Faça uma busca
|
Publicado em: 27 de setembro de 2021

Feng shui no quarto: 15 dicas para harmonizar o ambiente

Conheça as técnicas do feng shui que vão te proporcionar uma noite mais tranquila

Imagem: ArchiViz/iStock

Se você sente que seu sono está muito agitado ou que seus momentos de intimidade não andam bem, talvez esteja precisando aplicar as técnicas de feng shui no quarto. Essa tradição chinesa milenar compreende que a organização pode afetar o fluxo de energia entre o espaço e as pessoas.

Leia também: Conhece o Hygge? Descubra a filosofia de vida dinamarquesa

Desse modo, com algumas técnicas de reorganização de móveis e correções de energia, por meio da decoração, é possível melhorar a experiência de quem habita o cômodo. Já que o quarto é o local da casa onde, geralmente, passamos mais tempo, vale a pena buscar um equilíbrio dessas energias.

Veja a seguir algumas dicas de como deixar seu quarto em harmonia e evitar que energias negativas se acumulem.

O que é feng shui?

o que é feng shui
O bagua ajuda você a equilibrar a energia dos cômodos da casa e também do trabalho. (Imagem: Pacificenterprise/iStock)

O feng shui é uma prática milenar que surgiu na China e ainda hoje é realizada em todo o mundo. Trata-se de um conjunto de técnicas que busca levar paz e harmonia para a vida e também ambientes; seja da casa ou de empresas. Essas técnicas, por sua vez, são baseadas nos ensinamentos da física, matemática, física quântica entre outros.

No caso dos espaços residenciais, o feng shui é aplicado com a ajuda do baguá, um mapa que tem o yin yang no centro (representando o equilíbrio) e os 8 setores da nossa vida. Ao colocá-lo sobre a planta da casa, encontramos o layout ideal dos espaços de vivência.

Vale dizer, que a filosofia do feng shui não é considerada uma religião e também não possui ligação com nenhuma. Ela é apenas um modo de encontrar o equilíbrio das energias positivas e fazer com que as energias negativas encontrem meios de serem eliminadas. E ao ser aplicado no quarto, pode deixar sua vida melhor.

15 dicas para harmonizar o seu quarto

feng shui no quarto
Para que você usufrua de todos os benefícios do feng shui, precisa posicionar perfeitamente o baguá sobre a planta do cômodo. (Imagem: ArchiViz/iStock)

1. Limpeza

Manter o quarto bem organizado é uma das principais recomendações para se obter um bom fluxo energético no quarto. Contudo, deixá-lo limpo também é fundamental. Portanto, sempre que puder, faça uma boa limpeza não só no piso mas também nos móveis.

2. Iluminação

De acordo com o feng shui para o quarto ter uma energia equilibrada é importante explorar a iluminação. Sendo assim, deixe o ambiente receber o máximo de luz natural possível. Tenha também um foco de luz quente ao lado da cama, como abajur ou luminária. Além disso, evite ter cantos escuros no quarto, use recursos para iluminar todo o ambiente.

3. Cores claras

Outro ponto importante é a cor escolhida para paredes, móveis, objetos de decoração e roupas de cama. Então, fique atento e evite tons escuros. Opte por cores mais claras e que tragam sensação de paz e relaxamento, como o azul, o verde, o rosa e o lilás. Mas se sua parede não for de nenhuma dessas cores, invista nos objetos de decoração para corrigir a energia.

4. Roupa de cama

Além de serem confortáveis e de cores suaves, as roupas de cama precisam estar bem arrumadas. Afinal, camas desarrumadas influenciam negativamente no equilíbrio de energia do quarto. Evite também deixá-las encostar no chão.

5. Cabeceira da cama

cabeceira cama feng shui
A cabeceira da cama precisa ser firme e estar encostada na parede. (Imagem: ArchiViz/iStock)

De acordo com os ensinamentos do feng shui, a cabeceira da cama precisa estar encostada na parede. Além disso, ela precisa ser de um material bem firme.

Já a cama, precisa estar voltada para a parede onde fica a porta, pois dessa maneira tem-se mais sensação de segurança; quem está deitado consegue ver quem entra e quem sai do quarto. Seguindo essas orientações, a energia circulará melhor e seu sono será mais tranquilo.

6. Espelhos

A filosofia do feng shui crê que os espelhos fazem com a energia do ambiente seja mais agitada, o que afeta diretamente o seu sono. Se os espelhos refletirem a cama, sua noite pode ser ainda mais turbulenta. Portanto, evite colocar muitos espelhos no ambiente e o posicione de maneira que não reflita a sua cama.

7. Janela

Se a posição da cama é um fator importante, a janela também precisa estar bem localizada. A janela deve estar longe da cama, pois ela representa um fator de instabilidade, pois é o acesso de tudo o que está fora do quarto. Se a sua cama estiver embaixo da janela, e não puder mudar, coloque uma boa cortina na janela e invista nas outras mudanças.

8. Escada na frente do quarto

Essa não é uma posição favorável para o feng shui do quarto. A escada leva para o cômodo uma energia muito pesada e intensa, e por isso influi negativa na qualidade do sono. Sendo assim, o ideal é evitar utilizar ambientes próximos à escadas como quarto. Mas se não for possível, contate um profissional para fazer uma correção energética.

9. Portas

Para manter as boas energias vibrando dentro do quarto, mantenha as portas fechadas. Nesse caso, são todos os tipos de porta, tanto a de entrada como a dos armários. Também é recomendado que não deixem abertas as gavetas. Desse modo, o equilíbrio energético se manterá.

10. Plantas

plantas no quarto
Antes de colocar plantas no quartos, escolha bem o tipo e evite o excesso. (Imagem: ArchiViz/iStock)

Plantas são sempre bem-vindas no quarto. Para o feng shui, elas tem o poder de energizar o ambiente. Mas é importante escolher os tipos adequados. Evite plantas com espinhos, por exemplo, escolha flores ou plantas aromáticas, como lavanda e alecrim.

11. Aparelhos eletrônicos

Os aparelhos eletrônicos, como televisão e computador, emitem ondas eletromagnéticas que podem desorganizar a energia do ambiente. Além disso, essa interferência atinge seu sono e pode causar insônia e ansiedade. Por isso, não recomenda-se ter esses aparelhos no quarto, tanto de solteiro quanto de casal.

12. Paredes

Além de acomodar a cama, as paredes podem conter prateleiras e quadros. Primeiro, não é bom para o fluxo de energia ter uma prateleira em cima da cabeceira. Depois, ainda que você goste de quadros e placas, não é bom exagerar. Pendure na parede apenas alguns desses itens e na altura dos olhos.

13. Equipamentos de ginástica

Se existem elementos que desequilibram o quarto são os equipamentos de ginástica. Eles estão na mesma posição dos aparelhos eletrônicos, de perturbadores de energia. Portanto, retire-os do quarto para ter um momento de tranquilidade e um sono restaurador.

14. Guarda-roupa com espelho

Os guarda-roupas devem ser posicionados na parede lateral da porta, ele não pode atrapalhar a passagem. Além disso, não podem estar de frente para a cama se tiver espelho (já explicamos anteriormente o motivo).

15. Home office no quarto

A gente sabe que nem sempre é possível ter um home office fora do quarto, mas saiba que seria o ideal e o mais recomendado pelo feng shui. Então, nesse caso, tente posicionar sua mesa de trabalho de frente ou na parede lateral da porta. Nunca fique de costas para a entrada.

fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close