua casa, do que ter várias artificiais para decoração. Contudo, pesquise bem antes de comprar. Plantinhas precisam de cuidados específicos, algumas são mais fáceis de serem criadas dentro de casa e outras darão mais trabalho. Além disso, se você tiver animais, pesquise muito bem, pois algumas plantas são venenosas para gatos e cachorros.

7. Usar as cores de forma equivocada

decoração de sala com tons escuros
Cores muito fortes e escuros trazem um ar mais pesado para a sala que, na verdade, deveria ser um lugar convidativo. Créditos: KatarzynaBialasiewicz / iStock

Como a sala deve ser um lugar aconchegante para receber visitas, o mais recomendável é que as cores, tanto das paredes quanto dos móveis sejam mais claros e, se possível, de cores mais neutras. Bege, azul, verde, rosa em tons pastéis trazem uma atmosfera acolhedora e calmante para a sua sala. Cores fortes também são legais, porém é preciso ter cuidado se quiser misturá-las. Para saber mais, veja a nossa lista com 5 cores de parede para deixar a sua casa mais serena!

8. Querer tudo combinado

Sala monocromática em rosa claro para exemplificar um dos 9 erros que você deve evitar na decoração de sua sala
Se você quiser uma decoração quase monocromática, é importante pensar em elementos que quebrem um pouco a monotonia. (Imagem: JZhuk/iStock)

A decoração precisa de harmonia, porém isso não quer dizer que ela tenha que ser monótona. Não é porque a sua parede é beje que o sofá e o rack também devem ser. Se você quiser realizar uma decoração mais minimalista e monocromática, procure investir em alguns poucos elementos que quebrem a monotonia. Eles trarão um dinamismo para o ambiente e ainda criarão um ponto focal.

9. Não pensar nos tapetes

imagem de decoração de sala bem feita
Tapetes na sala deveriam servir para setorizar o ambiente, não simplesmente ficarem no meio da sala. Créditos: KatarzynaBialasiewicz / iStock

Tenha sempre muito cuidado na hora de escolher o tipo de tapete, tamanho e onde irá colocá-lo. Tapetes pequenos ao lado ou embaixo do sofá dão uma sensação incômoda de que algo está errado por não estarem na proporção certa. Quando a ideia é setorizar os ambientes, o ideal é que o tapete tenha sempre um avanço de 15 a 20cm por baixo dos móveis. Para saber mais, veja o nosso post com 8 dicas de como usar tapete na decoração!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados