Nos primeiros lugares do ranking dos povos mais felizes do mundo, os dinamarqueses têm um segredo para alcançar essa colocação: o Hygge! Aliás, os países nórdicos estão no topo da lista do Relatório Mundial da Felicidade de 2018! No ranking estão: Finlândia (1º), Noruega (2º), Dinamarca (3º) e Islândia (4º). Percebe-se, portanto, que a teoria que afirma que nos países gelados as pessoas são mais fechadas é questionável. Os dinamarqueses, por sua vez, provam que não só valorizam a interação como buscam o bem comum. Com um apanhado de atitudes simples, a filosofia de vida Hygge dá as coordenadas para uma vida com mais felicidade e significado.

Mas, se engana quem pensa que somente na Dinamarca é possível se adaptar a esse estilo de vida. O Hygge pode ser posto em prática em qualquer lugar do mundo, basta apenas uma mudança de hábitos. A palavra não tem tradução para o português, mas significa algo como conforto e bem-estar. Portanto, tudo o que estiver relacionado ao prazer de compartilhar bons momentos tem a ver com o Hygge. Conheça todos os pontos do manifesto e experimente esse novo jeito de ver a vida.

A Suécia também tem o seu próprio jeito de levar a vida, e se chama Lagom. Prezando pelo equilíbrio das emoções e do meio ambiente, o Lagom traz a consciência de que viver de modo exagerado é prejudicial não só para si como para a sociedade. Também é uma ótima maneira de mudar seus hábitos e encontrar a felicidade. Conheça melhor!

Por Thaís Garcez

Turma da Mônica e Corpo Humano
1 / 11 próximo →

Imagem: Ekaterina Morozova/iStock


1. Ambiente

Luzes difusas, amareladas e em pontos estratégicos. Assim é o ambiente ideal de acordo com a filosofia Hygge. Para conseguir essa atmosfera aconchegante, os dinamarqueses investem em lustres que proporcionem uma iluminação mais suave e também em velas. Aliás, a Dinamarca é o país que mais consome velas na Europa!

1 / 11 próximo →
convivência

Imagem: Bojan89/iStock


2. Presença

Se você está com amigos e pessoas que você ama, é imprescindível que dê total atenção a eles. Portanto, nada de conversar olhando o celular! Para o Hygge, é importante que estejamos 100% presentes nos momentos de convivência. Na Dinamarca, inclusive, há fortemente a cultura dos clubes (de esportes, jogos, leitura..), justamente para intensificar o convívio e a amizade. Se mostrar disponível para ouvir e colaborar com o outro é o que caracteriza a Presença.

doces na Dinamarca

Imagem: LARISA DUKA/iStock


3. Prazer

Se você é adepto de um docinho após o almoço, podemos dizer que já cumpre um dos passos do Hygge. A Dinamarca consome o dobro da média de doces da Europa; perdendo apenas para a Finlândia. Para eles, comer um doce é a desculpa perfeita para desestressar e aproveitar a efêmera felicidade do açúcar. Aqui, o Prazer está diretamente ligado ao consumo de doces, seja sozinho – como um agrado a si próprio – ou com amigos numa confeitaria. O importante é adoçar a vida!

coletividade

Imagem: starfotograf/iStock


4. Igualdade

Confiar no outro é o que motiva os dinamarqueses a buscar constantemente o bem comum. Assim, conseguem se aproximar cada vez mais do ideal de uma sociedade mais igualitária. Apesar de pagarem um dos impostos mais caros do mundo, por exemplo, não duvidam de que seu dinheiro terá um bom uso pelo governo. Essa confiança é resultado de bons resultados nos serviços básicos, como saúde, educação e segurança. Além disso, todos são igualmente beneficiados pela eficiência e compromisso de seus governantes. Não há um melhor que o outro, todos devem ser tratados da mesma maneira e receber o mesmo tratamento; é o determina o Hygge.

pedir desculpas

Imagem: fizkes/iStock


5. Gratidão

Agradecer por tudo, agradecer a todos, agradecer sempre! É assim que se deve viver a vida. Ser grato pelas pequenas coisas pode te levar a enxergar a vida de outra maneira. Por isso, no Hygge, a gratidão é um dos passos fundamentais para alcançar a felicidade.

Conheça 3 maneiras de exercitar a gratidão.

harmonia hygge

Imagem: studio-laska/iStock


6. Harmonia

A Harmonia no Hygge tem a ver com o ser e não com o ter. É uma harmonia interna, em que você se alegra também com as conquistas do grupo e não só com as suas. Para os seguidores do manifesto, a ostentação não tem vez. É preciso enxergar a sociedade como um todo, sem que um tenha mais importância que o outro. Um pouco parecido com a Igualdade, este ponto preza pela coletividade.

conforto Hygge

Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock


7. Conforto

Os designers de móveis mais premiados do mundo são dinamarqueses. Daí você já imagina o quanto o design de interiores é importante para o país. Com peças modernas e cheias de estilo, as casas na Dinamarca seguem o estilo minimalista, dando foco total aos móveis que dão o charme necessário aos cômodos. Neste ponto do Hygge, os ambientes simples mas receptivos traduzem o que significa Conforto. Afinal, receber e preservar o convívio com os amigos também é um hábito dinamarquês.

O minimalismo também pode influenciar na sua relação com o dinheiro. Veja como ele pode ajudar nas suas finanças!

trégua hygge

Imagem: fizkes/iStock


8. Trégua

Tratar de assuntos polêmicos não é um hábito bem visto entre os seguidores do Hygge. Se a orientação é criar vínculos e mantê-los com a Presença e a Harmonia, então para quê provocar atritos e discussões? Temas mais delicados podem ser abordados em outras ocasiões, pois o importante é manter o bom convívio e viver em paz.

convívio Hygge

Imagem: jacoblund/iStock


9. Convívio

A vida é feita de bons e maus momentos. Mas, que tal dar mais ênfase àqueles mais prazerosos? Vividos com os amigos ou com a família. É isso o que o manifesto Hygge traz neste ponto. O Convívio é tudo aquilo que faz você acumular boas histórias e experiências para contar durante a vida. Portanto, não hesite em viver o que te faz feliz e ter os melhores momentos de felicidade que pode ter. Assim você se sentirá mais vivo e pleno.

← anterior 11 / 11
refúgio Hygge

Imagem: jacoblund/iStock


10. Refúgio

O Refúgio é todo lugar onde você consegue ficar confortavelmente em paz. Seja em casa ou em um lugar especial, o Hygge te propõe a ter esse espaço só para você. Lá você conseguirá se sentir seguro e livre de preocupações. Experimente encontrar o seu cantinho, ou elaborar um lugar só seu, onde os problemas do mundo não interfiram na sua felicidade.

← anterior 11 / 11