Todos nós precisamos de um tempo só nosso para relaxar e ser quem somos. Sem isso, pode ser avassaladora a pressão que afeta quase todo mundo – sejam funcionários com excesso de trabalho, cuidadores em tempo integral, pais que ficam o dia todo atrás dos filhos. Administrar o tempo e cuidar de si mesmo não significa egoísmo; é essencial para a saúde e o bem-estar.

Portanto, experimente reservar um período do dia só para você. Pense em retomar um antigo hobby, praticar uma nova atividade social ou fazer um serviço voluntário, por exemplo. Qualquer tempinho para ler, ouvir música, exercitar-se ou meditar é útil.

O segredo é recuperar o entusiasmo e descobrir que agarrar as oportunidades com ambas as mãos aumenta a motivação e a energia e reduz a tensão. Criar esse tempo tão necessário ajudará a controlar o estresse, manter distantes as preocupações e lembrar que há muita coisa boa na vida.

Razões para criar um tempo só seu

É bom criar tempo para você, mesmo que sejam poucos minutos por dia. Eis cinco ótimas razões para isso.

  1. É vital para manter corpo e mente saudáveis.
  2. Ajuda você a se lembrar do que gosta (é fácil esquecer quando nos tornamos trabalhadores, pais, mães ou cuidadores).
  3. É um jeito de “ser”, um período para se desligar da pressão do trabalho e da vida doméstica e fazer algo bem diferente.
  4. Ajuda você a se distanciar um pouco para avaliar melhor a vida e pensar no que é importante. Inclusive, aumenta sua ligação com os outros: colegas, amigos, familiares ou o cônjuge.
  5. Simplesmente, você merece.

Como administrar o tempo

Se você negligencia suas necessidades porque vive fazendo coisas para os outros, é preciso ensinar os que o rodeiam a lhe dar mais espaço. Eis algumas dicas.

  • Faça uma lista minuciosa do tempo gasto cumprindo tarefas durante o dia. Os outros membros da família podem se espantar quando virem o resultado, mas talvez isso lhe dê a motivação de que você precisa para reduzir esse tempo.
  • Avise à família que a rotina doméstica terá de mudar para que algumas tarefas sejam divididas, ou seja, todas as pessoas estarão envolvidas (é mais provável cada um cumprir a tarefa que escolheu).
  • Se você tende a se sobrecarregar no emprego, então delegue algumas tarefas a outros da equipe.
  • Se for essencial que você cumpra algumas tarefas familiares, encontre um jeito mais eficiente de cumpri-las. Daria para dividir algumas delas com uma amiga, revezando-se, por exemplo?
  • Marque hora para fazer aquilo para o qual você nunca tem tempo. Seja realista e comece aos poucos nas grandes tarefas. É melhor fazer um pouquinho meia hora por dia do que esperar aquele raro dia “livre”.
  • Pare de fazer o que não precisa ser feito. Não é necessário passar todas as roupas a ferro. Talvez a casa só precise de aspirador uma vez por semana.
  • Discuta sua necessidade de espaço pessoal e decida onde ele será. O importante é você, quando precisar, poder fechar a porta desse lugar e ficar ali algum tempo sem ser perturbado.

Todos precisamos de um tempo, quando nossa necessidade íntima é mais importante que o mundo exterior. No entanto, na realidade raramente encontramos esse tempo, a menos que haja o compromisso de fazer o que queremos.

Como criar esse tempo

Uma das maneiras mais fáceis é pôr as coisas em ordem. Quando conseguimos organizar a nossa vida com mais eficiência a fim de localizar tudo de que precisamos e saber o que está acontecendo, poupamos tempo e reduzimos o estresse resultante do ambiente caótico.

Duas vezes por dia, passe 3 a 5 minutos respirando profundamente. Concentre-se na respiração e afaste da mente todos os outros pensamentos e distrações. Faz muito bem ter um tempinho só seu, mesmo num dia em que você está bastante ocupado.

Dedique seu tempo e esforço para pôr as coisas em ordem, limpar armários, arquivar documentos; a recompensa será sempre maior do que o trabalho. Se a tarefa parece avassaladora demais, arregace as mangas e ataque-a em estágios, fazendo mudanças pequenas, uma de cada vez. Ou planeje o dia para cumprir várias tarefas em um deslocamento só, em vez de sair de casa várias vezes. Poupar alguns minutos faz muita diferença em vidas ocupadas.

Repense as tarefas

Pense num jeito melhor de facilitar a vida. Que tal preparar e congelar as refeições, por exemplo? Ou lavar, passar e pendurar de uma vez as camisas, as roupas e os uniformes que serão usados durante a semana? Onde seria possível poupar tempo? Talvez acordando uma hora mais cedo em determinados dias para ter um tempo só seu antes que as crianças acordem. Ou escolher uma noite por semana em que você pedirá uma pizza e ignorará as outras tarefas.

Equilíbrio entre a vida e o trabalho

Se você trabalha o dia inteiro mas gostaria de passar mais tempo com os filhos, poderia pedir um horário mais flexível ou trabalhar em casa em determinados dias da semana. Dessa maneira, você poderia levar os filhos à escola ou ir buscá-los. Reserve um horário para fazerem coisas juntos no fim de semana.

O importante é ter momentos que te ajudem a relaxar e recarregar as baterias. Sem um tempo para si mesmo, o nosso corpo pode não aguentar a rotina estressante, e as consequências podem ser devastadoras. Busque sempre o equilíbrio.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!