Como dizia Luiz Gasparetto, “o fim só existe para quem não percebe o recomeço”. São os tropeços, as despedidas e os fins de ciclos que nos fazem aprender e, sobretudo, nos possibilitam viver novas experiências. Saber lidar com as decepções e ter resiliência é uma característica das pessoas com inteligência emocional bem desenvolvida.

Veja a seguir alguns passos para recomeçar e se reerguer:

jahmaica/iStock

1. Desapegue e deixe o passado para trás

Para seguir em frente é fundamental que você aceite que a situação que vivia antes do “baque” não existe mais. Mas não tenha pressa: se permita absorver o que aconteceu em seu tempo.


Alikaj2582/iStock

2. Permita que as pessoas saiam de sua vida, caso seja a vontade delas

Por vezes recebemos sinais que alguém deseja se afastar, mas, mesmo assim, insistimos em mantê-la por perto e acabamos nos machucando no processo. É importante aceitar as decisões dos outros, mesmo que para nós elas não sejam as melhores.


EllenaZ/iStock

3. Livre-se do rancor

Remoer mágoas passadas, além de doloroso, ocupa o espaço que poderia ser de novos e bons sentimentos. Além disso, nutrir raiva por alguém também pode afetar seriamente sua saúde. 


siramatt1988/iStock

4. Não se culpe caso não consiga perdoar

Apesar de ser um ato muito bonito, nem sempre estamos prontos para o perdão de quem nos fez mal. O mais importante é não deixar a mágoa tomar as rédeas da nossa vida e seguir em frente.