Faça uma busca
|
Publicado em: 25 de junho de 2020

15 dicas para recomeçar e reconstruir sua vida após um momento difícil

A vida é feita de ciclos, e não se abalar quando um deles chega ao fim é fundamental para viver com leveza.

Imagem: julief514/iStock

Como dizia Luiz Gasparetto, “o fim só existe para quem não percebe o recomeço”. São os tropeços, as despedidas e os fins de ciclos que nos fazem aprender e, sobretudo, nos possibilitam viver novas experiências. Saber lidar com as decepções e ter resiliência é uma característica das pessoas com inteligência emocional bem desenvolvida.

Veja a seguir alguns passos para recomeçar e se reerguer:

  • jahmaica/iStock

    1. Desapegue e deixe o passado para trás

    Para seguir em frente é fundamental que você aceite que a situação que vivia antes do “baque” não existe mais. Mas não tenha pressa: se permita absorver o que aconteceu em seu tempo.


  • Alikaj2582/iStock

    2. Permita que as pessoas saiam de sua vida, caso seja a vontade delas

    Por vezes recebemos sinais que alguém deseja se afastar, mas, mesmo assim, insistimos em mantê-la por perto e acabamos nos machucando no processo. É importante aceitar as decisões dos outros, mesmo que para nós elas não sejam as melhores.


  • EllenaZ/iStock

    3. Livre-se do rancor

    Remoer mágoas passadas, além de doloroso, ocupa o espaço que poderia ser de novos e bons sentimentos. Além disso, nutrir raiva por alguém também pode afetar seriamente sua saúde. 


  • siramatt1988/iStock

    4. Não se culpe caso não consiga perdoar

    Apesar de ser um ato muito bonito, nem sempre estamos prontos para o perdão de quem nos fez mal. O mais importante é não deixar a mágoa tomar as rédeas da nossa vida e seguir em frente.


  • Nastia11/iStock

    5. Faça as pazes consigo mesmo

    Com todas as marcas do tempo, os defeitos e as qualidades que você tem, olhe-se no espelho e se aceite como é.

    Lembre-se que seu corpo não é um problema, e sim o instrumento para realizar seus sonhos.


  • zimmytws/iStock

    6. Aprenda com seus erros

    Use os erros do passado para aprender e não para se torturar. Use os erros cometidos para agora praticar a aceitação amorosa e manter a relação leve.


  • fizkes/iStock

    7. Reflita sobre porque você precisa recomeçar

    Pode ser uma escolha diante de alguma situação que chegou ao limite ou uma nova realidade imposta por algo fora do seu controle. Ter consciência de seus motivos é importante para atingir seus objetivos.


  • Chayantorn/iStock

    8. Colecione inspirações

    Tente passar menos tempo engajado em atividades que trazem sensação de fracasso ou outros sentimentos negativos. Aplicativos como o Pinterest são úteis para montar “pastas” on-line de assuntos que lhe interessam ou inspiram. Listas de frases inspiradoras também podem ajudar.


  • BartekSzewczyk/iStock

    9. Reserve um tempo para fazer algo de que você goste

    Coma um doce que lembre a sua infância ou saia para patinar… e se não conseguir mais se equilibrar sobre rodas, ria de si mesmo – o importante é lembrar que a vida faz sentido porque somos uma coleção de memórias.


  • chokja/iStock

    10. Faça doações

    Doe algo que não precisa para alguém que precise mais do que você. Procure tornar o desapego um hábito nessa nova fase.


  • Leks_Laputin/iStock

    11. Expresse seu amor pelos outros

    Tire um tempo e diga eu te amo para as pessoas próximas e tente marcar alguma atividade com amigos que não vê há algum tempo. A dura verdade é que não sabemos quando iremos partir, então procure sempre deixar claro o quanto suas pessoas queridas são importantes para você.


  • Yumi mini/iStock

    12. Viaje sozinho

    Ou, pelo menos, passe um dia só. Se não der para viajar, permita-se explorar sua cidade, ou quem sabe ir ao cinema, e dê esse tempo de presente para você mesmo. Confira aqui 21 dicas indispensáveis para viajar sozinho!


  • jirkaejc/iStock

    13. Sonhe e trace seus objetivos, mas não deixe que o futuro atrapalhe o seu presente 

    Nada de “vou me divertir na praia só depois que conseguir um corpo de modelo” ou similares, ok? Pode ser que esse futuro desejado chegue, mas as oportunidades de bons momentos desperdiçadas infelizmente não voltarão.


  • Ridofranz/iStock

    14. Repense em que você anda investindo seu tempo e energia

    Será que vale a pena se dedicar a atividades que, no fundo, você sabe que te deixarão pra baixo? O que realmente te faz feliz? Com quais pessoas você gosta de estar? Reflita sobre o que te move e se agarre nisso.


  • gpointstudio/iStock

    15. E, por fim, coloque as novidades em prática

    Sem botar a mão na massa, nossas vontades de mudança são apenas desejos. Pense em onde ou como você quer estar após o período ruim e mova-se para alcançar esse objetivo.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados