Com o aumento recente, autorizado pela Petrobras, de 4,4% no preço médio do gás de cozinha, tornou-se ainda mais importante saber como economizar o gás de cozinha e evitar o desperdício. Use os truques a seguir para economizar nas despesas mensais:

Dica 1:

Ao cozinhar, por que não dobrar a quantidade? Você pode congelar alimentos e descongelar mais rápido outro dia!

Dica 2:

Aproveite o forno aceso para assar diversos pratos ao mesmo tempo. Se estiver preparando um frango, asse legumes como acompanhamento. Ou, se for uma sobremesa, coloque ao mesmo tempo alguns pimentões, por exemplo, para acrescentar na salada do dia seguinte, ou batatas para o jantar. Evite abrir a porta do forno com frequência (use a luz para verificar se está pronto!) e diminua a chama quando chegar à temperatura ideal.

Dica 3:

Um cozimento ineficiente é sempre um desperdício. Use panelas de qualidade, de fundo pesado, com tampas justas, para preservar o calor. Podem custar mais, porém com o tempo o benefício compensa. Não tente ganhar tempo na cozinha usando uma boca grande do fogão para esquentar uma panela pequena. Além de ser uma ilusão, a estratégia desperdiça o gás. Se você deseja cozinhar mais rápido veja 11 dicas para cozinhar depressa e poupar tempo!

Dica 4:

As modernas panelas de pressão são simples e seguras. Podem ser usadas para cozinhar grãos secos, caldos, sopas e ensopados, em cerca de um terço do tempo do cozimento tradicional. Veja algumas sugestões para a hora do preparo de sopas, caldos e ensopados.

Dica 5:

Uma panela a vapor de dois a três compartimentos, colocada sobre a panela de água em fogo brando, é uma forma econômica para cozinhar diversos ingredientes ao mesmo tempo.

Dica 6:

Em termos de velocidade, economia e eficiência, o micro-ondas é imbatível. É ideal para aquecer pequenas quantidades de comida. Dê uma espiada em 5 usos do micro-ondas para incrementar a sua cozinha.

Dica 7:

Manter as panelas fechadas durante o cozimento ou aquecimento pode poupar tempo e consequentemente economizar gás.

Dica 8:

Caso suspeite de algum vazamento de gás, feche o registro e notifique imediatamente a empresa responsável pelo fornecimento! Além da economia, essa medida é fundamental para a segurança de sua casa.

 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!